Gustavo Queiroz - Sócio e co-Presidente da Morya Comunicação e Lucas Assis, fotógrafo da série criativos.br foram as estrelas convidadas para o I EncontroPublicidade e Propaganda da UFRB

Publicado: Quarta, 21 Novembro 2018 17:06 | Acessos: 1235

Na quarta-feira, nove de maio de 2018, a coordenação do Bacharelado em Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia promoveu um encontro para recepcionar os calouros do curso e tratar sobre as conquistas, desafios e perspectivas relativas à área da comunicação, com ênfase para a Publicidade e Propaganda. O evento foi realizado no auditório da Fundação Hansen, em Cachoeira e teve início pontualmente às 8 horas, com a inscrição dos ouvintes. A abertura ocorreu às 8h30 com palestra proferida pelo presidente do Sindicato das Agências de Propaganda Sinapro – Bahia, Gustavo Queiroz, que também é sócio e co-Presidente da Morya Comunicação. Jornalista por formação e publicitário por vocação, Gustavo tratou sobre Comunicação em tempo de transformação e cativou o auditório repleto de estudantes de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e outros cursos do CAHL. Atentos, todos acompanharam suas colocações e reflexões sobre o tema abordado, que em muito contribuiu para aprimorar os conhecimentos dos presentes.

O presidente do SINAPRO, Gustavo Queiroz, realizou palestra para estudantes da UFRB.

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, com MBA Executivo da Amana Key e especializações em Negociação pela Harvard University, além de Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, Gustavo Queiroz é Sócio e co-Presidente da Morya Comunicação e soma três décadas de experiência no segmento publicitário. Além de ajudar a desenvolver a Rede Morya, levando a atuação da Agência para 10 Estados, em todas as regiões do País, Gustavo participou do processo de associação da Morya ao Grupo ABC, maior conglomerado de Comunicação do Brasil, que hoje pertence ao Omnicom Group, segundo maior grupo de Comunicação do mundo. Gustavo Queiroz liderou operações para grandes clientes como Telefônica, Vivo, O Boticário, Magazine Luiza, Le Biscuit, JHSF, SICREDI, Picadilly, Mahogany, dentre outros. Atualmente é Presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia) e membro do Conselho da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro). Também participa do Conselho das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e do Instituto do Conhecimento (ICON), ligada ao Endeavor e aceitou o convite para participar do evento I Encontro Publicidade e Propaganda: conquistas, desafios, perspectivas, colaborando para estreitar os laços entre o mercado publicitário baiano e o curso de PP da UFRB.

Após a palestra, Gustavo Queiroz respondeu às perguntas dos estudantes.

Dando prosseguimento ao evento, às 11 horas ocorreu a apresentação dos grupos de pesquisa Corpo e Cultura - liderado pela professora Renata Pitombo e Marketing e Comunicação, liderado pelo professor Juliano Mascarenhas, ambos do colegiado do curso de PP.

Formado em Publicidade e Propaganda, o professor Juliano Mascarenhas comentou sobre a importância da pesquisa na área do marketing.

A professora Renata Pitombo, membro do colegiado de PP, destacou a importância dos enlaces entre moda, corpo e cultura.

Às 13h30 o fotógrafo Lucas Assis realizou a palestra Fotografia digital: mudança de tempo e tempo de mudança. Sua participação era muito aguardada, pois seu trabalho no Instagram tem excelente repercussão e alguns estudantes que se interessam por fotografia puderam acompanhar atentamente sua palestra, que foi ricamente ilustrada com a apresentação de ensaios e fotos diversas.

Após a palestra, Lucas Assis também respondeu às perguntas dos estudantes

Formado em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia, Lucas Assis é fotógrafo e faz parte do elenco fixo da série Criativos.br – Moda e identidade, veiculada semanalmente na Fashion Tv e no SBT. A realização é da Tem Dendê Produções, que vem propiciando maior visibilidade para a diversidade da moda brasileira, entrelaçando nos programas abordagens que contemplam identidades, inclusão, diversidade e trazendo para o primeiro plano talentos pouco conhecidos, além de realçar características da matéria-prima usada na produção de vestuários e acessórios confeccionados em distintas cidades. Fotografias produzidas por Lucas Assis para esta série e outros trabalhos podem ser acessadas em: @assislucas. Ao longo da carreira, Lucas realizou numerosos editoriais e ensaios para jornais, revistas e sites, sendo colaborador das publicações do Grupo AV (Andrea Velame). Especificamente para o mercado publicitário baiano, podem ser destacadas as fotos que fez mais recentemente para a Timbalada, Filhos de Gandhy e Margareth Menezes. Na série Olhares: o Afro Fashion Day por Lucas Assis, o Correio* destacou seus registros realizados durante o evento, em outubro de 2017. Ao aceitar o convite para apresentar um pouco do seu diversificado trabalho, ele também irá propiciar reflexões sobre a fotografia digital e as impactantes mudanças que ela tem provocado na área da comunicação.

Por fim, às 16h houve a apresentação do grupo de pesquisa ARCCO – Arte, Cultura e Comunicação, liderado pela coordenadora do curso, professora Juciara Nogueira (foto), que desejou boas vindas aos calouros, agradeceu a todos que trabalharam e contribuíram para o êxito do evento.

Fotos do evento: Claudemir Galvão e Juciara Nogueira