Carta Direção e Coordenações de Cursos

Prezadas(os) Colegas

Prezadas(os)s Estudantes

A Direção de Centro e Coordenações dos Colegiados de Cursos de Graduação e Pós-Graduação se dirigem à comunidade acadêmica para compartilhar algumas informações importantes sobre a resolução do Conac 08.2020, que dispõe sobre a suspensão do calendário acadêmico 2020.1 da Graduação e da Pós Graduação, publicada ontem (21/3), disponível em

1.       O Conselho Acadêmico (CONAC) é órgão consultivo e deliberativo, responsável por normatizar a organização e o funcionamento da área acadêmica da UFRB nos aspectos técnicos, didáticos e científicos, com funções indissociáveis nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, em conjunto com os órgãos da Administração Superior e Setorial da Universidade. O Conac é Presidido pelo Mag. Reitor, mas tem em sua composição, Membros Natos (Vice Reitor, Pro Reitores, Diretores e Coordenadores de Colegiados) e Representantes Discentes da Graduação e Pós Graduação;
  2.        A pandemia do Coronavirus alterou a rotina do Estado, com impactos sobre a Comunidade acadêmica, que tornaram a suspensão das aulas uma medida necessária, em consonância com as recomendações das autoridades de saúde, bem como das Universidades da maior parte do país;
  3.       A possibilidade de aulas em plataformas digitais foi discutida pela Direção e Coordenações Cursos, entretanto, consideramos, primeiramente, que impor o funcionamento restrito ao EAD é excludente e compromete a qualidade do processo formativo ao subtrair as condições de interação próprias às salas de aula. Nem todos/as têm meios de acesso a equipamentos e Internet, além de espaço físico adequado e que permita a concentração na realização das atividades à distância. Além disso, o ensino à distância com qualidade exige planejamento e desenvolvimento de metodologias específicas, bem como uma capacitação docente e condições para algum nível de interação presencial que é inviável na maior parte do Estado, atualmente. O sistema remoto pode ser usado para compartilhar informações e materiais, além de sugerir atividades, mas o tempo e a interação presencial professor(a)- aluno(a) /aluno(a)-aluno(a) são fatores fundamentais no processo de ensino e aprendizagem. É nesse tipo de educação que acreditamos, a de todo(a)s junto(a)s!
  4.      Utilizaremos a tecnologia para manter semanalmente sugestões de leituras, filmes, vídeos e atividades, mas é importante salientar que isso não é substituição de aulas - as atividades remotas que eventualmente sejam promovidas não poderão ser registradas enquanto aulas durante este período - é apenas uma maneira de manter as disciplinas "vivas", nos conectar e fortalecer!
  5.       Conforme Portaria 322, emitida pela Reitoria em 17.03.2020, estão mantidas (de modo remoto) as atividades consideradas prioritárias ou estratégicas. Para tal, cada Centro de Ensino construiu um Plano de Contingência, apresentado à Administração Central na última sexta feira 20.03. Este Plano pode ser consultado na página do CAHL.

A Covid_19 não adoeceu nosso compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão. Pelo contrário, estamos ainda mais imbuído(a)s do desejo de continuarmos construindo juntos(as) a Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade! Pois, só de mãos dadas com a ciência e a educação, alcançaremos a cura. Como educadoras/es e Pesquisadoras/es das Ciências Humanas, nosso papel é refletir, comunicar, propor, conscientizar e defender os direitos das nossas comunidades.

Nesse momento, é fundamental que cuidemos de nós mesmos(a)s e de pessoas queridas, sempre de acordo com as orientações dos órgãos responsáveis pela nossa saúde. Quando esse delicado período acabar, esperamos cada uma, cada um de vocês de volta ao nosso CAHL, com mais convicção ainda quanto ao nosso papel transformador, emancipador, na busca de uma sociedade mais justa e democrática.

Direção do Centro de Artes, Humanidades e Letras

Coordenações dos Colegiados de Cursos de Graduação e Pós Graduação