Estudantes da UFRB visitam Associação Bahiana de Imprensa

Publicado: Sexta, 10 Maio 2013 13:59

Os desafios do jornalismo enquanto profissão foram tema de um debate na tarde da última quinta-feira (09), no “Jornalismo em pauta”, realizado na sede da Associação Baiana de Imprensa (ABI), no centro histórico de Salvador. Estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) participaram do evento, organizado pelo coordenador do curso, José Péricles Diniz.

A mesa-redonda foi composta pelos jornalistas Ernesto Marques, vice-presidente da ABI, Marjorie Moura, presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), e Alberto Freitas, coordenador de redação da Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia (Secom).

Estiveram presentes também as professores de Jornalismo da UFRB Juciara Nogueira e Hérica Lene, além de alunos e ex-alunos do curso. O evento foi iniciado com o lançamento do Reverso, jornal laboratorial produzido pelos próprios estudantes da UFRB.

Mercado

Os jornalistas falaram das dificuldades dos profissionais no dia-a-dia da profissão, do cenário atual do mercado de trabalho (redução de vagas nas redações dos jornais impressos, mas aumento em assessorias de comunicação privadas e públicas) e alertaram sobre a luta pela obrigatoriedade do diploma, que, segundo Alberto Freitas, é uma garantia de sobrevivência da categoria. Ainda explanaram sobre a necessidade da união dos jornalistas para a construção de uma organização sólida da profissão.

“Esse tipo de encontro é fundamental para se conhecer como profissional dentro de um mercado em que eles ainda não adentraram, para se conhecer como sujeito ativo da sua profissão”, avaliou a presidente do Sinjorba, Marjorie Moura, sobre a importância de eventos que buscam aproximar estudantes de jornalismo dos profissionais atuantes no mercado.

O evento ainda contou com a presença das jornalistas Regina Ferreira, vice-presidente do Sinjorba, e Cecília Soto, assessora de comunicação do Sindicato dos Petroquímicos da Bahia, que também deram suas contribuições durante o debate sobre as experiências na profissão.

As atividades foram encerradas com o lançamento do livro O Jornalismo na escola, estratégias de uso para a formação de novo leitores e a construção da cidadania, do professor e jornalista Péricles Diniz.

Texto da estudante de Jornalismo Ilze Melo

Fotografia: Ernesto Marques

Assessoria de Comunicação do CAHL (ASCOM-CAHL)

Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia