Evento de Gestão Pública debate falta de transporte para cursos noturnos do CAHL

Publicado: Quinta, 09 Maio 2013 09:32

A falta de opções de transporte para os alunos do turno noturno do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), bem como o alto custo de contratação de serviços particulares foram os principais pontos apresentados pelos estudantes na abertura do III Encontro de Gestão Pública da UFRB, com o tema “(I)mobilidade: um caos noturno”. O evento foi realizado de segunda-feira (06) a quarta-feira (08), no auditório da Fundação Hansen, em Cachoeira.

A solenidade de abertura foi marcada pela apresentação de temas relacionados ao assunto do transporte que foram estudados pelos alunos de Gestão Pública e seguida de um debate com autoridades dos municípios de Cachoeira, São Félix, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro, Muritiba, Governador Mangabeira e Maragojipe, além de representantes da AGERBA e da UFRB. Foram discutidas propostas na tentativa de buscar alternativas de transportes.

Os alunos realizaram uma pesquisa por meio de questionário acerca da moradia, transportes e preços pagos com 90 estudantes, de um universo de 300, em média, do turno noturno. O resultado encontrado foi de que a maioria dos alunos mudou-se para Cachoeira devido a essa dificuldade de mobilidade, e os que buscaram um transporte alternativo sofrem com o alto custo, desconforto, longo tempo de viagem e falta de opções.

Segundo o estudante de Gestão e um dos organizadores do evento, Josenildo Júnior, a escolha do tema ocorreu pela vontade dos próprios alunos de encontrarem uma alternativa para o transporte. “Gestão Pública é um curso noturno e nós sabemos que a situação do CAHL noturno é diferente nesse aspecto do diurno”, disse. O aluno aponta que ainda não existe condição para quem depende de ir e vir de suas cidades para Cachoeira. “A maioria dos transportes encerra às 19 horas. O último carro da empresa Santana para Feira de Santana, por exemplo, é às 19 horas. Muitos recorrem aos serviços privados, que variam de preço. Nem sempre o estudante tem condição pra pagar”, afirmou.

Para Tiago Oliveira, também estudante do curso, é de extrema importância um evento para discutir a questão da imobilidade entre as cidades do Recôncavo, dada a dificuldade de se conseguir um acordo entre cooperativas de transporte, linhas de ônibus e município. “Podemos ver que existem meios para conseguir transporte custeado pela prefeitura, mas é necessária essa mobilização por parte dos estudantes”, disse.

O evento, que é realizado anualmente, foi pensado em sua primeira edição como uma possibilidade de apresentar o curso de Gestão Pública para a comunidade acadêmica em geral e também para criar interação com os novos estudantes do próprio curso. Essa edição também abordou políticas sociais no Recônvexo, no dia 7 de maio, e políticas de educação para a juventude, no dia 8.

Participantes do evento que discutiu a falta de transportes noturnos no CAHL (Foto: Mariana Souza)

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL

Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia

Técnica-administrativa: Lelia Sampaio