Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Síntese das Avaliações do Ensino Superior na UFRB

Síntese das Avaliações do Ensino Superior na UFRB

Indicadores Cursos Conceitos1
     
Conceito de Curso (CC2) Até o momento, 17 cursos já foram avaliados: Agronomia; Biologia (bacharelado e licenciatura); Engenharia de Pesca; Zootecnia; Engenharia Ambiental e Sanitária; Ciências Sociais; Comunicação Social – Jornalismo; História; Museologia; Serviço Social; Enfermagem; Nutrição; Psicologia; Bacharelado Interdisciplinar em Saúde; Física; Matemática e Pedagogia.

11 cursos com conceito 4

04 cursos com conceito 3

01 curso com conceito 5

     
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE3) Conceito gerado apenas para os cursos em que houve participação de estudantes ingressantes e concluintes. Até o momento, 04 cursos já obtiveram conceito ENADE:Agronomia; Zootecnia; Enfermagem e Nutrição

02 cursos com conceito 4

01 curso com conceito 3

01 curso com conceito 5

     
Índice Geral de Cursos (IGC) Conjunto de cursos avaliados na UFRB até 2010 4
     
Conceito Institucional (CI) Será gerado após o primeiro ciclo avaliativo que se encerra em março de 2012. -
     

Fonte: Inep, 2011. <http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NDUwMw==> acessado em 28/12/2011. 
Legenda: 
[1] A escala dos indicadores vai de 1 a 5, quanto mais alto o conceito melhor avaliado foi o curso.
[2] No conceito de curso são avaliados a organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente, técnico-administrativo e as instalações físicas. Destaque para o Curso de Pedagogia, que recebeu conceito máximo. 
[3] No ENADE avalia-se o desempenho dos estudantes ingressantes e concluinte em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências do ponto de vista de aspectos de Formação Geral e de Componentes Específicos. Até o momento foi avaliado o desempenho de estudantes ingressantes de 18 cursos, dentre os quais 12 cursos obtiveram desempenho melhor que a média nacional na dimensão Formação Geral, e 15 cursos obtiveram desempenho melhor que a média nacional na dimensão Componentes Específicos. Quanto aos concluintes, até o momento foi avaliado o desempenho de 04 cursos. Destaque para o Curso de Enfermagem, que recebeu conceito máximo.

Fim do conteúdo da página