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Projetos em andamento (atualizado em janeiro/2023)

 

  • COMPUTAÇÃO QUÂNTICA E INFORMAÇÃO QUÂNTICA: DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A TERMODINÂMICA QUÂNTICA

Coordenador: Prof. Dr. Cleidson Santos de Castro

Resumo: Os recentes avanços da área de tecnologia quântica têm permitido formas mais eficientes no processamento de informação. Neste cenário, a Termodinâmica Quântica tem se destacado pelo desenvolvimento experimental de sistemas quânticos com potencial aplicação da área de Computação Quântica e Informação Quântica (CQIQ). No entanto, o ensino desta área de pesquisa tem sido feito de forma superficial, não contemplando um referencial teórico e uma metodologia adequada para ensino de seus conceitos fundamentais. Neste sentido, este projeto de pesquisa encontra-se na interface das grandes áreas de Física Geral e Ensino de Física. A respeito da primeira área, buscamos potenciais substâncias para implementação de máquinas térmicas quânticas; quando a segunda área, usaremos a Aprendizagem Significativa para elaboração de material para ensino de CQIQ. Os resultados esperados são ingredientes fundamentais na busca por sistemas quânticos a fim de designar dispositivos eficientes para processamento de informação e ensino de tecnologias quânticas.

 

  • ANÁLISE DE DADOS DOS DETECTORES DE MÚONS ATMOSFÉRICOS QUE COMPÕEM A COLABORAÇÃO LATIN AMERICA GIANT OBSERVATORY (LAGO)

Coordenador: Prof. Dr. Douglas Vitoreti da Silva

Resumo: LAGO é uma colaboração latinoamericana que, utilizando detectores Cherenkov de água, estuda os chuveiros aéreos estendidos produzidos na atmosfera pela colisão de raios cósmicos primários de diferentes energias.

 

  • O ENSINO DE FÍSICA E A ABORDAGEM HISTÓRICA: ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A TERCEIRA LEI DE NEWTON

Coordenador: Prof. Dr. Eider de Souza Silva

Resumo: O projeto de pesquisa em questão possui o objetivo de investigar como uma sequência didática de Física, orientada por uma abordagem histórica, sobre a terceira Lei de Newton, contribui para o desenvolvimento da habilidade de argumentar de estudantes da Licenciatura em Física da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O interesse pela temática parte de uma inquietação que emergiu ao longo da pesquisa de mestrado (SILVA, 2014), que, entre outras questões, corroborou a existência de uma assimetria entre o número de argumentos teóricos sobre a utilização didática da História da Ciência e o número de trabalhos empíricos que efetivamente investigaram os reais benefícios dessa abordagem em salas de aula de Física. A metodologia adotada para a pesquisa é o Design Research, que consiste na realização de etapas ou fases cíclicas compostas por reflexões e análises sistemáticas, capazes de garantir, ao final do processo, certo conhecimento e afirmações teóricas e práticas sobre a sequência didática. Dessa forma, pretendemos contribuir para a identificação dos reais benefícios da utilização da HC no ensino de Física.

 

  • CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO SÉCULO XXI - PROJETO DE PESQUISA

Coordenador: Prof. Dr. Lucas da Silva Maia

Resumo: Buscamos compreender quais são as condições sociais que produzem o discurso sobre a crise e a necessidade de renovação do ensino de Ciências Naturais na Educação Básica, anunciado na entrada do século XXI. Acadêmicos e instituições do centro do capitalismo reclamam a necessidade de mudança no ensino de ciências em direção a formação de pessoas alfabetizadas cientificamente. Isto é, formar cidadãos capazes de participar da produção de riqueza, de conhecimento e das atividades de decisão. Investigamos a questão com a leitura de publicações (artigos, ensaios, relatórios, etc) relacionadas à problemática. Planejamos as ações do estudo em três movimentos: constituição do corpus e levantamento de informações nele contidas; exame do conteúdo das afirmações do corpus; e produção de texto final sintetizando os resultados das análises.

