Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFRB participou de encontro com parteiras e povos originários

Publicado: Sexta, 25 Novembro 2022 14:14

WhatsApp Image 2022 11 25 at 14.13.35

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Profa. Dra.Tatiana Velloso, marcou presença no XII Congresso Internacional da Rede Nacional de Parteiras Tradicionais, realizado entre os dias 22 e 27 de novembro de 2022, em Guaibim, na cidade de Valença.

A participação de Tatiana Velloso ocorreu no dia 23 de Novembro,  ao integrar uma mesa ao lado da mestra Suely dos Santos Carvalho, parteira tradicional, fundadora da Rede Internacional de Escolas de Saberes, Cultura e Tradição Ancestral (ESCTA-CAIS) e coordenadora da Rede Nacional de Parteiras Tradicionais, Povos Originários do Brasil (RNPT).

O XII Congresso Internacional da Rede Nacional de Parteiras Tradicionais, Povos Originários do Brasil (RNPT) reúne mais de 100 representantes de grupos de parteiras tradicionais, benzedeiras, rezadeiras, alquimistas, sororgestas, curandeiras, autoridades religiosas de matriz africana, pajés, e da Escola de Saberes, Cultura e Tradição Ancestral - ESCTA-CAIS de 18 países.

“O congresso é o marco lógico da Rede Nacional de Parteiras Tradicionais e povos originários do Brasil, e propõe o alinhamento das cosmovisões com o propósito de promover o bem comum e construir relações de paz fundadas no respeito à liberdade e na defesa da vida”, avalia a Pró-Reitora Tatiana Velloso.

Os congressos realizados pelas redes nacional e internacional acontecem a cada dois ou três anos e seguem o mesmo roteiro desde 1996, quando foi criada a rede nacional, no primeiro Congresso Internacional de Parteiras Tradicionais do Brasil, realizado no Teatro de Nova Jerusalém, em Fazenda Nova - PE.

A programação do XII Congresso Internacional, distribuída ao longo de cinco dias, inclui oficinas, mesas-redondas, intercâmbios, rodas de conversas, exposições fotográficas, cine-debate, sarau e apresentação de grupos culturais.