Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Programas e Projetos

COMUNICAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS 

 

Programas

 

Projetos 

Laboratório de Experimentação Estética para Espetáculos e Performances Digitais - LAB.ex - Integração artística entre UFRB e UFBA (vigência: dezembro de 2022)

Encontros mensais para fomentar a articulação de aprendizagens sobre a aplicação de tecnologias nas artes cênicas entre discentes da Universidade Federal do Recôncavo e Universidade Federal da Bahia. Nesses encontros, as experimentações estéticas será um tipo de metodologia que possibilitará desenvolver obras artísticas e produzir apresentações públicas sobre esses estudos teórico-práticos. LAB.ex (Laboratório de Experimentação Estética) é um espaço de formação para os estudantes de artes, que elaborarão estratégias estéticas para obras artísticas, desenvolvendo materiais cênicos, além de produzir e se incluir em eventos artísticos que priorizem obras cênicas digitais e/ou de criações universitárias.

Coord. Mariana Terra Moreira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Campanhas Especiais de Comunicação Institucional do Cecult-UFRB (vigência: junho de 2023)

O plano especial de comunicação do Cecult/UFRB abrange um conjunto de ações de comunicação institucional para prover a comunidade do Cecult-UFRB com informações úteis para a vida comunitária (especialmente no âmbito da vida estudantil/acadêmica), assim como para o fortalecimento dos vínculos do Cecult com a comunidade de Santo Amaro e do Recôncavo. São desenvolvidas ações em duas frentes: 1) Comunicação interna, abrangendo Projetos e ações com informações institucionais sobre eventos, comunicações da UFRB, Projetos de pesquisa e extensão, Editais e outras informações importantes para a vida universitária; e 2) Comunicação externa, abrangendo a divulgação de eventos, cursos de extensão, ações de forma geral voltadas para a relação do Cecult com o território do Recôncavo da Bahia, incluindo prospectivos estudantes da UFRB.

Coord. Viviane Ramos de Freitas (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Gargalheira (Vigência: 21/04/2021 a 31/12/2021)

O Podcast Gargalheira, programa de entrevistas com artistas negres sobre arte afro-diaspórica, é uma realização de Kleber Amâncio (UFRB) e Matheus Gato (UNICAMP), com apoio de CECULT-UFRB, PPGS-UNICAMP, IFCH-UNICAMP, Bitita - Núcleo de Estudos Carolina de Jesus, Grupo de pesquisa História e Cultura Afro-Atlântica e AFRO – Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial - CEBRAP.

Coord. Kleber Antonio de Oliveira Amancio (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

POLÍTICA E GESTÃO

 

Programas

 

Motriz - Laboratório de Políticas, Gestão e Estudos da Cultura (vigência: contínuo)

O Laboratório pretende ser um espaço de realizações de ações e projetos na área de política e gestão cultural. Amparado no tripé ensino/pesquisa/extensão, o laboratório busca aliar teoria e prática no desenvolvimento de ações de formação de agentes culturais, na realização de eventos e culturais, na elaboração de pesquisa sobre temas correlatos às politicas e gestão cultural, bem como prestar serviços de assessoria técnica ao desenvolvimento de projetos de agentes culturais do Recôncavo Baiano. Todas as atividades serão desenvolvidas com a participação de discentes que terão a oportunidade de vivenciar na prática os conteúdos trabalhados em aula, preparando-os assim para o mundo do trabalho.

Coord. Luciano Simões (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Projetos 

 

Diálogos sobre Gestão Cultural (vigência: 02/03/2022 a 31/12/2022)

O "Diálogos sobre Gestão Cultural" é um projeto de extensão interinstitucional, coordenado pelas professoras Giuliana Kauark (UFRB) e Gisele Nussbaumer (UFBA) e realizado em parceria com o Coletivo Gestão Cultural que tem como integrantes discentes do programa de pós-graduação em Cultura e Sociedade (UFBA), bem como dos cursos de graduação do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT/ UFRB) e da Faculdade de Comunicação (Facom/ UFBA). O objetivo do projeto é de discutir a gestão cultural enquanto área de conhecimento e de atuação, em uma perspectiva crítica e multidisciplinar, alinhada com questões da realidade político-cultural baiana e brasileira. Por meio da realização de encontros virtuais, transmitidos pelo canal do youtube do coletivo, o projeto permite o contato entre estudantes, pesquisadores e gestores culturais com relevante atuação no campo e contribui para maior interação entre a comunidade acadêmica, agentes culturais e a sociedade de modo geral.

Coord. Giuliana Kauark (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, INTERCULTURALIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE

 

Programas

 

Programa de Extensão Digital para Qualificação Discente (vigência: 01/03/2021 a 29/02/2024)

O Programa de Extensão Digital para Qualificação Discente consiste na oferta de ampla gama de cursos, seminários, webinários, palestras e oficinas realizadas no formato híbrido, isto é, presencial, semipresencial e a distância. Destina-se aos corpo discente da UFRB e demais estudantes do entorno da universidade, contribuindo para sua permanência no ensino superior.

