Janeiro de Estágios

O mês de janeiro foi marcado pela oportunidade de estudantes do Curso de Engenharia de Pesca da UFRB participarem de estágios em locais de pesquisa reconhecidos nacionalmente: Centro de Pesquisas Ictiológicas Rodolpho Von Ihering (Pentecoste-Ceará) e Projeto Coral Vivo (Porto Seguro-Bahia).

Centro de Pesquisas Ictiológicas Rodolpho Von Ihering

É um centro de pesquisas do DNOCS localizado no município de Pentecoste - Ceará, distante da capital Fortaleza cerca de 89km. Tem como objetivo geral realizar pesquisas na área da aquicultura e tem recebido estudantes de cursos técnicos e superior, na área de Aquicultura e Engenharia de Pesca, para aprenderem as técnicas de cultivo e de processamento de pescado. Um grupo de 11 alunos do Curso de Engenharia de Pesca tiveram a oportunidade de estagiar no Centro de Pesquisa, por um período de onze dias realizando diversas atividades relacionadas a aquicultura e processamento do pescado.

Fotos: Disponibilizada pelos alunos.

Projeto Coral Vivo

O Projeto Coral Vivo localiza-se em Porto Seguro na Bahia e trabalha para a conservação e uso sustentável de ambientes recifais brasileiros. Atua de forma integrada e multidisciplinar em três linhas de ação principais: geração de conhecimento, ensino/educação ambiental e sensibilização/mobilização da sociedade. O projeto busca formar uma rede de pesquisas, incentivando a realização de pesquisas ambientais e sociais relacionadas ao seu foco de ação, em especial na Costa do Descobrimento, na Bahia. A estudante Jaisa Lima teve a oportunidade de estagiar no projeto e conhecer sobre estes organismos marinhos fascinantes. Site: http://www.coralvivo.com.br/

Fotos: Disponibilizada pela aluna.

Espera-se que mais alunos se interessem em realizar estágios extracurriculares e tenham a oportunidade de conhecer um pouco mais das diversas áreas que o Engenheiro de Pesca possa atuar.