Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
InГ­cio do conteГєdo da pГЎgina

Ações de extensão

Ações de extensão (atualizado em maio 2022)

 

  • II Ciclo de Seminários da Licenciatura em Física do CFP/UFRB

(Em andamento)

Coordenação: Profª. Drª. Priscila Valdênia dos Santos

A atividade consiste em um conjunto Seminários realizados por docentes da Área de Conhecimento Física e Sociedade do CFP/UFRB, e por docentes externos, de outros Centros da UFRB e outras Instituições de Ensino (e.g., UFBA, UEFS, IFBA e IFBaiano), sobre temas de suas pesquisas. Nesta segunda edição do Ciclo serão realizados entre doze e vinte Seminários, um a cada quinzena ou mês no período de agosto/2021 a agosto/2022. Esta iniciativa visa dar continuidade a uma ação iniciada no I Encontro da Licenciatura em Física da UFRB - realizado em set/2016, a saber, a apresentação e discussão de temas diversos das Áreas de Física e Ensino de Física. Buscamos, ainda, adquirir expertise para torná-lo uma ação permanente, tendo em vista as importantes contribuições que pode trazer para a comunidade acadêmica e não acadêmica de Amargosa/BA.

Informações

 

  • Das Diretrizes Curriculares Nacionais à BNC-Formação: por um histórico das políticas de formação de professores no contexto brasileiro

(09 de setembro de 2021)

Coordenação: Prof. Dr. Lucas da Silva Maia

Palestra oferecida pelo Fórum de Presidentes de NDE do CFP com objetivo de discutir o histórico das políticas de formação de professores no Brasil.

Informações

 

  • I Seminário Contraponto de Ciência e Fé

(09 e 10 de julho de 2021)

Coordenação: Prof. Dr. Glênon Dutra

O I Seminário Contraponto de Ciência e Fé discutirá relações entre ciência e religião, especificamente, a religião cristã. A importância desse tema consiste no fato de que a cultura contemporânea representa essas relações, frequentemente, de maneira empobrecida e enviesada, o que produz efeitos extensos sobre a autocompreensão das pessoas inseridas nas comunidades científicas e religiosas, na relação entre essas comunidades e entre os saberes e práticas que produzem ou endossam. O propósito deste seminário é criar oportunidade de debate com o fim de contribuir para o enriquecimento desta representação, de modo a alcançar a comunidade acadêmica da UFRB e de seu entorno no Recôncavo Baiano. Serão discutidos os seguintes temas: (a) possibilidades de representação das relações entre ciência e religião, (b) apreciação crítica das representações de conflito entre ciência e religião, (c) relação entre naturalismo, ciência e fé, (d) filosofia da tecnologia e de sua relação com a religião. Com isso, espera-se que a comunidade acadêmica da UFRB seja sensibilizada para a importância do tema e conheça algumas referências conceituais para a sua compreensão e que isso enriqueça o repertório cultural com o qual, juntamente com a comunidade geral, produzem autocompreensão e pertença a comunidades científicas e religiosas.

Informações

 

  • Formatação de trabalhos acadêmicos utilizando Microsoft Word

(11 de maio a 01 de junho de 2021)

Coordenação: Profª. Drª.  Polliane Santos de Sousa

Trata-se de um minicurso sobre formatação e edição de textos utilizando o software Word, realizado como parte das ações do projeto de extensão "Tecnologias Digitais para a produção de textos acadêmicos". O minicurso abordará aspectos relacionados com a formatação básica, inserção e elementos gráficos e uso da estrutura de tópicos na organização de documentos. Será desenvolvido no formato remoto, mediante atividades síncronas e assíncronas.

Informações

registrado em:
Fim do conteГєdo da pГЎgina

sikiş