Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Infra-Estrutura

Publicado: Terça, 10 Março 2009 15:54
A UFRB dispõe de um laboratório Multifuncional (Ictiologia, Limnologia, Fisiologia Animal e Zoologia) onde são envolvidas disciplinas e pesquisas da pós-graduação na área de zoologia de vertebrados terrestres e aquáticos, fisiologia animal (incluindo os peixes), ictiologia, com identificação de espécies por marcadores moleculares, gestão ambiental e qualidade de água. O laboratório é equipado com 5 microscópios ópticos, 3 lupas estereoscópicas, equipamentos para análise de qualidade de água, centrífuga, estufa, cuba de eletroforese, geladeira e freezer, banho maria, espectrofotômetro, bloco digestor, destilador, "main-fout", pipetadores automáticos além de todo material de consumo (vidrarias e reagentes) para determinação das análises.

O NEPA (Núcleo de Pesquisa em Pesca e Aqüicultura), liderado pelo professor Dr. Leandro Portz, dispõe de uma estrutura laboratorial para instalação de experimentos com peixes. O laboratório de Piscicultura dispõe de sala de pesquisa equipada com 32 tanques de 100 litros com sistema de recirculação de água controlada, filtro biológico, sistema de oxigenação por soprador radial, temperatura controlada por termostatos. É equipado também com balança digital de precisão para pesagens e biometrias dos peixes e camarões. Ainda se encontram disponíveis nos referidos laboratórios:

  • Sala de pesquisa equipada com 6 aquários de digestibilidade de peixes por sistema de decantação para coleta de amostras de fezes;
  • Sala de pesquisa para reprodução de peixes com sistema de bateria de incubação artificial de ovos de peixes e reversão sexual;
  • Sala de preparo de ração experimental equipada com peletizadora, moedor/triturador e estufa de secagem com ventilação forçada para amostras;
  • Sala para análises bromatológicas (umidade; proteína; extrato Etéreo; cinzas);
  • Bateria de 12 tanques de 500 litros com recirculação fechada e controlada por filtros biológicos;
  • Kit de análise de água AquaAnálise, oxímetro e medidor de pH digital;
  • Poço artesiano para abastecimento dos tanques e laboratórios;
  • Sala com 5 microcomputadores ligados a internet para estagiários e bolsistas ligados ao NEPA;Dois barcos de 16 pés com motor 40Hp equipados para pesquisa.

O grupo de Pesquisa em Zootecnia Tropical, liderado pelo professor Dr. Gabriel Jorge Carneiro de Oliveira, dispõe de:

  • Laboratório de análise de mel contendo balança analítica e balança eletrônica, centrífuga, decantador, laminador, derretedor de cêra, estufa, capela, placa aquecedora e vidraria completa.
  • Áreas de pastagem (200 ha).
  • Quadras com sistema de pastejo rotacionado Voisin ocupando um total de 54 ha, separadas em quinze piquetes, agrupados em três subáreas, dispondo de conjunto eletrificador com capacidade para 20 km, comedouros, bebedouros e saleiros.
  • Campo agrostológico com área aproximada de 3 ha, quadras com cerca de 30 espécies nativas e exóticas, duas balanças dínamo, conjunto de acas e facões, lupas de mão e equipamentos de medição e coleta de forrageiras.
  • Estábulo com balança para grandes animais, brête de contenção, curral de espera e arquibancada para aulas práticas.
  • Abatedouro com área de 50m2
  • Casa de ração contendo triturador, vagão misturador, e balança.
  • Apiário contendo vinte colônias (caixas), fumegador, aoveoleira, mesa desoperculadora inox e quinze trajes de apicultor.
  • Laboratório de Análises de Alimentos (em construção) com estufa de ventilação forçada, aparelho para determinação de fibras (fibra bruta, FDN e FDA) e um determinador de gorduras do tipo Gold Fish.
  • Ovil: contendo dez gaiolas de metabolismo, 24 baias, duas balanças eletrônicas e um freezer (380 l)
  • Capril: contendo estrutura ripada de 30 m2, dotada de comedouros e bebedouros, tesouras para casco, aparelho lança chamas e balança de pequenos animais.
  • Coelhário: com área útil de 72 m2 , contendo 40 gaiolas de arame galvanizado, uma balança eletrônica, uma balança mecânica.
  • Pocilga: contendo quatro baias maternidade, doze baias de gestação e duas baias para reprodutores.
  • Aviário: contendo quatro galpões com área útil de 300m2 (cada), duas balanças eletrônicas, 40 comedouros de pressão, 40 bebedouros, quatro campânulas e sistema de ventilação.

Laboratório de Anatomia dos Animais Domésticos contendo dois esqueletos montados (Eqüino e Bovino), três esqueletos de aves, quinze modelos de articulações de eqüinos, setenta modelos anatômicos (variados) em gesso e papel marchê, órgãos e vísceras de animais (bovinos, eqüinos, caprinos, ovinos, coelhos e suínos) conservados em formol, além de cutelaria para dessecações.

Laboratório de Melhoramento e Biotecnologia com área de 120 m2, contendo salas de preparação de amostras e extração de DNA, sala para amplificação de DNA, freezer, geladeira, termo ciclador, autoclave, estufa de esterilização, deionizador de água, fontes e cubas para eletroforese, câmara de fluxo laminar, sala com 2 computadores para discentes, e uma sala com material didático (multimídia, retroprojetor e computador).

Além dessa estrutura, o mestrado em Ciência Animal também contará com o apoio do Núcleo de Estudo dos Insetos, liderado pelo Professor Carlos Alfredo Lopes de Carvalho, que dispõe de um laboratório de Entomologia contendo: um microscópio ocular com câmara digital de captura de imagem; uma balança de precisão; duas lupas; uma centrífuga; dois computadores; uma impressora; um scanner; sala de recepção de material omposta de duas estufas para secagem de plantas e insetos; sala de montagem com duas estufas elétricas e um microscópio óptico; sala de aula para 15 pessoas com bancadas, armário de madeira, e Museu Entomológico com quatro armários com insetos. O Núcleo de Estudo de Insetos também disponibilizará sua área experimental de Entomologia de 0,3 ha, que contém: um conjunto moto-bomba para irrigação, um poço tubular com bomba de sucção, dois tanques com capacidade individual de 10.000 litros, viveiro de mudas e sistema de irrigação por gotejamento e aspersão, que poderá ser utilizada em trabalhos de pesquisa desenvolvidos por alunos e pesquisadores do Mestrado em Ciência Animal. Todas estas instalações descritas neste ítem encontram-se em pleno funcionamento e são suficientes para dar início a trabalhos de pesquisa que deverão ser desenvolvidos pelos estudantes de mestrado.
registrado em:
Fim do conteúdo da página