O que é Extensão Universitária?

É a comunicação que se estabelece entre universidade e outros segmentos da sociedade visando à produção de conhecimentos e à interlocução das atividades acadêmicas de ensino e de pesquisa, através de processos ativos de formação.

Engloba experiências de popularização da ciência e da cultura, e realiza atividades que favorecem a construção de caminhos que podem contribuir no enfrentamento de problemas e questões sociais. Exercidas como direito social, as práticas extensionistas primam pelo respeito à diversidade cultural e têm como eixo o encontro entre os saberes acadêmicos e os saberes espontâneos.

Conforme a Resolução CONAC UFRB Nº 57/2022, a extensão universitária é um processo educativo, artístico, cultural e científico que, articulada ao ensino e à pesquisa de forma indissociável, viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e os demais setores da sociedade, orientada por princípios de dialogicidade e ética, favorecendo a interculturalidade e perspectivas pluriepistêmicas sobre os saberes.