Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
InГ­cio do conteГєdo da pГЎgina

 

seminário Chesman

Neste seminário, o professor Carlos Chesman do Departamento de Física Teórica e Experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, discutirá  sobre experimentos portáteis no intuito de abordar os conceitos de Física com alunos do Ensino Básico. Os materiais utilizados para a realização dos experimentos são de fácil aquisição e o conjunto deles pode ser adquirido na forma de um kit, facilmente transportável. A proposta é que os alunos aprendam os conceitos por meio de discussão em sala e da execução de experimentos. Para isso, é dado maior destaque às aulas interativas em oposição às tradicionais aulas expositivas. O trabalho de pesquisa se baseia na metodologia desenvolvida pelo grupo da Universidade de Rutgers, liderado pela professora Eugenia Etkina, cuja proposta é que os alunos estudem e aprendam os conceitos físicos de forma semelhante àquela que os cientistas trabalham para construir o conhecimento científico. Denominada de “Investigative Science Learning Environment” (ISLE), através desta metodologia os alunos são apresentados ao método científico, ainda no Ensino Médio, de forma concreta, em que a observação, a proposição e a refutação de hipóteses são fundamentais para a criação de um modelo para o fenômeno físico estudado. 

Leia mais sobre a pesquisa do professor Chesman no artigo publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física disponível aqui.

 

#ParaTodosVerem Arte digital com fundo em tons azul e cinza. Na parte superior, o texto "II Ciclo de Seminários da Licenciatura em Física - CFP/UFRB, Experimentos Portáteis para Aprendizagem Significativa em Ensino de Física, quarta, 16/03, às 15h, via Google Meet". Na parte central, do lado esquerdo, foto do professor Carlos Chesman, com a legenda "palestrante -DFTE/UFRN". Do lado direito, na parte central, foto da professora Diana Almeida, com a legenda "mediação - CFP/UFRB". No rodapé, a chamada "Registre-se agora www.sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/public "

Inscrições abertas de 09/03 a 16/03/22 através do site  (com emissão de certificados):

www.sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/public

Ou através do formulário: 

https://forms.gle/3bTqtajyu48B9a5z6

Tutorial sobre inscrições:
https://youtu.be/9KYvfEHtU0U

 

registrado em: ,
Fim do conteГєdo da pГЎgina

sikiş