Relembre os principais momentos vividos no CAHL em abril

Publicado: Terça, 07 Maio 2013 10:59

Durante o mês de abril, o Centro de Artes Humanidades e Letra (CAHL) foi palco de grandes eventos culturais e temáticos, que reuniram alunos, professores, comunidade acadêmica e comunidade local.

Dentro das ações realizadas estava “Tardes Autorais”, um projeto dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O evento foi marcado pelo diálogo entre autores da UFRB, que discutiam sobre temas referentes a suas obras.

Outro acontecimento que contou com o apoio da UFRB e foi sediado no CAHL foi o I Festival de Vídeo-instalações. A oficina foi ministrada pelos alunos do curso de Artes Visuais. Os monumentos das cidades de Cachoeira e São Félix foram palcos das experimentações.

E não para por ai, o auditório do CAHL também foi palco para exibição de grandes filmes como “Denise esta chamando”, dirigido por Hal Salwen. O filme trouxe uma crítica ao uso maciço das tecnologias da informática e comunicação. A exibição fez parte da programação da segunda exibição do Cine Teorias, projeto coordenado pela professora Renata Pitombo.

Outra grande programação foi o debate sobre “Memórias”, que reuniu alunos e pesquisadores do CAHL, na segunda edição do “Um dedinho de prosa”, evento do projeto de extensão Humanidades e convergências. O evento fez uma explanação oral sobre a história e uma exposição sobre a relação com a memória da Comunicação. A programação contou com a presença do historiador Frances Jacques Le Goff.

Mobilização e Redes Sociais foi o tema da palestra de abertura do segundo Seminário Temático de Comunicação, que teve como palestrante o professor André Lemos da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O debate marcou o dia de mobilização do curso do curso de Comunicação por melhorias de infra-estrutura.

E para encerrar a programação do mês, “As piriguetes chegaram” foi um debate sobre a mulher e sua relação com os gêneros musicais pagode, funk e hip hop. A atividade foi organizada pelo grupo de Estudos Raça e Subalternidade, junto com a Mostra Mulher.

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL

Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia

Técnica-administrativa: Lelia Sampaio

Estudantes de jornalismo: Cíntia Pina, Fabiana Dias, Mariana Priscila Souza, Marizângela Sá, Nayá Lôbo, Lais Sousa e Roquinaldo Freitas