II Seminário Temático de Comunicação marca dia de mobilização no curso de Jornalismo

Publicado: Quinta, 25 Abril 2013 16:12

A palestra de André Lemos, professor do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação, da UFBA, abriu a programação do II Seminário Temático de Comunicação, realizado pelos professores do curso de Comunicação Social/Jornalismo, na quarta-feira (24/4), no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). O encontro integrou a programação de mobilização do corpo docente, em torno de uma pauta de reivindicações para a melhoria de infraestrutura do curso. À tarde, estudantes de Jornalismo participaram das mesas de discussão sobre as atividades no campo de pesquisa e extensão desenvolvidas pelos professores do curso.

Em sua primeira visita à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, André Lemos falou sobre “Mobilização e Redes Sociais”. Um dos principais pesquisadores em Cibercultura no Brasil, o professor trouxe reflexões acerca da relação entre o pensamento de McLuhan e a Teoria Ator-Rede do filósofo e sociólogo, Bruno Latour. “Twitter, Facebook e YouTube não fazem revolução. Quem faz revolução são as pessoas”, enfatizou o palestrante, se referindo às mobilizações sociais que têm ocorrido com a utilização das redes, a exemplo dos protestos no Oriente Médio e norte da África, conhecidos como Primavera Árabe. Lemos destaca que as mobilizações sociais são frutos das associações feitas pelas pessoas e que é importante salientar os lugares onde essas relações acontecem.

Discentes apresentam projetos de pesquisa e extensão

Á tarde, os alunos de grupos de pesquisa e extensão apresentaram os projetos em desenvolvimento. Na primeira mesa, mediada pela professora Rachel Neuberger, alunas do sexto período falaram sobre suas experiências em projetos de extensão. Fabiana Dias, integrante do grupo ASCOM-CAHL, relatou a dinâmica das atividades exercidas na cobertura jornalística do Centro de Artes, Humanidades e Letras, bem como da sua experiência particular na assessoria de comunicação. “Nós sabemos da importância dessa prática; a ASCOM-CAHL nos incentiva. Aprendemos também a lidar com as dificuldades com a fonte, com a pauta que ‘cai’”, disse.

Representando o Expresso Recôncavo, Marina Morgana salientou a relevância da redação experimental na universidade que ainda não dispõe de uma TV Universitária. No projeto, os alunos, juntamente com a professora Márcia Rocha, pensam, produzem e executam todas as etapas. Mensalmente, o resultado é exibido em praça pública, afirmando o compromisso com a comunidade do Recôncavo.

Com mediação da professora Hérica Lene, na segunda mesa, o estudante Toni Caldas apresentou seu trabalho com as comunidades ribeirinhas de Maragogipe, através do grupo de pesquisa em Jornalismo Literário, coordenado pelo professor Carlos Ribeiro. Em seguida, Rafael Lopes, que integra o grupo de pesquisa
Comunicação, Identidades e Memória, coordenado pela professora Hérica Lene,  contou os desafio enfrentados para a realização do projeto de pesquisa que busca resgatar a Memória e História da Associação Baiana de Imprensa (ABI). A estudante Leiziane Mota, orientada pelo professor Luiz Nova, expôs os primeiros resultados da sua pesquisa sobre a Objetividade jornalística e a cobertura do jornal Feira Hoje da primeira visita do Papa João Paulo II.

Na última mesa, a discente Celina Pereira falou sobre sua pesquisa desenvolvida no grupo do Núcleo de Pesquisa em Experiência, comunicação e audioculturas, coordenado pelo professor Jorge Cardoso Filho. Tendo como objeto de estudo um dos discos da banda britânica Beatles, ela investiga percepções estéticas e práticas de escuta. Representando o grupo de pesquisa Corpo e Cultura, sob a coordenação da professora Renata Pitombo, a estudante Larissa Molina apresentou os resultados de seus estudos sobre a cobertura de moda, no jornalismo impresso baiano.

Karine Simões, integrante do grupo de pesquisa ARCCO, Arte, cultura e comunicação, apresentou à comunidade acadêmica os registrou das pesquisas sobre a cerâmica de Maragogipinho, distrito de Aratuípe, sob orientação da professora Juciara Nogueira. A intenção é atrair olhares para um artesanato rico ainda feito nos moldes tradicionais, porém não reconhecido. Atuando no grupo de pesquisa Cultura Científica, Gênero e Jornalismo, coordenado pela professora Maria de Fátima Ferreira, a estudante Lorena Bernardes apresentou a sua pesquisa sobre Gênero e Saúde reprodutiva, no suplemento Ciência e Vida do jornal A Tarde.

A segunda edição do Seminário Temático de Comunicação trouxe um formato diferente, com as apresentações foram feitas pelos discentes. O evento é a continuidade das proposições feitas no ano passado, quando os professores apresentaram as propostas de cada grupo de estudos, extensão ou pesquisa, divulgando as linhas de pesquisa e convidando os estudantes de comunicação. A organização do evento é dos professores Rachel Neuberger, Hérica Lene, Renata Pitombo e Jorge Cardoso Filho.

André Lemos (Foto Roquinaldo Freitas)

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL

Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia

Técnica-administrativa: Lelia Sampaio