Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Biblioteca

O Sistema de Bibliotecas (SIB/UFRB) é coordenado pela Biblioteca Central, responsável pelas políticas para promover e disseminar o acesso à informação, além da padronização de procedimentos técnicos. O SIB/UFRB é composto pela Biblioteca Central e cinco bibliotecas setoriais que disponibilizam um rico acervo de documentos em variados suportes e oferecem serviços de informação e documentação à comunidade universitária.

As bibliotecas estão distribuídas entre os campi da UFRB: Amargosa (Centro de Formação de Professores - CFP); Santo Antônio de Jesus (Centro de Ciências da Saúde - CCS), Cachoeira (Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL), Santo Amaro (Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - CECULT) e Feira de Santana (Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade - CETENS), bem como da Biblioteca Central localizada na sede da UFRB, na cidade de Cruz das Almas, que atende ao Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas - CCAAB e ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - CETEC.

 

  • SETORIAIS da UFRB

Sistema de Bibliotecas da UFRB

O SIB/UFRB é composto 6 (seis) bibliotecas que disponibilizam um rico acervo à comunidade universitária.

Biblioteca Central da UFRB (CCAAB/CETEC)

Site: https://www.ufrb.edu.br/biblioteca/

Repositório Institucional

Site: http://repositorio.ufrb.edu.br/

Biblioteca Universitária de Amargosa (CFP)

Site: https://ufrb.edu.br/bibliotecacfp/

Biblioteca Universitária de Cachoeira (CAHL)

Site: https://www.ufrb.edu.br/bibliotecacahl/

Biblioteca Universitária de Feira de Santana (CETENS)

Site: https://ufrb.edu.br/bibliotecacetens/

Biblioteca Universitária de Santo Amaro (CECULT)

Site: https://ufrb.edu.br/bibliotecacecult/

Biblioteca Universitária de Santo Antônio de Jesus (CCS)

Site: https://www.ufrb.edu.br/bibliotecaccs/


 Biblioteca Archimar Baleeiro coleta, processa e dissemina informações técnico-científicas sobre mandioca e frutas tropicais, contribuindo para a geração e absorção do conhecimento agrícola.

O acervo é especializado em assuntos relativos aos principais vegetais pesquisados pela Unidade que são mandioca e frutas tropicais, mais precisamente citros, acerola, mamão, abacaxi, maracujá, banana e manga, abrangendo também assuntos relacionados às pesquisas como botânica, genética, bioquímica, estatística, etc. Por estas características constitui-se numa referência internacional dentro da sua área temática.

Além de obras especializadas nacionais e estrangeiras o acervo conta com uma coleção completa da Flora Brasiliensis, de Karl Friedrich Philipp von Martius, com 20.773 páginas, 6.246 desenhos de plantas e descrição de 22.767 espécies brasileiras, iniciada em 1840 com a publicação do seu primeiro exemplar e concluída em 1906 após sua morte, além de outras obras datadas da segunda metade do Sec. XIX. Contém aproximadamente 90.000 itens entre folhetos, separatas, teses, livros, coleções de periódicos nacionais e estrangeiros, CD ROM(s) e outros.

registrado em:
Fim do conteúdo da página