Coord. Eniel do Espírito Santo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Programa Interdisciplinar Cultura e Negritude (vigência: dezembro de 2022)

CULTURA E NEGRITUDE integra uma agenda institucional de pregnância das políticas afirmativas na UFRB, e para o recôncavo. Está ancorada na Portaria n.181/2006 que cria o Fórum Pró-igualdade racial e Inclusão Social no Recôncavo – O Fórum 20 de novembro, que organiza uma pauta de atuação da universidade , em ações conjuntas com as comunidades e governos locais, para problematizar, refletir e produzir ações afirmativas que impliquem em reconhecimento e valorização da história da cultura africana e afrobrasileira, dos saberes e experiência das comunidade negras, e populares do Recôncavo. (NASCIMENTO & ALVES, 2016)

Coord. Rita de Cássia Dias Pereira Alves (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Massapê - Programa de Educação Patrimonial (vigência: 20/03/2022 a 20/03/2025)

Massapé – Projeto de Educação Patrimonial –, desde de 2015, tem atuado como um Programa de Extensão, ligado ao Grupo de Pesquisa Mesclas – Memória, Espaço e Culturas, certificado pelo CNPq. O Massapê se dedica à tarefa de refletir, promover e criar meios de reconhecimento, a partir de atividades de formação e de pesquisa para o patrimônio material e imaterial, prioritariamente sobre a região do Recôncavo da Bahia.

Coord. Thaís Fernanda Salves de Brito (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Projetos

 

Ágora Cecultiana (Vigência: dezembro de 2023)

O presente Projeto acolherá eventos de natureza acadêmica em todas as áreas pertinentes ao conhecimento com afinidade com o CECULT. Pretende-se que o “Projeto Ágora Cecultiana” terá continuidade com atividades sempre pensadas na perspectiva de contemplar os temas e assuntos propostos em sua concepção. A cada mês a Comissão Organizadora, bem como quaisquer professores e estudantes que queiram se integrar ao Projeto, vai elaborar atividades dentro da concepção de manter em permanente discussão no CECULT temas contemporâneos. Planeja-se a transcrição e posterior publicação das exposições orais realizadas durante o evento.

Coord. Augusto de Sá Oliveira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia (Vigência: maio de 2022)

O Projeto Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia é uma ação de extensão que visa a elaboração de material de registro e memória destas expressões culturais da Bahia, a partir da parceria com a Chegança Fragata Brasileira da Cidade de Saubara-Bahia. Vincula-se ao Programa Cultura e Negritude do CECULT/NEAB- Recôncavo-UFRB/PET Acesso, Permanência e Pós- permanência na UFRB.

Coord. Rita de Cássia Dias Pereira Alves (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Roda de saberes e formação (vigência: dezembro 2022)

O projeto Rodas de Saberes e Formação (RSF) busca estabelecer a conexão de saberes acadêmicos e escolares, ampliando o contato entre os estudantes negros/as, através das abordagens sobre histórias de vida e formação. Objetiva potencializar o protagonismo e a mutualidade dos estudantes como agentes promotores do acesso ao ensino superior e da prática cidadã, sobre diversidade, questões étnicorraciais, culturais e os diversos saberes do/no Recôncavo.

Coord. Rita de Cássia Dias Pereira Alves (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Projeto Criamundos (vigência: 15/02/2021 a 20/01/2023)

CRIAMUNDOS é um projeto de extensão que tem por objetivo promover ações que venham contribuir tanto para a saúde e o bem-estar de nossa comunidade estudantil quanto de outras comunidades do Recôncavo. Partindo do pressuposto de que a principal atividade da psique é imaginar, propomo-nos a trabalhar com essa matéria-prima da psique, criando, com o apoio de uma equipe formada por profissionais do campo da saúde (sobretudo da saúde mental) e profissionais do campo das artes, espaços de produção de saúde como grupos terapêuticos, palestras temáticas, rodas de conversa, plantões psicológicos para escutas emergenciais, atendimento psicoterapêutico a mulheres de comunidades do entorno e a estudantes de diferentes centros da UFRB, e oficinas de apreciação estética, lúdico-criativas etc. Na esteira de teóricos da psicologia analítica como James Hilman, consideramos que a consciência se apoia num substrato imaginativo e autossustentado – um lugar interno, que está ali, em ação, mesmo quando toda nosso ego e nossa consciência entram em colapso, ou seja, mesmo quando estamos em processos de adoecimento ou adoecemos. O projeto parte desse pressuposto e propõe-se a trabalhar com essa psique imaginativa, apostando em sua capacidade restaurativa.

Coord. Ana Maria de Oliveira Urpia (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Iniciação à Pesquisa na Graduação (vigência: março de 2022)

Introduzir conceitos básicos de pesquisa acadêmica e escrita de projetos de pesquisa. Trabalhar as fases gerais do projeto de pesquisa, resumo, introdução, métodos, considerações e referências. Orientação sobre buscas de artigos científicos e materiais para pesquisa. Explorar a plataforma lattes, o preenchimento de currículos. Acessar base de dados. Estudar metodologias para projetos de pesquisa.

