InГ­cio do conteГєdo da pГЎgina

III Ciclo de Seminários da Licenciatura em Física do CFP/UFRB - Prêmio Nobel de Física 2022: Experimentos com fótons emaranhados

Prêmio Nobel de Física 2022 Experimentos com fótons emaranhados

No dia 23 de novembro de 2022, às 15h, na sala 08 do Pavilhão de Aulas do CFP/UFRB, o professor Cleidson Castro irá falar sobre o Prêmio Nobel deste ano, envolvendo fótons emaranhados.

Os pesquisadores Alain Aspect (Université Paris-Saclay e École Polytechinique), John Clauser (J. F. Clauser & Assoc) e Anton Zeilinger (University of Vienna) foram laureados com o Prêmio Nobel de Física 2022 por seus trabalhos com "fótons emaranhados, estabelecendo a violação da desigualdade de Bell e pioneiros na ciência da Informação Quântica". Neste seminário o professor Cleidson apresentará os fundamentos físicos por detrás dos trabalhos dos pesquisadores, contemplando uma abordagem histórica do nascimento da Mecânica Quântica, além de introduzir as ideias da Teoria da Informação Quântica.

Evento com emissão de certificados mediante inscrição através do Sigaa.

registrado em: ,
Fim do conteГєdo da pГЎgina

sikiş