CONGRESSO ESTUDANTIL DEVE REUNIR 3 MIL NA UFRB

Publicado: Quinta, 09 Maio 2013 09:15
Estudantes da UFRB vão se reunir em um congresso estudantil durante seis dias do mês de agosto, em Cruz das Almas. Objetivo é participar de oficinas, plenárias, espaços de auto-organização e gestão de assuntos importantes de seus cursos.
Segundo a estudante do curso de Jornalismo Jéssica Nere, a equipe do Movimento Estudantil tem se reunido em rodízio de centros para organizar o evento e precisa que os cursos tenham representantes de Centro Acadêmico, delegados com direito de voto, para acompanhar na organização geral junto a professores e reitoria da UFRB.
Os estudantes de Jornalismo se reuniram em Assembleia, na última terça-feira, para tratar desse assunto. Está nos planos do grupo fornecer inscrição, local de alojamento e alimentação de forma gratuita; monitoria com certificado e cerca de 60 horas para alunos participantes da comissão de organização. Mais informações das reuniões do Movimento Estudantil no site: www.ufrb.edu.br/ME.

Eleição CA de Jornalismo
Durante a assembleia, ficou definida uma comissão eleitoral para o processo de Eleição do Centro Acadêmico (CA) de Jornalismo e representante discente do Colegiado. Danilo Valverde, Marlon Campos, Adriele Strada, Valério Amós, todos do 2º semestre, além de Jéssica Nere, do 4ª semestre, foram os alunos presentes na reunião que se disponibilizaram a compor a comissão eleitoral responsável para eleger o representante do CA do curso de Jornalismo.
Uma nova reunião foi marcada para a próxima segunda-feira, dia 13, às 13h30, a fim de propor datas para eleição do representante do colegiado e edital para o processo Eleitoral do CA de Jornalismo, inscrição de chapas e eleição.
Segundo o art. 12 do III capítulo do Estatuto do CA de Jornalismo, instituído em 24 de janeiro de 2007, a Assembleia Geral deve realizar-se por iniciativa de no mínimo 50% + um da Coordenadoria, e por requerimento de associados com número obedecendo a seguinte equação: 1 + 3x, sendo x o número de turmas existentes no curso de Comunicação da UFRB. No entanto, apesar da divulgação por meio de cartazes espalhados pelo CAHL, redes sociais e boca-a-boca, a reunião realizada na última terça-feira (7), na área verde do CAHL, só teve a presença de nove alunos de jornalismo.
Jéssica Nere, veterana de reuniões do gênero, reconhece o desinteresse dos alunos nas questões e pede que os estudantes compareçam mais. “É importante se interessar por esses assuntos capazes de melhorar a situação vivida pelos alunos enquanto universitários. A gente precisa de pessoas para confecção de projetos, por exemplo, para que as coisas saiam à nossa maneira e não sejam impostas, ou pior, o dinheiro que temos disponível seja devolvido ao governo por falta de incentivo, envolvimento”, ressaltou.

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL
Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia
Técnica-administrativa: Lelia Sampaio
Estudantes de jornalismo: Fabiana Dias, Mariana Priscila Souza, Marizângela Sá, Nayá Lobo, Laís Sousa, Roquinaldo Freitas