Coord. Jamile Guerra Fonseca (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Viver as poéticas do Recôncavo: diálogos sensíveis interdisciplinares (vigência: 22/02/2021 a 20/02/2023)

O presente projeto de extensão se constituirá em torno de vivências (artístico-culturais) envolvendo estudantes do CECULT e comunidade local, no contexto social, cultural, político e histórico, do Recôncavo. As ações deste projeto, direcionadas à vivência, quer sejam de acontecimentos artísticos, religiosos, cívicos, festivos ou de lugares, quer sejam de oficinas, passeios, cursos, encontros, visitas e outras, serão mediadas por diálogos sensíveis. Nesse contexto dialogante-fenomenológico as atividades de extensão pretendem instaurar vivências integradas à realidade local, regional e ao mesmo tempo conectadas à realidade global, agenciadas como diálogos sensíveis entre cultura, construção e difusão de conhecimento interdisciplinar.

 Coord. Raimundo Nonato Ribeiro da Silva (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Cidades e Festas: Reverberações Interdisciplinares (vigência: até janeiro de 2022)

Festa e Cidades: Reverberações Interdisciplinares é o projeto de extensão proposto pelos grupos de pesquisa “Tempo Ritual e Espaço Festivo” e “Culturas, Estéticas e Linguagens”, cujo objetivo é estender os resultados do projeto Cidades e Festas: As ambivalências do Recôncavo da Bahia, registrado na PPGCI com o nº 2205, iniciado em fevereiro de 2019, com financiamento do CNPq. A proposta é constituir um espaço de interlocução com pessoas e instituições das comunidades (cidades e territórios) abrangidas pela pesquisa. O projeto é constituído por vários eventos de curta duração, oferecidos tanto a docentes, técnicos e discentes da UFRB e de outras IES, como a participantes das comunidades não acadêmicas.

Coord. Sérgio Ricardo Oliveira martins (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Reflexões para além da casca (vigência: 02/08/2021 a 02/08/2023)

Este projeto está voltado ao exercício reflexivo como condição humana para viver os desafios do século XXI, os quais estão amplamente sistematizados e apontados, seja pelos documentos produzidos pela ONU, seja por intelectuais que - inclusive dispostos/as a darem um passo adiante - já caminham na direção de extraírem ensinamentos a partir do período turbulento que estamos a viver, como é o caso do israelense Yuval Noah Harari (2018), ao escrever "21 lições para o século 21". O que o presente projeto está a chamar de exercício reflexivo se centra na conexão com materiais produzidos em diferentes trechos da trajetória do conhecimento, e que por se estabelecerem sociologicamente a partir de uma perspectiva investigativa, crítica e, por vezes, propositiva, dão conta de oferecer subsídios para a composição de uma grade subjetiva de interpretação da realidade ou das realidades. Neste sentido, as ações que integram o projeto "Exercícios reflexivos para além da casca" se relacionam com temáticas alusivas ao olhar, à dimensão da velocidade, às exigências e pressões sociais de uma sociedade mediada abusivamente pela força da imagem, a questão das fronteiras num mundo globalizado sob a égide do capital e aos valores referentes ao humanismo.

Coord. Sarah Roberta de Oliveira Carneiro (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Revista Trilhos (vigência: 01/06/2022 a 30/06/2023)

A Revista Trilhos é um periódico interdisciplinar semestral editado pelo Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) que tem como missão publicar trabalhos acadêmicos e não-acadêmicos que apresentem outras possibilidades de fluxos na cultura, na arte e na ciência. Buscamos contribuições significativas e críticas sobre o pensamento social, cultural, artístico, científico e tecnológico, bem como seus relatos de experiências sobre processos criativos e metodológicos. A Revista Trilhos publica artigos, ensaios, resenhas, entrevistas, traduções, experiências em artes e literaturas digitais, ensaios fotográficos, relatos de campo e de processos artísticos inéditos e originais.

Coord. Thaís Fernanda Sales de Brito (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

MÚSICA E CULTURA

 

Programas

 

Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual (LEAA-Recôncavo) (vigência: permanente)

O Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual é um espaço de pesquisa, ensino e extensão voltados à cultura e a música do Recôncavo baiano. A partir de uma pedagogia inspirada na educação popular, comunitária e humanitária, o LEAA tem como objetivo formar pesquisadores locais que trabalhem com documentação audiovisual, etnografia e organização de acervos. O LEAA recebeu dois prêmios da UNESCO por sua metodologia de trabalho e projetos. Criado como Laboratório comunitário através de uma parceria entre a Associação de Pesquisa e Cultura Popular e Música Tradicional do Recôncavo e Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana de Freitas, atualmente o LEAA está ligado ao Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT/UFRB). O Laboratório conta também com a participação de pesquisadoras(es) da UFRB e de outras instituições nacionais e estrangeiras, assim como estudantes de graduação, pós graduação e técnicos.

Coord. Francisca Helena Marques (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Coletivo Novos Cachoeiranos (vigência: fevereiro de 2024)

O projeto envolve uma parte teórica, com aulas sobre aspectos interdisciplinares dentro da área música, como arranjo, composição, harmonia, análise musical, e uma parte prática, com ensaios de arranjos coletivos onde a base é a música do recôncavo, dialogando com outras perspectivas musicais contemporâneas.

