Campus de Santo Amaro sediou semana LGBTQIAP+ do Recôncavo

Publicado: Quarta, 07 Junho 2023 11:47

A Semana LGBTQIAP+ do Recôncavo aconteceu entre os dias 31 de maio e 02 de junho . O evento foi realizado no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na cidade de Santo Amaro. A celebração foi organizada pelos(as) discentes do campus, com o objetivo de comemorar o Dia Internacional do Orgulho LGBT, e contou com uma programação de 3 dias composta por mesas de debates, exposições e performances artísticas, oficinas de dança e apresentações culturais.

“Nesse momento, enquanto comunidade, a gente começa a se movimentar, a gente tem que resistir, a gente tem que ir à luta, a gente não pode deixar esmorecer. Então é fundamental nessa retomada, pelo menos desse esperançar, de que agora sim a gente vai conseguir novamente respirar e avançar nessas pautas. É de total importância nesse momento a gente retomar o que a gente achava que já tinha alcançado e a gente viu que nesses últimos 4 anos só foi de retrocesso. Então, é de extrema impotência a gente voltar a tomar as pautas, não só da comunidade, mas enquanto estudante dentro desse espaço”, explica Rodrigo Mota, estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Cultura e coordenador do evento.

A Semana LGBTQIAP+ foi um dos 33 eventos selecionados pelo Edital 02/2023, viabilizado por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), com o objetivo de apoiar a realização de eventos promovidos pela comunidade acadêmica da UFRB. Servidores(as) docentes e técnicos-administrativos(as) em exercício e discentes devidamente matriculados(as) na instituição submeteram  propostas para o edital.