O Programa de Mestrado Profissional em Educação Cientifica, Inclusão e Diversidade - PPGECID tem sua proposta aprovada em Financiamento da CAPES para a Pós-Graduação

Publicado: Terça, 05 Dezembro 2023 18:01

O Programa de Mestrado Profissional em Educação Cientifica, Inclusão e Diversidade - PPGECID teve sua proposta aprovada no Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Políticas Afirmativas e Diversidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para receber apoio financeiro voltada à formação de recursos humanos de alto nível e à pesquisa acadêmico-científica em temas relacionados às políticas afirmativas e à diversidade na educação. O objetivo do Programa é propiciar formação e capacitação de estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, com elevada qualificação em universidades, instituições de educação profissional e tecnológica e centros de pesquisa no Brasil e no exterior, de excelência em temas relacionados a políticas afirmativas e diversidade.
Serão concedidas bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado para formação de professores e pesquisadores em diversas áreas do conhecimento, em temas relacionados a políticas afirmativas e diversidade.
A Proposta “Impacto da formação stricto sensu de profissionais da educação na área de Tecnologia Assistiva, inclusão e diversidade: contribuições para o desenvolvimento de produtos educacionais”, da proponente professora Dra. Susana Couto Pimentel, foi aprovada em 2º lugar no eixo temático Avanços para autonomia e tecnologia assistiva na educação, e vai receber cerca de R$ 1.450.472,00 para o pagamento de bolsas e custeio (diárias, passagens, eventos, entre outros). A proposta objetiva analisar o impacto da formação stricto sensu de profissionais da educação, na área de Tecnologia Assistiva, inclusão e diversidade, para o desenvolvimento de produtos, equipamentos, serviços e métodos pautados no desenho universal e voltados para pessoas com deficiência. Compõem a equipe de trabalho, professoras, professores e discentes do PPGECID/UFRB, PPGEEDUC/UFES e ETAA/UFRB.