Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Professores e estudantes da UFRB realizam I encontro interdisciplinar em Salvador

Publicado: Terça, 20 Novembro 2018 15:04 | Acessos: 864

 No dia seis de maio de 2015, professores e estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia realizaram o I Encontro Interdisciplinar de Comunicação. A atividade de extensão teve como objetivos apresentar trabalhos desenvolvidos em atividades interdisciplinares realizadas durante o semestre 2014.1 por quatro equipes do curso de Publicidade e Propaganda da UFRB, englobando os componentes curriculares Comunicação, Cultura e Arte, ministrado pela professora Juciara Nogueira e Editoração e Processos Gráficos, ministrado pelo professor Juliano Mascarenhas, que organizaram o evento. Dois renomados profissionais da área foram convidados para realizar palestras: José Américo e Suely Temporal e para avaliar e comentar as peças elaboradas por cada equipe, os organizadores reuniram profissionais de variados setores e professores de outras instituições que participaram de duas mesas redondas, visando estreitar os laços da universidade com a sociedade. O Encontro ocorreu das 9 às 17 horas, no auditório Nadja Viana, na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e abertura ficou a cargo do coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da UFRB, prof. Dr. Robério Marcelo Ribeiro, que saudou os presentes e recebeu os palestrantes. O evento contou com a parceria da UFBA e de professores da UNIBAHIA, FTC, UNEB e IBES, reunindo estudantes de variadas instituições.

O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da UFRB, professor Robério Marcelo Ribeiro, sauda a plateia e palestrantes do I Encontro Interdisciplinar em Comunicação (Foto: divulgação)

O atendimento e seus desafios

A palestra inicial teve como tema O atendimento e seus desafios e foi realizada às 9 horas pelo publicitário José Américo Araújo Neto. José Américo é sócio e diretor de atendimento da Viamídia, professor da IBES, consultor, palestrante e colunista, além de diretor da ABAP. O tema, de grande relevância e pertinência, foi tratado com maestria pelo ilustre convidado, que foi muito aplaudido por todos.

O publicitário José AMérico (Foto: divulgação)

Logo após, ocorreu a apresentação de trabalhos de estudantes da UFRB. Tendo como tema doação de órgãos, a equipe formada por Adriano Rivera, Fernanda Barbosa, Gustavo Cerqueira e Reinaldo Silva apresentou o processo de criação do trabalho Doe órgãos, doe vida.  Já sobre o tema violência, os estudantes Cristiane Almeida, Direle da Cruz, Lindauline Moreno e Marcos Vinicius apresentarão o trabalho Monstros existem. Denuncie. Para analisar e comentar sobre os trabalhos apresentados e temas tratados, compôs a  primeira mesa redonda intitulada Comunicação e cidadania Dr. Eraldo Salustiano Moura, coordenador do Sistema de Transplantes da Bahia - SESAB, que destacou a relevância de se tratar sobre doação de órgãos, parabenizou a equipe que abordou o tema e discorreu sobre a necessidade de realização de trabalhos desta natureza.  Também compôs a mesa  que tratou especificamente sobre os números alarmantes de violência contra a mulher, a coordenadora de políticas públicas e ações governamentais da superintendência de prevenção à violência da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, Capitã Maribel Fernandes Ribeiro Santana, que é graduada em Administração pela Universidade do Estado da Bahia, tem Especialização em Metodologia do Ensino Superior e Gestão de Projetos e mestra em Administração.  A capitã Maribel analisou detidamente o trabalho apresentado, destacando a necessidade de se educar a população, no sentido de que as pessoas compreendam a gravidade de atos que às vezes destroem famílias e até vidas e parabenizou a equipe pela escolha do tema e iniciativa. Para comentar sobre os laços entre comunicação e os temas abordados, ainda compôs a mesa  a mestra em Cultura e Sociedade(UFBA)  Hanayana Brandão, que é professora da UNEB, FTC e UNIBAHIA. Em suas reflexões, Hanayana destacou a importância do estreitamento de vínculos entre a Universidade e a sociedade e parabenizou as equipes. A mediação desta mesa ficou a cargo da professora da UFRB Juciara Nogueira, Doutora em Cultura e Sociedade (UFBA).

   

Primeira mesa redonda do evento (foto: divulgação)

Profissionais da comunicação, assessoria e mercado: somando talentos

Abrindo os trabalhos pela tarde, às 13:30 a jornalista Suely temporal, sócia fundadora da Agência de Textos Comunicação Corporativa, realizou a palestra Profissionais da comunicação, assessoria e mercado: somando talentos, sendo muito aplaudida por suas contribuiçõesLogo a seguir duas outras equipes  apresentaram seus trabalhos. Primeiramente, foi apresentado o processo de criação e finalização do Guia do estudante em apuros, que teve como tema alimentação saudável e foi desenvolvido pela equipe formada por Adan Gabriel, Brenda Almeida, Bernardo Oliveira, Iana Joaquina e Suzana Sales. Logo após, a equipe formada pelos estudantes Amanda Barretto, Eduardo Braga, Elismara Pedreira, Sérgio Leal e Vanessa Oliveira apresentaram a cartilha Todos juntos, separando e justificaram o direcionamento da criação, voltada para educar sobre a importância de iniciativas voltadas para a reciclagem.

A jornalista Suely Temporal (Foto: divulgação)

Para analisar e comentar sobre os trabalhos apresentados no início da tarde,  compuseram a segunda mesa redonda Comunicação e cidadania o jornalista Paulo Manera, secretário de Comunicação da Prefeitura de Lauro de Freitas, que tratou sobre a importância da comunicação para o setor da reciclagem e elogiou a iniciativa da equipe ao criar uma cartilha, direcionada às crianças, já visando educar desde cedo sobre tal aspecto tão relevante e ainda tão pouco considerado.

Segunda mesa redonda do evento (Foto: divulgação)

Também compôs esta segunda mesa redonda a jovem Raquel Pimentel, formada em Jornalismo pela UFRB e atualmente trabalhando na edição da BandNews FM. Raquel lembrou do seu tempo de universitária na cidade de Cachoeira e observou que, de fato, os jovens precisam cuidar bem da alimentação. Elogiou a iniciativa da equipe e comentou sobre a apresentação do Guia do estudante em apuros, uma publicação online voltada para estudantes que vão morar longe da família e precisam aprender a se alimentar bem. Ainda para compor a mesa, foi convidada a relações públicas Isabela Aragão, professora da UNIBAHIA, que parabenizou a iniciativa e analisou criteriosamente os trabalhos das duas equipes, contribuindo para uma visão abrangente sobre a importância de iniciativas interdisciplinares englobando a Universidade e a sociedade. Esta mesa redonda foi mediada pelo professor Juliano Mascarenhas.

Estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da UFRB apresentam trabalhos em Salvador (foto: divulgação)

Estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da UFRB apresentam trabalhos em Salvador (Foto: divulgação)

Texto: Juciara Nogueira

Professora da UFRB

registrado em:
Fim do conteúdo da página