Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Palestra sobre a pesca de caranguejos no Canadá

Nesta quarta-feira (16/05) as 10h haverá uma palestra no auditório da PRPPG de um professor do Canadá falando sobre a pesca de caranguejo naquela região. A palestra será em inglês com uma tradução simultânea. Não percam esta oportunidade de assistir uma palestra nível internacional.

Título da Palestra: Snow crab (Chionoecetes opilio) fishery in the gulf of St Lawrence (Canada). Ecological constraints and management challenges.

Palestrante: Jean-Claude Brêthes

 

O assunto da palestra é sobre a problemática da pesca do caranguejo em Quebec, Canadá. Após a crise pesqueira, a economia da pesca, a cidade de Quebec é baseada em três espécies de crustáceos: lagosta, caranguejo, camarão do norte. Com desembarques em valores de cerca de US$ 35 milhões, o caranguejo é o segundo em importância e, portanto, um recurso pesqueiro importante de Quebec. A gestão desta espécie está sob a jurisdição do Departamento Federal de Pesca e Oceanos, daquela cidade e enfrenta vários desafios, como: biológicos, climáticos, econômicos e sociais. A temporada de pesca também limitada por restrições climáticas, devido a cobertura de gelo e a biológica, a época de muda. Apenas os machos adultos de grande porte são explorados, o que levanta preocupações sobre a futura capacidade reprodutiva das populações. O ciclo de vida é altamente influenciado pelas condições ambientais e de comportamento do caranguejo, como o canibalismo, que criam ciclos em abundância estoque. Outra restrição é social e economia. A temporada de pesca é curta, 10 semanas, e os pescadores devem ajustar as suas estratégias para dar conta das indenizações de desemprego para os trabalhadores. A economia é impulsionada pelos mercados internacionais, e ambas as indústrias e os pescadores têm de se adaptar aos de mercado. A restrição final é social e político.

registrado em:
Fim do conteúdo da página