Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
InГ­cio do conteГєdo da pГЎgina

WhatsApp Image 2022 05 04 at 21.37.12

No dia 13 de maio de 2022, a pesquisadora do Laboratório Nacional de Luz Síncroton, Verônica Teixeira, irá apresentar o próximo seminário do II Ciclo de Seminários da Licenciatura em Física do CFP/UFRB, em que falará um pouco sobre o Sirius.

O Sirius é o novo acelerador de partículas do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), que é parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Trata-se de um acelerador de elétrons, de 4ª geração, que produz luz síncrotron com alto brilho e coerência, sendo um dos mais avançadas do mundo em sua categoria. Com esta ferramenta é possível estudar diversos aspectos dos mais diferentes tipos de materiais, que vão desde a composição à elucidação de mecanismos responsáveis pelas propriedades e aplicações, utilizando sondas nanométricas em um grande microscópio. Esses estudos são baseados em múltiplos contrastes que relacionam processos de absorção e espalhamento da radiação ao interagir com a matéria, em uma ampla faixa de energia desde o infravermelho até os raios X. Nesta palestra serão apresentados um panorama sobre a construção dessa que é a mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil; suas linhas de luz; e, exemplos sobre aplicações de técnicas baseadas em luz síncrotron.

#ParaTodosVerem Arte digital com fundo em diferentes tons de verde. Na parte superior, o texto "II Ciclo de Seminários da Licenciatura em Física - CFP/UFRB, Sirius: uma nova luz para a Ciência Brasileira, sexta, 13/05, às 17h, via Google Meet". Na parte central, do lado esquerdo, foto da pesquisadora Verônica Teixeira, com a legenda "palestrante - LNLS/CNPEM". Do lado direito, na parte central, foto da professora Suellen Novais, com a legenda "mediação - CFP/UFRB". No rodapé, a chamada "Registre-se agora https://forms.gle/1wmR9DZDmF52PZi18".

Inscrições abertas de 04/05 a 13/05/22 através do site (com emissão de certificados): www.sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/public Ou através do formulário: https://forms.gle/1wmR9DZDmF52PZi18 Tutorial sobre inscrições: https://youtu.be/9KYvfEHtU0U

registrado em: ,
Fim do conteГєdo da pГЎgina

sikiş