Inaugurado o CVTT da Bahia Pesca

No último dia 15 de janeiro de 2016 foi inaugurado, na localidade de Acupe em Santo Amaro,  o Centro Vocacional Tecnológico Territorial do Pescado - CVTT, da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia. Este CVTT foi construido com recursos do recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Governo da Bahia.  O Centro será voltado ao fortalecimento da pesca e aquicultura, por meio da extensão tecnológica e do desenvolvimento de tecnologias sociais, e da realização de atividades de educação profissional de base tecnológica.

Na inauguração estiveram diversas autoridades políticas e sociais, pescadores, marisqueiras, além de representantes da UFRB:  o Reitor Silvio Soglia, o Diretor do CCAAB Elvis Vieira, a Pró-Reitora de Extensão Tatiana Veloso, os professores do Curso de Engenharia de Pesca, Marcelo Freitas, Norma Evangelista, José Arlindo, Moacyr Serafim, além da representação estudantil através do Diretório Acadêmico, Fred Dias, Diego Araújo, Rafael Borges e Luciana Oliveira. O CVTT é composto por diversas instalações, salas de aula, auditório, dormitórios, laboratórios (aquicultura, processamento do pescado, microbiologia, entre outros), que servirão para realização de cursos de extensão às comunidades pesqueiras e alunos das diversas instituições de ensino da Bahia.

Na ocasião estava presente o aluno egresso do Curso de Engenharia de Pesca, Antônio Jesus Laborda, que atualmente é Gerente Executivo de Operações da Bahia Pesca, que sempre tem divulgado oportunidades de trabalho para os alunos formados do curso. Entre as autoridades estavam o Governador da Bahia Rui Costa, o Secretário de Agricultura Vitor Bonfim, o Prefeito de Santo Amaro Ricardo Machado e o o Diretor Presidente da Bahia Pesca Dernival Junior. O Reitor da UFRB assinou um Termo de Cooperação Técnica, que permitirá a universidade através do Curso de Engenharia de Pesca e cursos afins, usufruir das instalações do CVTT, para realização de aulas e cursos de extensão. Tanto o Reitor quanto o Governador expressaram que será uma grande oportunidade e desafio, para o Curso de Engenharia de Pesca da UFRB, trabalhar em prol da melhoria do setor pesqueiro e da aquicultura do Estado da Bahia.