Coord. Sólon de Albuquerque Mendes (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Projetos

 

Projeto Afrikekerê (vigência: junho de 2022)

Afrikekerê: Projeto de extensão universitária da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Cecult - UFRB) que trabalha com as relações culturais entre a população afro-brasileira do Recôncavo e algumas de suas matrizes africanas, notadamente os Yorùbás e os Fons do atual Benim. O Projeto abriga uma série de atividades, entre cursos extensivos, intensivos, e atividades complementares. A iniciativa visa suprir uma lacuna de conhecimentos ofertados à comunidade sobre as origens africanas da população do Recôncavo, bem como a disposição atualizada de informações sobre a mesma região de origem, configurando um trabalho de cultivo à memória e ao reconhecimento de identidades culturais.

Coord. Fábio Leão Figueiredo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Teclas e Sons do Recôncavo (vigência: dezembro de 2021)

O projeto Sons e Teclas do Recôncavo busca atrair docentes, discentes, funcionários bem como a comunidade em geral interessados em aprender a tocar teclado e/ou piano. A projeto consta de módulos de aulas teóricas e práticas, preparação de repertório e, ocasionalmente, apresentações dos alunos. Existe também o interesse e a possibilidade de interação com outros projetos de pesquisa do nosso centro.

Coord. Carlo Ribeiro Celuque (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Série Entrenotas (vigência: 07/03/2022 a 06/03/2023)

O projeto Entrenotas objetiva promover conferências de pesquisadores brasileiros e estrangeiros acerca de temáticas que proponham diálogos e abordagens possíveis acerca das interseções entre música e cultura.

Coord. Rodrigo Heringer Costa (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

RádioCoisa: plataforma de música e cultura (vigência: fevereiro de 2023)

O projeto de extensão RádioCoisa envolve a manutenção de uma plataforma de música e cultura no Youtube, a partir do canal RádioCoisa (youtube.com/radiocoisa), que abriga entrevistas e depoimentos de músicos, de artistas, de produtores, de diretores musicais, de acadêmicos etc. Também será espaço gratuito de divulgação de músicas, artistas e resultados de pesquisas.

Coord. Armando Alexandre Costa de Castro (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Clube da Canção - atividades remotas, segunda edição (vigência: 20/09/2021 a 13/12/2022)

Continuação de um projeto de interpretação de canções. Por interpretação entenda-se tanto o ato de analisar, comentar quanto o de executar artisticamente. A canção popular é uma forma de criação e prática artísticas muito diversificada e interdisciplinar, portanto possível de ser perscrutada de várias maneiras. É também intenção do projeto expandir a percepção, o entendimento e a apreciação da canção, apontando para suas relações com sociedade, história, memória e interfaces com outras linguagens artísticas. Através da realização de atividades remotas, pretendemos trazer essas discussões e fruições para um público amplo de pessoas interessadas em geral, promovendo intercâmbio com pessoas e grupos que estejam fazendo atividades semelhantes. Também atende às demandas de integração com as comunidades em torno aos locais onde agora temos polos de ensino de música e artes.

Coord. Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Choro no Nordeste: ações vinculadas ao processo de registro do Choro como patrimônio cultural do Brasil (vigência: 01/03/2021 a 31/12/2022)

O projeto de Instrução técnica do processo de registro do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil é objeto do Convênio no 889692/2019, celebrado entre a Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro - Acamufec e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional –IPHAN De acordo com o Plano de Trabalho que acompanha o Termo de Colaboração firmado entre a Acamufec e o IPHAN, as seguintes metas foram acordadas: a) Planejamento e definição de uma agenda de trabalho para definição de estratégias de mobilização dos detentores e de desenvolvimento da pesquisa documental e da pesquisa de campo; identificação e montagem de equipes locais; articulação com colaboradores externos; preparação do campo em cada região. b) Mobilização social das comunidades detentoras do Choro por meio virtual, a partir da realização de encontros regionais, seminários temáticos, coleta de depoimentos com músicos de referência, reunindo chorões das cinco regiões do país, equipe de pesquisa, representantes do IPHAN e instituições locais. c) Realização de pesquisa de campo e pesquisa documental por meio virtual. Em cada local, a pesquisa de campo será precedida por encontros/rodas de conversa virtuais visando a mobilização social da comunidade detentora e o levantamento de dados que vai embasar a elaboração do dossiê. d) Elaboração da Documentação para instrução técnica para o registro do bem. As ações do presente projeto restringem-se à região Nordeste do Brasil, dentro das diretrizes acima expostas.