 

  • EDITOR DE EXPRESSÕES MATEMÁTICAS BASEADO EM RECONHECIMENTO DE FALA

Coordenador: Prof. Dr. Orahcio Felício de Sousa

Vice-coordenadora: Profª. Drª. Priscila Valdênia dos Santos

Resumo: Atualmente, como resultado das políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência, tem-se observado um número crescente de estudantes portadores de alguma deficiência em todos os níveis de ensino. Em especial, dados demonstram um crescimento expressivo da população de portadores de deficiência que adentram o nível superior. Em face deste crescimento e das novas demandas por conhecimento e práticas curriculares em torno da inclusão social e acadêmica, é necessário que seja inserida tal discussão no processo formativo inicial e continuado de professores e demais profissionais das diversas áreas. No contexto do ensino superior, estudantes de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de ciências exatas e tecnológicas lidam diariamente com expressões matemáticas e os editores de equações são a alternativa mais prática de inseri-las em seus trabalhos acadêmicos. No entanto, de acordo com um levantamento feito pelos autores, não há nenhum editor de equações acessível em língua portuguesa e, mais ainda, não foi encontrado nenhum deles com código aberto. Desta forma, o presente trabalho busca desenvolver um software para edição de equações, em língua portuguesa, baseado completamente em reconhecimento de voz e totalmente open source.

 

  • CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA BAHIA E ALAGOAS

Coordenadora: Profª. Drª.  Polliane Santos de Sousa

Vice-coordenadora: Profª. Drª. Simoni Tormohlen Gehlen (UFAL)

Resumo: Objetiva-se investigar de que forma pesquisadores da América Latina, da área de Educação em Ciências, têm explorado pressupostos freireanos na organização de programas curriculares e na formação de professores de Ciências. De posse dessas informações, também se busca investigar limites e possibilidades da elaboração e desenvolvimento de processos formativos de professores da Educação Básica e o processo de inserção desses pressupostos em cursos de Licenciatura em Física e Pedagogia. Metodologicamente, a pesquisa compreende três etapas: i) levantamento de pesquisas em Educação em Ciências que tem como foco a abordagem do referencial freireano, realizadas em países da América Latina, e publicadas em periódicos nacionais e internacionais; ii) elaboração de processos formativos de professores de Ciências em parceria com Secretarias Municipais de Educação e escolas da Educação Básica, na região sul da Bahia; ii) implementação de algumas atividades didático-pedagógicas em cursos de Licenciatura em Física na UFRB e na UESC e Licenciatura em Pedagogia na UFAL. Como instrumentos para obtenção de informações serão utilizadas entrevistas com pesquisadores latino-americanos identificados por meio do levantamento e, no contexto do processo de formação continuada e inicial de professores, diário com registros das reuniões, videogravações das reuniões, produções dos professores e licenciandos, e narrativas, as quais serão analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Dentre os resultados, espera-se compreender como a pesquisa em Educação em Ciências, realizada na América Latina, tem incorporado elementos do referencial freireano na organização curricular e na formação de professores. Além disso, busca-se compreender limites e possibilidades de processos de formação inicial e continuada de professores estruturados com base na Investigação Temática, tendo como referência as ideias de Paulo Freire, bem como contribuir com a aproximação entre Universidade-Escola, por meio da elaboração e desenvolvimento de Temas Geradores na Educação Básica. Edital Universal CNPq (423942/2018-2).

 

  • MÉTODOS DE TEORIA QUÂNTICA DE CAMPOS APLICADOS À FÍSICA ESTATÍSTICA

Coordenadora: Profª. Drª. Priscila Valdênia dos Santos

Resumo: A teoria quântica de campos tem desempenhado, desde a sua concepção, um papel extremamente importante no estudo das partículas elementares, mas recentemente tem sido amplamente utilizada em outras áreas da física, como Cosmologia e Gravitação. Particularmente notável tem sido o seu papel no atual estudo de transições de fase e fenômenos críticos. Uma relação tão forte entre a teoria de campos e a física estatística deve-se, entre outros fatores, ao fato de que ambas tratam de problemas que envolvem um grande número de graus de liberdade. Desta maneira, muitas técnicas da primeira podem ser usadas na segunda área e vice-versa. Neste projeto, o principal interesse é analisar a quebra de simetria de Lorentz, inserida através de teorias de campo com anisotropia entre espaço e tempo, e suas implicações em transições de fase e fenômenos críticos. A partir das primeiras conexões com a teoria de campo, serão estudados os aspectos importantes da física da matéria condensada, tais como: modelos estatísticos clássicos (modelo de Ising), grupos de renormalização, teoria de campo médio, dentre outros.

