Repositório Institucional da UFRB é instituído pelo Reitor

Publicado: Quarta, 15 Maio 2013 08:15
Em Portaria nº 002 de 03 de janeiro de 2013, o Reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, instituiu a implantação do Repositório Institucional da UFRB (RI-UFRB), visando:

I – Reunir num único local virtual a produção científica, artística, e cultural, da Universidade;
II – ampliar a visibilidade da Instituição e dos seus pesquisadores, bem como o impacto da investigação no cenário nacional e internacional;
III – Preservar a memória intelectual da Universidade;
IV – Promover o acesso livre às informações produzidas no âmbito da Universidade e voltadas, prioritariamente, às atividades de ensino, pesquisa e extensão;
V – Maximizar a visibilidade, uso e impacto da produção intelectual desenvolvida na Universidade.

O RI – UFRB é um conjunto de serviços oferecidos Sistema de Bibliotecas e o Núcleo de Tecnologia da Informação para a gestão e disseminação da produção científica e acadêmica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Todos os seus conteúdos estão disponíveis publicamente, e por estarem amplamente acessíveis proporcionam maior visibilidade e impacto da produção científica da instituição. O Repositório foi implantado através do software DSpace desenvolvido, pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) em parceria com a Hewlett-Packard Labs (HP), para armazenamento, preservação e disseminação de materiais em formato digital.