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Currículo

Estrutura Curricular do Curso

A estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Química do CFP compreende quatro grandes blocos: bloco de disciplinas instrumentais, bloco de disciplinas específicas, bloco de disciplinas pedagógicas e bloco interdisciplinar que irão integrar as seguintes naturezas de conteúdos (Parecer CNE/CES 1.303/2001):


  1. 1.    CONTEÚDOS BÁSICOS - Os conteúdos básicos deverão englobar conhecimentos químicos e das áreas das ciências exatas, da terra e humanas, tendo a evolução como eixo integrador.

  2. 2.    CONTEÚDOS ESPECÍFICOS - A modalidade Licenciatura deverá contemplar, além dos conteúdos próprios da Química, conteúdos nas áreas de Biologia, Física e da Saúde, para atender ao ensino fundamental e médio. A formação pedagógica, além de suas especificidades, deverá contemplar uma visão geral da educação e dos processos formativos do educando. Deverá também enfatizar a instrumentação para o ensino de Ciências no nível fundamental e para o ensino da Química, no nível médio.

A elaboração de monografia deve ser estimulada como trabalho de conclusão de curso.
Para a licenciatura em Química serão incluídos, no conjunto dos conteúdos  profissionais, os conteúdos da Educação Básica, consideradas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores em nível superior, bem como as Diretrizes Nacionais para a Educação Básica e para o Ensino Médio.3.    ESTÁGIOS E PRÁTICAS COMO COMPONENTES CURRICULARES - O estágio curricular deve ser atividade obrigatória e supervisionada que contabilize horas e créditos. Os estágios supervisionados nas escolas constituem a oportunidade de inserção dos futuros Licenciados na realidade escolar, participando das várias etapas do processo de ensino-aprendizagem. Os estágios terão uma carga horária total de 408 horas, serão desenvolvidos em escolas públicas de Educação Básica da Rede Municipal e Estadual de Ensino da Região, sediado no Município de Amargosa e região, sob a orientação e acompanhamento dos Professores das Práticas de Ensino. As disciplinas de Prática de Ensino correspondem à prática como componente curricular objetivando a articulação dos conhecimentos teóricos com a prática profissional, vivenciadas ao longo do curso, onde ocorrerá a interdisciplinaridade dos conteúdos das Disciplinas do Núcleo Básico visando à integração entre os conhecimentos adquiridos para o ensino fundamental e médio. As práticas terão uma carga horária total de 408 horas. Este caráter integralizador e interdisciplinar das disciplinas de instrumentalização funcionará como eixos articuladores atendendo, portanto ao que está estabelecido na Resolução CNE/CP 1/2002 no seu artigo 11. Art. 11. Os critérios de organização da matriz curricular, bem como a alocação de tempos e espaços curriculares se expressam em eixos em torno dos quais se articulam dimensões a serem contempladas, na forma a seguir indicada:I -     eixo articulador dos diferentes âmbitos de conhecimento profissional;
II - eixo articulador da interação e da comunicação, bem como do desenvolvimento da autonomia intelectual e profissional;
III -  eixo articulador entre disciplinaridade e interdisciplinaridade;
IV -  eixo articulador da formação comum com a formação específica;
V -  eixo articulador dos conhecimentos a serem ensinados e dos conhecimentos filosóficos, educacionais e pedagógicos que fundamentam a ação educativa;
VI -  eixo articulador das dimensões teóricas e práticas.4.    DISCIPLINAS OPTATIVAS buscam aprofundar os estudos e ampliar o diálogo do curso com os anseios dos alunos fornecendo-lhes também uma maior opção de escolha conforme suas habilidades assim como possibilitar ao aluno ser indivíduo consciente de seu papel na sociedade como cidadão atuando como educador e/ou com uma formação geral interdisciplinar aplicada a um contexto regional.Além do estágio curricular, uma série de outras atividades complementares deve ser estimulada como estratégia didática para garantir a interação teoria-prática, tais como: monitoria, iniciação científica, apresentação de trabalhos em congressos e seminários, iniciação à docência, cursos e atividades de extensão. Estas atividades poderão constituir créditos para efeito de integralização curricular, devendo as IES criar mecanismos de avaliação das mesmas.
As Atividades Complementares correspondem um total de 200 horas, compreendem um conjunto de estratégias didático-pedagógicas, de natureza acadêmico-científica, bem como artístico-cultural e esportiva, portanto, de amplo espectro de ações, visando oferecer ao aluno, ao longo do curso, uma intensa vivência universitária, condição fundamental para articular saberes teórico-práticos, e complementares, com habilidades e procedimentos diversificados, a sua formação na condição de profissional e cidadão. Essas têm por objetivo possibilitar a inserção do aluno em distintas situações de aprendizagem.

