Farinha de peixe na merenda escolar

Farinha com elevada fonte protéica produzida com o peixe tilápia é o resultado do projeto desenvolvido pelo engenheiro de pesca João Bosco Rocha, sob orientação da professora Norma Barreto. O trabalho, fruto do curso de Mestrado em Ciência Animal do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), agora busca aplicabilidade em escolas públicas de Cruz das Almas. No projeto de mestrado, estudantes entre 14 e 17 anos do Instituto Federal de Sergipe foram o público-alvo do teste de degustação de biscoitos e sopas produzidos com farinha de tilápia. O trabalho demonstrou a aceitabilidade de tais produtos. Para o biscoito produzido com a farinha de tilápia, por exemplo, foram obtidas aprovações de cerca de 70%. Já a sopa teve 100% de avaliação positiva.

Durante a III Feira Internacional da Pesca e Aqüicultura, AQUAPESCABRASIL, o trabalho foi reconhecido através da orientadora do projeto, Norma Barreto, que recebeu o prêmio na área Tecnologia do Pescado, categoria oral. De acordo com a professora do CCAAB, pesquisas para a aplicação da farinha de tilápia na merenda das escolas públicas do município de Cruz das Almas estão em andamento. Como exemplo, ela cita a aplicação da farinha de tilápia na produção de kibes, produto testado entre estudantes da escola municipal Joaquim Medeiros. No teste, 80% dos alunos apontaram a aceitabilidade do produto.

Fonte: Agência de notícias da UFRB