Base Naval de Aratu

Alunos da disciplina de Navegação visitaram a Base Naval de Aratu, tendo a oportunidade de conhecer alguns setores da Base Naval e entrar numa embarcação militar conhecendo os equipamentos eletrônicos de navegação e a sala de máquinas do navio. Esta é a segunda visita realizada na Base Naval e mais uma vez os alunos tiveram uma ótima recepção por estes profissinais que defendem nosso país.

Histórico da Base Naval

No ano de 1949 surgiu a idéia de construir uma base naval em Aratu, com a conseqüente transferência da Base Naval de Salvador para esse local. Entretanto, devido a vários motivos, somente em 1959 foi aprovado o anteprojeto de construção pelo então Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Sylvio de Noronha. Após 20 (vinte) anos de muito esforço, dedicação e trabalho, a Base Naval de Aratu foi criada pelo Decreto número 64.630 de 03 de junho de 1969, entrando em efetivo funcionamento em 01 de janeiro de 1970. Localizada estrategicamente na Baía de Todos os Santos, próxima a importante pólos de desenvolvimento industrial é uma Organização Militar Prestadora de Serviços-OMPS, subordinada ao Comando do Segundo Distrito Naval. (Fonte: https://www.mar.mil.br/bna/)