Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Infra-Estrutura

Curso de Engenharia de Pesca

 

Laboratório de Estudos em Ambientes Costeiros

 

Laboratório de Gestão Ambiental e Qualidade de Água

 

Laboratório de Microalgas e Plâncton

 

Laboratório de Aquicultura

 

Laboratório de Ictiogenética

O Laboratório de Ictiogenética vem desenvolvendo pesquisas na área de citogenética, melhoramento genético e genética molecular de organismos aquáticos, como peixes, lagostas e ostras. Com o objetivo de verificar as diferenciações que ocorrem nas populações e entre as espécies, e entender os principais processos evolutivos ocorridos em níveis cromossômicos (citogenética clássica e molecular) e moleculares (sequenciamento de DNA), aplicando dessa forma, os conhecimentos genéticos para reconhecimento da diversidade biológica. O grupo visa ainda fornecer subsídios básicos às ações de conservação, manejo, produção e melhoramento genético dos organismos aquáticos encontrados nos Rios do Reconcavo da Bahia.

 

 

Coleções científicas são o principal testemunho da biodiversidade existente no planeta. Desta forma, através do exame do material nela depositado, estudos relativos à taxonomia e sistemática de peixes podem ser realizados os quais poderão subsidiar outros estudos de cunho aplicado nas mais diversas áreas de conhecimento.

Principais linhas de trabalho:

1- Taxonomia de peixes marinhos e estuarinos

2- Dieta alimentar de peixes

3- Curadoria de coleções científicas

4- Ecologia de peixes.

 

 

Sala de Aula - Bloco NEPA

Laboratório de Nutrição e comportamento alimentar de peixes (AquaUFRB/NEPA)

O NEPA conta com um laboratório bem equipado sobre estudos de nutrição e comportamento alimentar de peixes. Neste laboratório os alunos podem aprender bem como desenvolver estudos sobre o aproveitamento sustentável de alimento para a aqüicultura brasileira.  O laboratório conta também com um sistema montado para estudos de auto-alimentação de peixes, sendo o primeiro laboratório no Brasil a ter tal tecnologia. Com essa metodologia, os próprios peixes são capazes de acionar os alimentadores e se alimentarem quando desejarem. Todo o sistema esta conectado a um software para avaliação das preferências alimentares dos animais bem como o ritmo de atividade alimentar diário. O laboratório conta com diversas parcerias no âmbito nacional e internacional.

foto1

foto2

Laboratório de Ambientes Costeiros e Ecologia Aquática - LACEA

 

Laboratório de Biologia Pesqueira, Tecnologia Pesqueira e do Pescado

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página