Coord. Rodrigo Heringer Costa (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Laboratório de Game, Som e Cultura (vigência: 05/04/2021 a 03/04/2023)

Este projeto está associado à pesquisa de Doutorado atualmente realizada pelo docente coordenador. Pretende-se realizar experimentações sonoras em relação no desenvolvimento de de videogames, levando em consideração aspectos culturais que mediam a produção e fruição sonora de um videogame. Este projeto tem caráter teórico prático e visa produzir som para games com uma perspectiva decolonial. Considerando os diversos padrões e convenções estabelecidos na produção de uma obra audiovisual, verifica-se que o mesmo ocorre com os videogames. estes padrões, no entanto, não são inocentes, são frutos de um contexto cultural específico e carregam discursos e intencionalidades, mesmo que de maneiras indiretas. A associação de determinados gêneros musicais a determinados gêneros de jogos deve ser vista com um olhar crítico, permitindo uma disputa do sensível em torno do campo do som nos games.

Coord. Vicente Reis de Souza Farias (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Podcast Lab (vigência: 22/11/2021 a 21/11/2022)

O projeto de extensão Podcast Lab nasce a partir da demanda de setores da universidade que necessitavam criar um canal de comunicação com a comunidade interna e externa. A partir do conteúdo criado pelos diferentes setores, os membros do projeto recebem os conteúdos – roteiros e áudios –, depois editam, mixam e finalizam o produto para serem aprovados pelos respectivos setores. Após aprovados, os podcasts são veiculados em diferentes plataformas de streaming como Spotify e Deezer. Um podcast pode ser visto como um material entregue na forma de áudio, geralmente em episódios periódicos, de modo que o ouvinte o consome quando quiser, portanto, não é um programa ao vivo, por meio de plataformas de streaming. Neste projeto, propomos a criação de um conjunto de podcasts de setores da UFRB.

Coord. Macello Santos de Medeiros (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Projeto RASTA (Rádio, arte sonora e tecnologias de áudio) – Fase 1: ritmos do Recôncavo (vigência: 11/04/2022 a 12/12/2022)

RASTA (rádio, arte sonora e tecnologias de áudio) é um projeto de extensão em fluxo contínuo, focado no desenvolvimento de atividades que envolvam o meio sonoro em diversas formas: música, rádio, arte sonora, sonificação de dados, field recording e outras expressões possíveis. O projeto se divide em fases, sendo a proposta aqui apresentada chamada de Fase 1 após uma razoavelmente longa de pesquisa prévia desenvolvida a partir de atividades de extensão e ensino, como no componente produção radiofônica ofertado no CECULT diversas vezes como optativa. Nessa Fase 1: Ritmos do Recôncavo, o projeto consistirá de oficinas práticas e de atividades de campo, associadas ao Projeto de Pesquisa Ritmos Humanos e Mundanos, do mesmo coordenador. Todas as atividades serão dedicadas a gerar material para duas iniciativas: 1 - Rádio Na Rede – webrádio com conteúdos gerados exclusivamente pela UFRB e/ou no Recôncavo. 2 - Mapas Rítmicos do Recôncavo: coleção de mapas dinâmicos interativos (incluindo áudio e imagens) a partir de ritmanálises1 das cidades do Recôncavo, com foco inicial na cidade de Santo Amaro.

Coord. Pedro Amorim de Oliveira Filho (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Música para a sala de aula (vigência: 20/04/2022 a 15/12/2022)

O projeto visa fornecer recursos pedagógicos alternativos para o auxílio de professores que atuarão na rede pública de ensino. As atividades buscam permitir aos educadores aliarem a música à educação ambiental, por meio do reaproveitamento de materiais não convencionais para a prática musical, como latas, madeira, talheres, tubos de pvc, pedaços de cerâmica, dentre outros. Em cada atividade são abordadas as devidas relações com os métodos ativos, bem como algumas metodologias contemporâneas no ensino de música.

Coord. Anderson Fabricio Andrade Brasil (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

CÓDIGOS, LÍNGUAS, LITERATURA E DISCURSO

 

Programas

 

Programa de Extensão em Língua Inglesa (CECULT/UFRB) (vigência: dezembro de 2030)

Trata-se de um Programa de Extensão em língua inglesa, desenvolvido nos centros da UFRB, com oferta de cursos, palestras, oficinas e mini-cursos, ministrados pelos professores de língua inglesa Kelly Barros Santos, Júlia Vasconcelos de Matos, Franciane Rocha, Viviane Ramos de Freitas e Flávius Almeida dos Anjos, com o fito de promover a socialização do saber em língua inglesa, beneficiando não apenas a comunidade interna da UFRB, mas, sobretudo a externa

Coord. Flávius Almeida dos Anjos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Programa de Extensão de Língua Portuguesa, Literatura e Formação Continuada (PROLLI) (vigência: março de 2023)

O Programa de Extensão em Línguas, Linguagens artísticas e Formação Continuada (ProLLi) visa estimular e efetivar o ensino e a prática desses três temas. Através desse programa, serão oferecidos cursos, oficinas, eventos e palestras para promover uma aproximação entre o público-alvo (discentes, servidores/as, alunos/as de Ensino Fundamental e Médio, comunidade em geral) e a Literatura, a Língua Portuguesa, Libras, as Linguagens artísticas e a Formação contínua acadêmica.

