Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
InГ­cio do conteГєdo da pГЎgina

II Ciclo de Seminários da Licenciatura em Física do CFP/UFRB - A luz do céu noturno: Explicando as "bright nights"

seminário Egito

 

No próximo seminário, dia 27 de maio de 2022, às 17h , o professor Fábio Egito, da Unidade Acadêmica de Física, da Universidade Federal de Campina Grande, irá discutir sobre o fenômeno das bright nights.

Desde a antiguidade há relatos históricos de noites claras, chamadas de bright nights, cuja luminosidade não está associada às fontes normalmente conhecidas, como a Lua, por exemplo. Em tais noites seria possível distinguir objetos sem a necessidade de luzes artificiais. Em trabalho recentemente publicado (Sheppherd & Cho, 2017), pesquisadores propuseram uma explicação para as bright nights. Eles argumentam que as bright nights causadas pela superposição de ondas atmoféricas que intensificam uma luminosidade natural emitida pela atmosfera terrestre, o airglow. O airglow é uma luminosidade natural produzida por reações químicas na alta atmosfera e que é normalmente muito fraca para ser vísivel ao olho nu. Neste seminário, o professor Fábio Egito apresentará os vários aspectos da pesquisa que propôs a explicação para as bright nights.

Referência:
Shepherd, G. G., and Y.-M. Cho (2017), WINDII airglow observations of wave superposition and the possible association with historical “bright nights”, Geophys. Res. Lett., 44, 7036–7043, doi:10.1002/2017GL074014.

https://agupubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1002/2017GL074014

#ParaTodosVerem Arte digital com fundo em tons de roxo e rosa. Na parte superior, o texto "II Ciclo de Seminários da Licenciatura em Física - CFP/UFRB, A luz do céu noturno: Explicando as 'bright nights'", sexta, 27/05, às 17h, via Google Meet". Na parte central, do lado esquerdo, foto do professor Fábio Egito, com a legenda "palestrante - UAF/UFCG". Do lado direito, na parte central, foto da professora Priscila Santos, com a legenda "mediação - CFP/UFRB". No rodapé, a chamada "Registre-se agora https://forms.gle/V8PQ9BhR8kg4iED99 ". Inscrições abertas de 17/05 a 27/05/22 através do site (com emissão de certificados): www.sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/public Ou através do formulário: https://forms.gle/V8PQ9BhR8kg4iED99 Tutorial sobre inscrições: https://youtu.be/9KYvfEHtU0U

 

registrado em: ,
Fim do conteГєdo da pГЎgina

sikiş