Síntese das Avaliações do Ensino Superior na UFRB

Indicadores Cursos Conceitos1

Conceito de Curso (CC2) Até o momento, 17 cursos já foram avaliados: Agronomia; Biologia (bacharelado e licenciatura); Engenharia de Pesca; Zootecnia; Engenharia Ambiental e Sanitária; Ciências Sociais; Comunicação Social – Jornalismo; História; Museologia; Serviço Social; Enfermagem; Nutrição; Psicologia; Bacharelado Interdisciplinar em Saúde; Física; Matemática e Pedagogia.

11 cursos com conceito 4

04 cursos com conceito 3

01 curso com conceito 5

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE3) Conceito gerado apenas para os cursos em que houve participação de estudantes ingressantes e concluintes. Até o momento, 04 cursos já obtiveram conceito ENADE:Agronomia; Zootecnia; Enfermagem e Nutrição

02 cursos com conceito 4

01 curso com conceito 3

01 curso com conceito 5

Índice Geral de Cursos (IGC) Conjunto de cursos avaliados na UFRB até 2010 4

Conceito Institucional (CI) Será gerado após o primeiro ciclo avaliativo que se encerra em março de 2012. -

Fonte: Inep, 2011. <http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NDUwMw==> acessado em 28/12/2011.
Legenda:
[1] A escala dos indicadores vai de 1 a 5, quanto mais alto o conceito melhor avaliado foi o curso.
[2] No conceito de curso são avaliados a organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente, técnico-administrativo e as instalações físicas. Destaque para o Curso de Pedagogia, que recebeu conceito máximo.
[3] No ENADE avalia-se o desempenho dos estudantes ingressantes e concluinte em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências do ponto de vista de aspectos de Formação Geral e de Componentes Específicos. Até o momento foi avaliado o desempenho de estudantes ingressantes de 18 cursos, dentre os quais 12 cursos obtiveram desempenho melhor que a média nacional na dimensão Formação Geral, e 15 cursos obtiveram desempenho melhor que a média nacional na dimensão Componentes Específicos. Quanto aos concluintes, até o momento foi avaliado o desempenho de 04 cursos. Destaque para o Curso de Enfermagem, que recebeu conceito máximo.