Cruz das Almas e Cachoeira vão sediar festival de cinema socioambiental

Publicado: Quinta, 27 Julho 2023 15:55

WhatsApp Image 2023 07 26 at 06.27.14 1

Com sessões gratuitas e abertas ao público, a Mostra Ecofalante de Cinema exibirá filmes premiados em festivais nacionais e internacionais, além de sessões especiais para o público infanto-juvenil. No total, serão exibidas 48 obras entre os dias 31 de julho e 11 de agosto, nas cidades de Cruz das Almas Cachoeira. Para receber certificado de participação no evento, é necessário se inscrever até o dia 03 de agosto, no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Para além das sessões cinematográficas, a Mostra também se dedica a projetos educacionais. Nesta edição, em colaboração com a Secretaria de Educação de Cruz das Almas e a Secretaria de Educação de Cachoeira, a Ecofalante oferecerá uma formação para profissionais das escolas locais, sobre o audiovisual como ferramenta para a transformação socioambiental. Esta formação visa proporcionar aos educadores o contato com diferentes metodologias e estratégias para explorar obras audiovisuais de temática socioambiental, incentivando a criação de programas e projetos que se alinhem com os desafios reais de suas escolas, comunidades e territórios.

O festival de cinema é realizado pela ONG Ecofalante e Ministério da Cultura, em parceria com a Coordenadoria de Cultura e Universidade (CCU) das Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da UFRB.

Programação de Cruz das Almas

Em Cruz das Almas, as sessões abertas ao público acontecerão entre os dias 31 de julho e 11 de agosto no auditório da Biblioteca da UFRB, e serão seguidas por debates com docentes da universidade. A sessão de abertura da Mostra acontece no primeiro dia do evento, às 14h, com a exibição do longa-metragem “Lavra”, de Lucas Bambozzi.

Em paralelo às exibições abertas, o evento contará ainda com sessões para estudantes do ensino fundamental I e II da rede pública municipal, que serão realizadas no auditório da Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves e no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP).

Confira a programação completa do evento em Cruz das Almas.

Programação de Cachoeira

Em Cachoeira, as sessões abertas ao público serão realizadas no Cine Theatro Cachoeirano entre os dias 31 de julho e 10 de agosto. A abertura do primeiro dia evento será às 19h30, com a exibição do filme “Exu e o Universo”, de Thiago Zanato.

Em paralelo às exibições abertas, o evento contará ainda com sessões para estudantes do ensino fundamental I e II da rede pública municipal, que acontecerão no Auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB e no Cine Theatro Cachoeirano.

Confira a programação do evento em Cachoeira.

Ecofalante Educacional

Através do festival de cinema criado em 2012, a ONG Ecofalante promove diversos projetos na área da educação, exibindo filmes, organizando debates e realizando formações de professores em escolas, universidades e equipamentos culturais. Ainda neste mês, está prevista a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica Educacional entre a Ecofalante e a UFRB com o intuito de proporcionar o acesso aos conteúdos audiovisuais, técnicos e educacionais fornecidos através do Programa Ecofalante Universidades. Este, visa estabelecer parcerias com universidades brasileiras públicas e privadas, de maneira a estimular os três pilares da educação superior: ensino, pesquisa e extensão.

A Mostra Ecofalante de Cinema é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A edição baiana de 2023 tem apresentação da Taesa, patrocínio da BASF e apoio da Drogasil. Criada em 1991, a Lei n° 8.313 possibilita o patrocínio de expressões culturais por empresas privadas e pessoas físicas ao abater do Imposto de Renda o valor concedido. A lei é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e visa ampliar o acesso popular à cultura em todo território nacional.