Proexc promove formação sobre extensão no SIGAA em todos os campi da UFRB

Publicado: Segunda, 07 Agosto 2023 10:54

capa ascom 1

O curso é para docentes, discentes e técnicos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e tem o objetivo de instruir sobre a operacionalização do módulo de extensão no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). A capacitação vai acontecer entre os dias 28 de agosto e 2 de outubro, um dia em cada campus, e tem a duração de 8 horas. Para participar, é necessário se inscrever no SIGAA da UFRB, a partir do dia 07 de agosto até a data do evento. A atividade contará com módulo teórico e módulo prático, por isso, é recomendável que os inscritos levem notebooks.

O primeiro encontro do ciclo de formação vai acontecer em Amargosa, na sala 07 do Centro de Formação de Professores (CFP). Tércio Menezes, gestor do Núcleo de Documentação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), vai explicar como registrar eventos e projetos, enviar relatórios, obter certificado e fazer inscrições em cursos e eventos. Na capacitação, serão lançados guias e tutoriais atualizados, que ficarão disponíveis na página da Proexc para auxílio na operacionalização do sistema.

O curso de capacitação tem como proposta viabilizar a aplicação da Resolução CONAC 057/2022, que aprova as normas que disciplinam as ações de Extensão Universitária da UFRB. A extensão universitária é um processo educativo, artístico, cultural e científico que se articula com o ensino e a pesquisa, e viabiliza a interação transformadora entre docentes, estudantes, técnicos/as-administrativos/as e comunidade.

A implantação do módulo de extensão representa um avanço e uma das mais importantes ações na institucionalização, organização e atendimento às demandas das atividades extensionistas nas suas mais diversas dimensões. Além de facilitar todos os processos, o Sistema contribui para o fortalecimento da extensão universitária, na medida em que facilita as consultas e a obtenção de indicadores para avaliação, direcionamento de ações e comunicação à sociedade.

Calendário do curso

> CFP -  28 de agosto - 8h às 12h e 13h às 17h - INSCRIÇÕES AQUI
> CETENS - 04 de setembro -  8h às 12h e 13h às 17h - INSCRIÇÕES AQUI
> CECULT - 11 de setembro -  8h às 12h e 13h às 17h - INSCRIÇÕES AQUI