Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Estrutura Acadêmica Curricular

Componentes Curriculares

Quadro resumo da estrutura curricular

Componentes Curriculares

Créditos

Carga Horária (horas)

Obrigatórios

19

374

Total

19

374

 

1º SEMESTRE

Componente Curricular

Crédito

Carga horária por semana

Natureza

História e Filosofia da Ciência para o Ensino de Ciências e Matemática

2

2h

Obrigatória

Tópicos em Conteúdos Específicos I

3

4h

Obrigatória

Metodologia da Pesquisa

2

2h

Obrigatória

TOTAL

7

8h

 

2º SEMESTRE

Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática

2

2h

Obrigatória

Tópicos em Conteúdos Específicos II

3

4h

Obrigatória

Seminário de Pesquisa I

1

1h

Obrigatória

TOTAL

6

7h

 

3º SEMESTRE

Didática para o Ensino de Ciências e Matemática

2

2h

Obrigatória

Tópicos em Conteúdos Específicos III

3

4h

Obrigatória

Seminário de Pesquisa II

1

1h

Obrigatória

TOTAL

6

7h

 
 

Os componentes curriculares “Tópicos em Conteúdos Específicos I, II e III” serão ofertados em diferentes turmas que abordarão temas pertinentes aos conteúdos de Matemática, Física e Química a partir de sua abordagem histórica, dificuldades de aprendizagem dos alunos e ambientes de aprendizagem para sua abordagem na Educação Básica. No ato da matrícula, o estudante poderá optar pela turma cuja temática lhe interesse, conforme sua formação inicial:

- Turma 01 - Licenciados em Física;

- Turma 02 - Licenciados em Matemática;

- Turma 03 - Licenciados em Química.

 

Atividade Curricular Obrigatória: TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será desenvolvido como um trabalho monográfico individual. O estudante receberá orientação de um professor habilitado pelo colegiado do curso para a orientação de pesquisas e poderá contar, também, com o apoio teórico e/ou metodológico dos Grupos de Pesquisa do CFP.

Durante a elaboração da monografia, o estudante vivenciará a formação pela/em pesquisa, problematizando os fenômenos educacionais buscando compreendê-los através da articulação dos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso. Após aprovação no componente curricular Metodologia da Pesquisa, o aluno deverá preencher formulário próprio para aprovação no colegiado do curso. O professor orientador deve ser credenciado ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Ensino de Ciências e Matemática e optar por uma das seguintes áreas para a monografia: Ensino de Matemática ou Ensino de Ciências ou História e Filosofia das Ciências e da Matemática.

O TCC, produto final do curso, será apresentado em sessão pública num prazo máximo de 18 meses após o início das aulas, diante de uma banca composta por pelo menos três professores sendo, no mínimo, dois deles credenciados no programa. A banca examinadora deverá ser presidida pelo orientador da monografia. Três exemplares da monografia devem ser depositados na Secretaria do curso, no mínimo 15 dias antes da apresentação, para que possam ser encaminhados para a banca examinadora. O aluno terá até 30 minutos para realizar a apresentação oral e, em seguida, a banca examinadora poderá fazer suas colocações ou arguições. Por fim, o presidente fará a leitura do parecer da banca examinadora avaliando a monografia, com parecer final: aprovado ou reprovado.

 

Fim do conteúdo da página