Ações de extensão em inglês integram UFRB, comunidades e universidades norte-americanas

Publicado: Sexta, 19 Novembro 2021 10:32
imagem sem descrição.

A professora de língua inglesa, Kelly Barros, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), destaca as ações de extensão realizadas com a participação das professoras Jamila Lyiscott (Universidade de Massachusetts Amherst) e Dana McIntyre (doutoranda na Universidade de Stony Brook), desenvolvidas no período de 10 a 20 de outubro.

Entre as atividades na comunidade quilombola do Engenho da Ponte, localizada no Vale do Iguape, em Cachoeira, aconteceu troca de experiências e parceria para o site da comunidade, a partir de janeiro de 2022, a ser executada por alunos da professora Jamile Lyiscott. A percussionista Viviam Queiróz, uma das diretoras da banda Didá, se apresentou para a comunidade.

Outra ação foi desenvolvida na sede da Associação Educativa e Cultural Didá, que mantém a Banda Didá, de percussão exclusivamente feminina de Salvador. A entidade deve inaugurar sua rádio em maio de 2022. Pelo diálogo estabelecido na ocasião os ambientes se ampliaram e a potência dos tambores da Didá também irá dialogar com a Universidade de Massachusetts.

Em outros momentos, houveram também discussões sobre o aprendizado de língua inglesa para a justiça social e mobilidades acadêmicas, através das participações dos professores Denise Carrascosa, Bekisizwe Ndimande, Gabriel Nascimento e Kelly Barros.

Aconteceu também encontro para a palestra no Instituto Steve Biko, de onde Jamila e Dana fizeram suas falas de como se colocar justiça social em prática.