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Caracterização do Curso

Histórico de atuação em pesquisa e atividades acadêmicas do Centro de Formação de Professores

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi criada pela lei 11.151 de 29 de julho de 2005, a partir do desmembramento da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia e possui sede e foro na cidade de Cruz das Almas (BA).

A criação da UFRB foi pautada na proposta do governo federal de interiorização do Ensino Superior. Portanto, como forma de atender a essa proposta sua estrutura é multicampi, sendo que seus seis campi estão organizados por Centros de Ensino em diferentes municípios do Recôncavo da Bahia, sendo que em Amargosa está localizado o Centro de Formação de Professores (CFP).

 O CFP da UFRB teve seu início de funcionamento em outubro de 2006, com o ingresso de alunos em três cursos de Licenciaturas, sendo Física, Matemática e Pedagogia. Em seu projeto de expansão, posteriormente surgiram os cursos de Licenciatura em Química, Filosofia, Letras, Educação do Campo e Educação Física, Tecnologia em Agroecologia, além do Mestrado em Educação do Campo.

Atualmente, o CFP conta com 24 grupos de pesquisa registrados. Nas áreas de Ensino de Física, Química e Matemática, podemos citar o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática do Recôncavo da Bahia; o Grupo Ciência, Tecnologia e Ensino de Química; e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Física e Ensino de Ciências, os quais apresentam diversos projetos de pesquisa sobre ensino de Ciências e Matemática.

Além disso, o CFP conta, também, com alguns programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), o qual apresenta trabalhos com os municípios e comunidades vizinhas e que podemos contar com a necessária atualização de docentes que participam deste e de outros Programas.

 

Objetivos

Objetivo Geral: 

Promover a formação continuada em Ensino de Ciências e Matemática para profissionais licenciados em Ciências, Química, Física e Matemática.

Objetivos Específicos:

- Proporcionar uma formação teórica e prática acerca do Ensino de Ciências e Matemática;

- Proporcionar uma maior interação entre a Universidade e as Escolas de Educação Básica da região do Vale do Jiquiriçá;

- Compreender os aspectos históricos, filosóficos e metodológicos do Ensino de Ciências e Matemática;

- Fomentar pesquisas na Educação Básica na região do Vale do Jiquiriçá.

 

Infraestrutura

A infraestrutura física, administrativa, de ensino e pesquisa do CFP da UFRB será disponibilizada para a operacionalização do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. Além disso, serão disponibilizados recursos didáticos e tecnologias de mídia para o desenvolvimento das aulas teóricas e práticas como: recursos audiovisuais - data show, aparelho de DVD, televisão e aparelho de som.

Como infraestrutura física deverá ser disponibilizada uma sala de aula e uma sala para coordenação e secretaria (que já existem), além do Laboratório de Informática e da Biblioteca setorial do CFP. A biblioteca setorial do CFP conta atualmente com um acervo bibliográfico e exemplares de periódicos nas áreas de educação, filosofia, ciências exatas e naturais. Além do Laboratório de Informática, o CFP já disponibiliza, para toda a comunidade acadêmica, pontos de acesso à rede mundial de computadores. Há também os laboratórios de Matemática, Física e Química.

Os docentes do CFP e CETENS que atuarão no curso terão a carga horária dedicadas à Pós-Graduação incluída nos seus Planos Individuais de Trabalho (PIT). Quanto ao pessoal de apoio técnico-administrativo, será disponibilizado um servidor técnico-administrativo do CFP, o qual já existe, para dar subsídios à Secretaria e ao Colegiado do curso.

 

Público Alvo

Profissionais portadores de diploma de nível superior nas áreas de licenciatura em Ciências, Física, Matemática e Química.

 

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