UFRB aprova Plano de Cultura para fortalecer a arte e a cultura no Estado da Bahia

Publicado: Segunda, 15 Abril 2024 15:40

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) deu um passo histórico ao aprovar, por unanimidade, o Plano de Cultura, durante a última reunião do Conselho Universitário (Consuni), realizada em 12 de abril. Este é o primeiro Plano de Cultura universitário da Bahia e estabelece os objetivos e metas para os próximos 10 anos, buscando fortalecer e valorizar a arte e a cultura do estado, em especial dos territórios do Recôncavo, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá.

Elaborado em um processo coletivo que começou em 2017, o plano representa uma conquista significativa para a comunidade universitária e para as populações locais. A Reitora da UFRB Georgina Gonçalves destaca a importância da relação entre universidade e outros segmentos da sociedade: "O Plano foi construído pela comunidade universitária em diálogo com as pessoas desse lugar, com as pessoas que sabem, que fazem, que reconhecem esse lugar que é o Recôncavo da Bahia".

Coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o processo de elaboração do Plano foi feito a partir do mapeamento das atividades culturais desenvolvidas nos sete Centros de Ensino da UFRB, o que resultou na criação do Fórum de Cultura (FORCULT) e na aprovação da Resolução CONAC UFRB 034/19. Agora, com o Plano de Cultura aprovado, a universidade se compromete a guiar sua política cultural considerando a cultura em suas três dimensões: produção simbólica, direito e cidadania, e economia.

Para Danillo Barata, Pró-Reitor de Extensão e Cultura, a cultura é o grande diferencial da UFRB: "Quando viajamos pelo Brasil e ao exterior e apresentamos a nossa Universidade, mesmo com a força dos nossos cientistas e das pesquisas, é a cultura do Recôncavo o nosso grande fator distintivo de ser e estar no mundo. A cultura e essa universidade caminham juntas em um território que é colo e útero do Brasil".

Com 16 objetivos, cinco estratégias e 29 metas estabelecidas para os próximos 10 anos, o Plano de Cultura da UFRB busca garantir direitos culturais, promover o diálogo e a diversidade, além de incentivar a cultura como conhecimento transversal em todas as áreas do saber. A implementação do plano será conduzida pelo Fórum de Cultura da UFRB, que terá papel fundamental na execução, avaliação e expansão da política cultural da universidade.