Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Palestra sobre Cronobiologia de Peixes

No dia 21 de julho às 8h no Auditório da PRPPG da UFRB, o Professor Doutor Francisco Javier Sánchez Vázquez, da Universidade de Murcia, na Espanha irá ministrar uma palestra para toda comunidade universitária com título: Fish chonobiology: basic concepts and applications to aquaculture industry. Além da palestra o professor Javier irá falar sobre a Universidade de Murcia e suas diversas linhas de pesquisa voltadas para aquicultura e áreas afins. Os professores do CCAAB, Rodrigo Fortes e Robson Bahia estão intermediando sua vinda para Cruz das Almas.

 

 

Francisco Javier Sánchez Vázquez

Pós-graduação em Biologia pela Universidade de Murcia, fez seu doutorado sob a direção do Dr. John A. Madrid e Dr. Salvador Zamora sobre "Organização do comportamento alimentar circadiano de robalo (Dicentrarchus labrax, L.) e carpa cruciana (Carasius auratus, L.): sincronização de alimento e luz", na Universidade de Murcia 1995. Pós-doutorado no Departamento de Biociências, Universidade Teikyo de Ciência e Tecnologia, Tóquio entre os anos de 1995-1997. Desde 1997 é professor no Departamento de Fisiologia da Universidade de Murcia e responsável pela linha de pesquisa em Cronobiologia de Peixes do Laboratório de Cronobiologia.

Cursos da Universidade de Murcia: http://ocw.um.es/lista-de-cursos

 

O que é cronobiologia?

Cronobiologia é uma palavra formada por duas expressões: Crono e Biologia. Crono vem do grego Khronos também conhecido por Aión ou Éon. Biologia, por sua vez vem do grego biós (vida) e logos (conhecimento, estudo). É o ramo da Ciência que estuda a vida. Portanto, Cronobiologia significa o ramo da Ciência dedicado ao estudo da Biologia em função do Tempo. Mais especificamente: os ritmos e os fenômenos fisicos e bioquímicos, cíclicos e periódicos que ocorrem nos seres vivos.

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página