UFRB seleciona bolsistas para atuação na curricularização da extensão

Publicado: Terça, 09 Maio 2023 16:31

seleção 6

As Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (PROEXC) e de de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) selecionam bolsistas para programas e projetos de extensão inseridos nos currículos de graduação. As/Os estudantes da UFRB podem se candidatar até o dia 22 de maio, por meio de formulário online disponível no menu “seleções” do site da PROEXC.

De acordo com o Edital Proexc Nº 07/2023, as/os discentes da UFRB poderão se candidatar em um único projeto ou programa entre as propostas selecionadas pelo Edital Nº 01/2023 - Seleção de programas e projetos de extensão para fins de inserção nos currículos de graduação (Curricularização da Extensão). Serão aceitas, no máximo, 10 inscrições para cada proposta aprovada. No total, serão disponibilizadas oito bolsas, no valor de R$ 700,00, para o período entre julho e dezembro de 2023.

Interessadas/os em participar do processo seletivo devem entrar em contato com a coordenação do programa ou projeto de extensão selecionado no Edital PROEXC Nº 01/2023. No ato da inscrição, é necessário anexar uma carta de apresentação preenchida de forma digital e assinada pela coordenadanação do programa ou projeto, bem como uma carta de intenção, o Currículo Lattes, o comprovante de matrícula e o histórico acadêmico atualizado.

A Curricularização da Extensão é uma das metas previstas no Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024). Todos os cursos de graduação das universidades públicas brasileiras devem destinar, no mínimo, 10% da sua carga horária à extensão universitária. Na UFRB, a Política de Curricularização da Extensão foi instituída pela Resolução CONAC/UFRB N° 25/2021. A partir de então, todas/os as/os estudantes de graduação da UFRB precisam ter vivências na extensão universitária, para garantir uma formação universitária mais cidadã, ética e solidária.

Para apoiar, com auxílio financeiro, o processo de inserção das ações de extensão nos currículos dos cursos de graduação da Universidade, a PROEXC e a PROGRAD lançaram os editais 01/2023 e 07/2023. Os projetos e programas apoiados pelos editais vão receber  auxílio, no valor de até 8 mil reais em diárias, material de consumo (papel A4, caneta, fita adesiva), bolsas para estudantes de graduação, materiais gráficos e contratação de prestação de serviços de pessoa jurídica.