DISCIPLINAS DE NATUREZA CIENTÍFICO-CULTURALO bloco de componentes curriculares instrumentais engloba disciplinas que compõem a formação básica nas linguagens e procedimentos científicos empregados, não apenas no campo da Química, mas também em diversos ramos do saber. Está constituído pelos pelas específicas e pedagógicas:

SUB-BLOCO 1: MATEMÁTICA
Cálculo Diferencial e Integral I, Cálculo Diferencial e Integral II e Introdução à Estatística.
DISCIPLINAS ESPECÍFICAS

Os componentes curriculares desse bloco relacionam-se ao campo de formação específica permitindo ao aluno um aprofundamento teórico e prático necessário a sua devida qualificação profissional. Apresenta-se dividido em cinco sub-blocos disciplinares englobando as áreas de Química, Bioquímica, Física, e Biologia.

SUB-BLOCO 1: QUÍMICA
Química Geral I, Química Geral II, Química Inorgânica I, Química Inorgânica II, Química Inorgânica III, Química Orgânica I, Química Orgânica II, Química Orgânica III, Química Analítica I, Química Analítica II, Química Analítica III, Físico-Química I, Físico-Química II, Química Ambiental, História da Química, Eletroquímica, Termodinâmica, Tópicos Especiais em Química, Corrosão e Proteção Contra Corrosão, Métodos Experimentais, Química de Alimentos, Química Medicinal, Síntese Orgânica, Estereoquímica Orgânica, Química de Produtos Naturais, Ciência dos Materiais, Métodos Cromatográficos e Química de Polímeros.SUB-BLOCO 2: BIOQUÍMICA
Bioquímica e Bioquímica AplicadaSUB-BLOCO 3: FÍSICA
Física I, II e IIISUB-BLOCO 4: BIOLOGIA
Biologia Geral, Microbiologia Geral e Biologia Molecular.SUB-BLOCO 5: TECNOLOGIA
Tecnologia de Produtos Sanitários.DISCIPLINAS PEDAGÓGICASEste bloco está composto por componentes curriculares relacionados à formação pedagógica do aluno, oferecendo as diretrizes fundamentais à ação docente mediante análise e reflexão sobre o sistema educacional e sobre o processo, a psicologia do binômio ensino-aprendizagem, bem como a instrumentalização docente. Este está subdividido como listados a seguir:SUB-BLOCO 1: CONCEITOS DA PRÁTICA DOCENTE
Didática, Organização da Educação Brasileira e Políticas Públicas, Arte Educação, Língua Brasileira de Sinais – LIBRA, Educação Ambiental, Psicologia da Educação, Metodologia do Trabalho Científico, Evolução das Ciências e Pressupostos Filosóficos para o Ensino de Química e Educação popular.SUB-BLOCO 2: TRABALHO DOCENTE
Metodologia Cientifica e Pesquisa em Química, Metodologia e Prática em Ciências da Natureza, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II, Estágio Supervisionado III e Estágio Supervisionado IV.BLOCO INTERDISCIPLINAR: AS OPTATIVAS

Os conteúdos e métodos dos componentes curriculares deste bloco objetivam superar as fragmentações curriculares, enfatizando a interdisciplinaridade entre o conhecimento científico e as relações sociais e humanísticas. As seguintes disciplinas compõem esse bloco:
Projeto de Monografia I, Projeto de Monografia II, Monografia, Seminário de Educação em Química, Mineralogia, Filosofia das Ciências, Introdução à Filosofia, Ciência Tecnologia e Sociedade, Inglês Instrumental, Biotecnologia e Biofísica. 

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