Coord. Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Programa Cecult nas Escolas (vigência: até dezembro de 2024)

O projeto de extensão “CECULT NAS ESCOLAS” é uma iniciativa da atual gestão de ensino, que tem como objetivo principal promover o estreitamento da relação entre o Cecult/UFRB e as escolas de ensino médio do município de Santo Amaro – BA. Com uma equipe formada pela direção do Centro, pelos atuais gestores de pesquisa e extensão, e representantes da comunidade escolar e comunidade externa, envolvendo também todas as coordenações de cursos do Cecult, o projeto pretende promover eventos, oficinas e atividades de diversas naturezas que sirvam como intercâmbio de conhecimentos e estreitamento de laços entre a Universidade e a comunidade escolar da região na qual o campus Cecult está inserido.

Cood. Franciane Rocha (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Núcleo de Línguas UFRB/SUPAI-Idiomas sem Fronteiras (Rede Andifes-IsF) (Vigência: 01/08/2021 a 01/08/2025)

Esse Programa de Extensão visa a colocar em prática diferentes atividades que foquem no desenvolvimento linguístico, acadêmico e profissional da comunidade universitária e de professores da rede pública que ensinem línguas estrangeiras. Nesse sentido, esse Programa de Extensão se organiza em três pilares: 1) inglês para fins acadêmicos, 2) formação pedagógica de alunos e professores de idiomas e 3) processo de internacionalização e política linguística. Com base nesses pilares, serão realizadas diferentes atividades, dentre as quais podem ser citadas: a) a oferta de cursos de idiomas para fins acadêmicos, capacitando os participantes para atuarem nos mais diversos contextos profissionais e acadêmicos fazendo uso de uma língua estrangeira, b) a oferta atividades (cursos e eventos) visando a formação pedagógica dos alunos de letras com habilitação em língua estrangeira, assim como, de professores da rede pública de ensino e c) a realização de atividades variadas com o objetivo de incentivar e dissipar entre a comunidade o processo de internacionalização e a política linguística.

Coord. Julia Vasconcelos Goncalves Matos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

 

Projetos

 

CINECECULT - Laboratório de Análise do Audiovisual (vigência: março de 2022)

O Projeto de Extensão CINECECULT – Laboratório de Apreciação e Análise do Audiovisual existe desde 2018 e visa a realização sistemática e continuada de sessões de apreciação, análise e discussão de obras audiovisuais como filmes e séries ficcionais e documentários. Tem como objetivos principais 1) fomentar uma cultura da apreciação e da análise de obras audiovisuais no CECULT, inclusive entre a comunidade não-acadêmica; 2) discutir e apresentar as diversas abordagens possíveis de leitura das obras, pensando as formas do cinema de pensar sobre o mundo, de pensar com o mundo e de agir no mundo. Site: cinececult.wordpress.com.

Coord. Ludmila Moreira Macedo de Carvalho (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

CINECECULT nas escolas – cinema, infância e cidadania (vigência: março de 2022)

O Projeto CINECECULT nas escolas promove o encontro de crianças e docentes da educação básica da cidade de Santo Amaro da Purificação com o universo do cinema e da linguagem audiovisual, através de atividades de formação de repertório (exibição de filmes, debates, mostras de cinema infantil) e de letramento audiovisual (oficinas de produção, roteiro, storyboard, criação de pequenos filmes).

Coord. Ludmila Moreira Macedo de Carvalho (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Projeto Escrita Acadêmica (vigência: junho de 2022)

O projeto tem como objetivo abordar os mecanismos discursivos que engendram o texto acadêmico. Serão trabalhados os seguintes temas: 1. Tópicos em Português Instrumental; 2. Retórica, discurso científico e poder: formas de legitimação do texto; 3. Pensamento científico: formas de estruturação, articulação e segmentação; 4. Macro e micro-movimentos retóricos do/no texto acadêmico; 5. Polifonia: as posições enunciativas e a noção de vozes no texto acadêmico; 6. Possibilidades de movimentações recorrentes na intercambialidade de posições.

Coord. Adriano Dantas de Oliveira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

FAROL (vigência: até abril de 2023)

Este projeto pretende aproximar os discentes dos cursos do Centro de Ciências da Saúde, do componente Libras à Comunidade Surda de Santo Antonio de Jesus e região. A UFRB, por meio da Resolução 14/2009 tornou o componente de Libras optativo a todos os bacharelados com uma carga horária de 68 horas. Este projeto pretende oportunizar que esses discentes tenham contato com surdos para torna-los profissionais da saúde bilíngue. Por meio de ações pontuais que tem sido desenvolvidos enquanto ações extensionistas, surdos e familiares tem participado de eventos, lives e das nossas redes sociais. Realizamos a gravação de vídeos informativos sobre o novo coronavirus, produzimos uma animação sobre contágio e prevenção da COVID-19, além de lives que visam tornar acessível informações da área da saúde aos surdos. Como as ações tem tido adesão por parte da comunidade surda de várias partes do Brasil, os estudantes dos cursos de saúde tem se motivado nessa relação. Além disso, o projeto ainda apresentará a Universidade a Comunidade Surda como opção de acesso ao ensino superior. Os estudantes criaram um perfil no Instagram e tem seguidores de várias partes do país. Nesse canal, informações em Libras tem sido disponibilizadas, como é o caso do setembro surdo, setembro amarelo, depressão entre outras temáticas ligadas à área da saúde.

