VII Simpósio de Extensão da UFRB integra a Reconcitec nos dias 19 e 20 de outubro

Publicado: Segunda, 17 Outubro 2022 15:41

WhatsApp Image 2022 10 14 at 16.15.42A VIII edição da Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia (RECONCITEC) vai acontecer entre os dias 18 e 21 de outubro, com o tema “Ciências, Independências e Territórios”. Nesta edição 2022, o maior evento científico da UFRB conta com palestras, programação cultural e apresentação de trabalhos, que vão ocorrer em formato híbrido. Serão atividades presenciais e virtuais, com vários espaços de debate e compartilhamento de temáticas da extensão universitária. As inscrições para participantes podem ser feitas até o dia 18 de outubro no sistema on-line UFRB Eventos.

Nos dias 19 e 20, o VII Simpósio de Extensão, integrado à Reconcitec desde 2017, vai levar como programação mesas redondas, o III Festival Insubmissões Culturais: A arte de reXistir; e a Trilha Pibex, constituída pela apresentação de trabalhos de 85 bolsistas e voluntários do Programa Pibex.

Abrindo a presença da extensão universitária na VIII Reconcitec, a Trilha Pibex está prevista para o dia 19, próxima quarta-feira, pela manhã, no Centro Esportivo do Recôncavo da Bahia, no campus da UFRB de Cruz das Almas.

No período da tarde do dia 19, o tema “Contribuições da Extensão na Formação Acadêmica, Prática Cidadã e Permanência Estudantil” será tratado, em mesa redonda realizada virtualmente, pelo Profº. Drº. Helder Eterno da Silveira, Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFU, Presidente do FORPROEX e Coordenador do COEX-ANDIFES, e com a medição da Profª. Drª. Tatiana Velloso, Pró-Reitora de Extensão da UFRB.

extensao na reconciteccultura e extensao

O VII Simpósio de Extensão encerra a sua presença no evento com a mesa redonda, realizada virtualmente via TV UFRB, “Cultura e Políticas Culturais nas Universidades Brasileiras”. A mediação fica por conta da coordenadora de Cultura e Extensão da Proext/UFRB, Profª. Drª. Paula Alice Baptista Borges, e com a participação dos/das palestrantes: Profª. Drª. Maria Jucilene Silva Guida de Souza (UEMA), Profº. Drº. Francisco Weber dos Anjos, (UFCA), Prof. Drº. Gil de Medeiros Esper, (UFGD) e Profº. Drº. Alexandre José Molina, (UFU).

A Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia (RECONCITEC), já consolidada na região do Recôncavo da Bahia, vem também se consolidando ao longo dos anos em âmbito nacional, tratando de temáticas fundamentais para a compreensão da realidade brasileira em todas as áreas de conhecimento. O evento acadêmico proporciona ambiente qualificado para debates em torno da produção científica, tecnológica e extensionista, tanto no nível da pós-graduação, quanto da graduação.

O tema desta oitava edição, “Ciências, Independências e Territórios”, no bojo das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, e diferente do que preconiza o senso comum, convida à reflexão do papel determinante da Bahia neste processo. O objetivo é jogar luz à complexidade de eventos que desencadearam na independência do país, que não se limitaram ao denominado “Grito do Ipiranga”. O território do Recôncavo foi palco de importantes conflitos, com papel decisivo de sua gente, na resistência ao domínio do império português.
Mais informações e programação completa no site ufrb.edu.br/reconcitec.