 

  • TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E O ENSINO DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: UM ESTUDO DE CASO BASEADO NA PERSPECTIVA SÓCIO-INTERACIONISTA

Coordenadora: Profª. Drª. Priscila Valdênia dos Santos

Resumo: A pesquisa consiste em um estudo sobre o uso da audiodescrição e outras tecnologias assistivas (leitores de tela, maquetes táteis, podcasts, etc.) incorporadas ao processo de ensino-aprendizagem de física para estudantes em diversos níveis de ensino, que possuem deficiência visual. Espera-se remover ou diminuir a barreira comunicacional após a inserção das tecnologias assistivas em sala de aula, permitindo que o estudante possa entender plenamente o conteúdo, eliminando a dependência dos seus colegas e de tutores. Assim, o objetivo da pesquisa é verificar como o uso da tecnologia assistiva, incorporada ao contexto educacional, pode contribuir para o aprendizado de física dos estudantes com deficiência visual. Pretende-se realizar diversas etapas de pesquisa, em que diferentes tecnologias assistivas serão incorporadas, de modo que possa ser feita a coleta de dados qualitativos e/ou quantitativos. A pesquisa pretende verificar de que forma a audiodescrição, o uso de maquetes táteis e de outras tecnologias assistivas podem proporcionar ao aluno uma maior autonomia e melhorar sua aprendizagem, favorecendo condições para o exercício de sua cidadania plena.

 

  • INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DE DOPANTES EM DEFEITOS ESTRUTURAIS E EMISSÃO PERSISTENTE DE LUZ DO CDSIO3 DOPADO COM MT (MT = NI, MN, CR) PRODUZIDO VIA ROTA SOL-GEL

Coordenadora: Profª. Drª. Suellen Maria Valeriano Novais

Resumo: Neste trabalho, CdSiO3 dopado e co-dopado com Mn, Ni e Cr com concentrações variando de 0.5 a 10 mol% foram produzidos pelo método sol-gel. Diferenças significativas foram observadas no espectro fotoluminescente quando comparado aos das amostras produzidas pelo método convencional via estado sólido, anteriormente publicado pelo nosso grupo, e também em função da concentração do dopante. É possível que essas diferenças estejam relacionadas o estado de oxidação ou ao ambiente local dos dopantes, o qual é fortemente afetado pelo campo cristalino e induz mudanças na absorção e emissão de luz pelo íon MT. Para complementar as análises, nós propomos investigar a variação da valência de oxidação através de experimentos XANES na região da borda de absorção dos dopantes em função da concentração molar dos metais de transição. Como o CdSiO3 é conhecido por apresentar luminescência intrínseca, um aspecto importante a ser considerado é o efeito da matriz nos processos de armadilhamento e desarmadillhamento de carga, o que pode ser feito estudando também XANES, EXAFS e XEOL em torno das bordas de absorção do Cd e Si.

 

  • MECÂNICA QUÂNTICA E TEORIA QUÂNTICA DE CAMPOS NÃO COMUTATIVA

Coordenador: Prof. Dr. Willien Oliveira dos Santos

Resumo: A ideia deste projeto de pesquisa é investigar efeitos de não comutatividade em Mecânica Quântica e Teoria Quântica de Campos, e para isso usaremos o formalismo do produto estrela bem como o mapeamento Seiberg-Witten para obter um formalismo mínimo dessas teorias que seja consistente com o grupo de simetria de Gauge, U(1). Além disso, estudaremos vários fenômenos físicos sob a presença de campos magnéticos e elétricos, a saber, o efeito Stark, o efeito Hall, o efeito Aharonov-Bohm, o efeito Aharonov-Casher, o efeito Casimir etc.; faremos também estimações fenomenológicas do efeito de não comutatividade das coordenadas espaciais e de momento. Neste sentido, o material grafeno será muito importante para nossas investigações, tendo em vista suas propriedades eletrônicas e de transporte.

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