Coord. Andersom Rafael Siqueira Nascimento (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

A utilização do software Geogebra no ensino de funções (vigência: até março de 2022

O Projeto “A utilização do software Geogebra no ensino de funções” prevê a realização de oficinas que abordarão o estudo de funções utilizando o software, que contribuam para o ensino-aprendizagem desse conteúdo, principalmente por parte dos alunos da UFRB. O projeto abrange alunos dos cursos de Graduação do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), bem como se abre para a comunidade em geral, tendo preferência por estudantes da rede pública que estiverem matriculados no Ensino Médio.

Coord. Caroline Martins da Silva Saba (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Formação Continuada em Literatura (vigência: 01/03/2021 a 28/02/2024)

O projeto "Formação Continuada em Literatura" visa oferecer oficinas de 20h de leitura e escrita nos seguintes gêneros literários: poema, contos, crônicas. Abordaremos questões teóricas, históricas e técnicas de cada gênero literário. Faremos também a leitura e análise de uma série de textos de autores brasileiros, privilegiando autores e autoras do Recôncavo. Além disso, cada curso também terá uma parte dedicada à escrita literária, na qual os participantes escreverão a partir de exercícios criados especificamente para a oficina. Ao final de cada oficina, publicar-se-á, online, uma antologia dos textos produzidos.

Coord. Rubens da Cunha (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Boletim de Pesquisa do Cecult (vigência: até março de 2023)

O projeto em referência caracteriza-se pela catalogação da pesquisa científica produzida no âmbito do Cecult e realização da divulgação da referida produção tanto para o meio acadêmico quanto para o público não acadêmico.

Coord. Adriano Dantas de Oliveira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Não é só de To Be que posso ser, também quero ler Tu-pac: AÇÕES para um ensino de inglês, democrático e emancipador (vigência: até setembro de 2022)

Ciente de que o aprendizado de língua estrangeira no Brasil, foi sempre uma commodity que esteve nas mãos e na ponta da língua das elites, reconheço que é necessário propor ações que quebre a hierarquização cruel desse aprendizado e desmantele a velha metáfora "eles não aprendem português, quanto mais inglês". Para tanto, esse projeto de pesquisa será composto de uma reunião de ações que envolverá aulas de inglês para iniciantes, técnicas de leituras para provas de proficiência e ENEM, cursos de extensão com temas que estão na pauta dos processos de resistência: música e cultura negra, movimento feminista negro, representatividade preta, direitos humanos das minorias. Por essa razão, as metodologias que irão preencher os espaços de diálogo das ações do projeto, serão perspectivas do ensino de inglês afro-diaspórico. É válido ressaltar, que as escolhas desse projeto se devem ao fato de compreender que os indivíduos que tiveram o direito de aprender língua estrangeira, fazem parte da população negra que está ou que é egressa da escola pública. Território abandonado pelas políticas públicas, onde a manipulação do verbo TO BE está a serviço de agentes que objetivam criar 'novos' corpos domesticados e subalternos para ser/estar nas cozinhas da classe média brasileira.

Coord. Kelly Barros Santos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

 LINGUAGENS E EXPRESSÕES ARTÍSTICAS

Programas

 

Programa Subaé (03/05/2021 a 01/05/2024)

O objetivo do programa Subaé é propor as atividades constantes, os encontros e aulas focadas na criação cênica. Especialmente programa organizará as aulas da expressão corporal, saraus, laboratórios e experimentos artísticos. As atividades principais focam na presença das artes cênicas e performance na rua, nas comunidades e vida cotidiana. Essa metodologia tem sua base em estudos performáticos e antropologia teatral.

Coord. Maciej Rozalski (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Projetos

 

Pa(n)lavradores I: leitura, escrita e cidadania (20/12/2019 a 20/12/2022)

Realização de atividades como leituras e desenhos para e com crianças; sessões de programas audiovisuais seguidas de debates (para adultos e crianças); encontros de integração do cinema com a literatura (em parcerias com outros docentes do CECULT); palestras proferidas por profissionais da literatura e das artes em geral; criação de maquetes de cidades (com o intuito de imaginar e propor espaços urbanos mais próximos dos cidadãos); passeios comentados pela cidade de Santo Amaro, com ênfase no marco erigido e na memória urbana; oficinas de bonecos; oficinas de roteiro audiovisual e; sessões de contadores de histórias.

Coord. Iara Regina Demetrio Sydenstricker Cordeiro (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Projeto CRICA – Criar para Criança (experiências artísticas multidisciplinares para ou a partir da infância) (vigência: até março de 2022)

O projeto prevê a realização anual de um experimento artístico voltado para criança, que pode englobar uma ou mais das seguintes linguagens artísticas, bem como propostas interdisciplinares: teatro, literatura, cinema, dança. O primeiro semestre se dedicará à pesquisa de caráter teórico-crítico sobre a ou as linguagens escolhidas, bem como à criação, no tocante ao experimento artístico. Uma mostra de processo deverá ser conduzida ao final do primeiro semestre. O segundo semestre deverá investir na pesquisa, ensaio, composição do trabalho a ser desenvolvido e apresentado, preferencialmente, em temporada aberta à comunidade, em formato a ser debatido e elegido em grupo.

