Lançamento dos Anais do IV CBPN

Publicado: Quarta, 25 Junho 2014 16:46

capa anais final

A Pró-Reitoria de Extensão e a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e Associação de Pesquisador@s Negr@s da Bahia (APNB) lançam os Anais do IV Congresso Baiano de Pesquisadores Negros (IV CBPN), que foi realizado em Cruz das Almas, entre os dias 18 e 21 de setembro de 2013, tendo como tema Da Educação Básica à Pós-Graduação: Perspectivas e Estratégias de Políticas Afirmativas para Construção de Gênero e Raça. A publicação tem como  objetivos criar mais um instrumento para alimentar o debate e a reflexão coletiva sobre as desigualdades de gênero e raça, além de registrar e disponibilizar os textos dos trabalhos apresentados no evento

O Congresso Baiano de Pesquisadores Negros é um evento promovido de dois em dois anos pela APNB, o qual reúne estudantes e  intelectuais negr@s, sobretudo de Instituições Públicas de Ensino Superior na Bahia. Na edição 2013, o IV CBPN teve duas conferências, onze minicursos, duas oficinas, seis mesas redondas, comunicações orais, homenagens, uma sessão especial sobre História e Ensino da África, tendo com convidada a Profa. Dra. Teresa, da Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique, atividades artístico-culturais e uma sessão de lançamento de livros.

O IV CBPN foi dedicado ao Prof. Dr. Ubiratan Castro de Araújo (UFBA), in memória. Um símbolo de luta pela transformação social − intelectual engajado que colocou seus saberes a serviço do combate ao racismo. O congresso também homenageou as Profa. Dra. Ana Célia Silva (UNEB) e Maria de Lurdes Siqueira (UFBA) pelo pioneirismo, na área de educação, na luta contra a discriminação racial.

Clique aqui para fazer download dos Anais do CBPN