Debate sobre “Memória” reúne pesquisadores e estudantes no CAHL

Publicado: Segunda, 22 Abril 2013 10:29

A segunda edição do “Um Dedinho de Prosa”, evento do projeto de extensão Humanidades e Convergências, foi realizada nesta quinta-feira (18) no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Na oportunidade, o tema “Memória” foi discutido a partir do texto historiador francês Jacques Le Goff.

O professor Maurício Brito, doutor em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), um dos participantes da mesa, fez sua explanação a partir da relação de memória e história oral. Nesse tipo de metodologia, problemas podem ser encontrados quando lidamos com a questão do esquecimento e da plasticidade da memória, porém, essa é a estratégia de pesquisa que dá voz aos excluídos. “Nós não temos acesso ao passado, temos acesso aos textos”, disse o docente sobre a documentação com base nos relatos.

Além da história, a discussão também teve espaço para a comunicação, na explanação da professora Hérica Lene, doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. À luz do texto de Le Goff, ela expôs a relação entre memória e Comunicação, quando, na prática jornalística, utiliza-se os relatos orais. Porém, ressalta o novo cenário que surge: a valorização tecnológica em detrimento da memória.

Estiveram presentes ainda a estudante de jornalismo e integrante do Grupo de Comunicação, Identidades e Memória (coordenado pela professora Hérica Lene), Jenypher Pereira; e os professores do curso de Comunicação Luiz Nova, Jussara Maia e Jorge Cardoso Filho; e discentes da universidade.

A próxima edição já tem tema e dia definido. No dia 8 de maio, o assunto a ser discutido é Arte. A dinâmica é que um professor escolha o texto e a discussão seja feita entre diferentes áreas de conhecimento. Os organizadores do evento são os professores Jorge Cardoso e Luiz Nova.

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL

Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia

Técnica-administrativa: Lelia Sampaio

Estudantes de jornalismo: Cíntia Pina, Fabiana Dias, Mariana Priscila Souza, Marizângela Sá, Nayá Lobo e Roquinaldo Freitas