Coord. Paula Alice Baptista Borges (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Canal Arte ao Vivo (Vigência: 01/10/2021 a 01/10/2022)

Atividade não-presencial transmitida remotamente através do canal YouTube constando de lives semanais. Na atual circunstância, a participação do público é ampla mas somente através do meio digital. Eventualmente, dependendo dos desdobramentos futuros da situação que gerou esse trabalho, será possível fazer diversas participações, inclusive com os membros do Programa ao qual está ligado o projeto.
Endereço do canal: www.youtube.com/c/LucioAgra-arteaovivo

Coord. Lucio José de Sá Leitão Agra (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Dezsencontros Anárquicos (Vigência: até dezembro de 2021)

Dezsencontros anárquicos são um conjunto de encontros mensais, ao longo de 2021, promovidos pelo Grupo de Pesquisa Metodologias Anárquicas e Sensoriais (MAS), coordenado pelo professor Armando Castro (CECULT-UFRB). A cada encontro, uma ou um convidada/o – pesquisador, artista, educador ou anarquista de plantão – encontrará os membros do grupo MAS para mostrar e debater um pouco de suas inquietações. A partir da consigna anárquica disparadora dita pelo físico Paul Feyerabend no livro Contra o Método (1975) – “O único princípio que não inibe o progresso é: tudo vale”, o convidado desenvolverá suas ideias, num diálogo franco com os anfitriões e toda a plateia. Além da consigna recebida previamente, cada convidado receberá, pelo correio físico, uma indagação-surpresa, cujo envelope ele ou ela deverá abrir no meio do encontro, ao vivo, e respondê-la. Os encontros terão temas variados; mas girarão em torno de eixos já discutidos no grupo de pesquisa: O SOM; A CIDADE; O CORPO; A PALAVRA; A PESSOA.

Coord. Lia da Rocha Lordelo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Portal ALASTRA: Difusão de Pesquisas Artísticas do CECULT (Vigência: agosto de 2022)

O projeto ALASTRA consiste na criação de um perfil no Instagram para divulgação dos trabalhos artísticos de estudantes do CECULT, vinculados ao componente curricular “Tópicos Especiais de Aprofundamento em Artes do Espetáculo I - Laboratório de Pesquisa Artística” ofertado no semestre suplementar 2020.3. O perfil na rede social (ALASTRA) para mostrar as produções artísticas des discentes, é compreendido enquanto portal de difusão, uma forma de apresentar em conjunto uma variedade de processos, diálogos e realizações criativas. Estudantes do Laboratório de Pesquisa Artística (2020.3) tiveram como atividade avaliativa a produção de um mini-portfólio pessoal. Apresentaram em novembro de 2020 obras/processos de suas pesquisas artísticas. Ainda, ao longo do semestre, cada participante teve a tarefa de elaborar um micro-texto curatorial acerca do perfil artístico de um outro colega. A ideia deste projeto de difusão é publicizar nas redes sociais os mini-portfólios e também os textos de curadoria produzidos pela turma. Além disso, ao longo do semestre suplementar o componente Laboratório de Pesquisa Artística contou com a atividade de extensão “Pesquisa Artística na Universidade - Ciclo de Live-conferências” (registro sob número 43904/2020). Foram realizadas 5 lives com artistas e coletivos atuantes na Bahia com trabalhos de investigação continuada em Arte. Esses encontros foram gravados e arquivados. Uma das ações deste projeto prevê a revisão, edição e postagem de trechos das lives no Portal ALASTRA (IGTv), com conteúdo relevante para a produção e realização de arte no ambiente acadêmico/cultural brasileiro. Ainda, pretende-se abrir possibilidades de novas ações de difusão artística realizadas dentro e a partir do Portal Alastra. Essas atividades, todavia não tem um desenho especifico e dependem das ideias e interesses dos próprios participantes durante a evolução do projeto.

Coord. Mariana Terra (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Participação criativa e montagem das ações performáticas e eventos de extensão do Grupo “Subaé” (Vigência: 04/05/2022 a 31/12/2022)

O programa Subaé é focado nas atividades constantes vinculadas com artes cênicas e arte na comunidade. Organizamos os encontros temáticos e as aulas dos processos da criação cênica ligados com expressão corporal, saraus, laboratórios e experimentos artísticos. Atividade principal são as aulas permanentes baseados nas técnicas do teatro físico, antropologia teatral e processos criativos individuais. Proposta surgiu como continuação das atividades que foram já produzidos desde 2016 na cidade Santo Amaro como “Cortejos performáticos”, “Festas performáticas”, “As aulas do teatro físico” e realização do espetáculo de rua “Subaé”.

Coord. Maciej Rozalski (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Fim do conteúdo da página