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O Curso

Introdução

O curso de Licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no Campus de Amargosa, em suas várias modalidades, formará profissionais altamente qualificados, com uma ampla e sólida base conceitual na área de Química e nas especificidades dessas modalidades visando atender as necessidades sociais em consonância com legislações educacionais e profissionais. 
A estruturação dos conteúdos programáticos dessas várias modalidades vem evoluindo desde 1920, com implantação de Cursos de Nível Superior  e constantes preocupações de adequar o curso para formação de profissionais competentes, reflexivos e éticos com atualização sócio-científica que permita a inserção dos egressos no mercado de trabalho.

Resumidamente o Curso de Licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores (CFP), foi ofertado a partir do segundo semestre de 2009 e este foi concebido fundamentado em pressupostos e objetivos voltados para suprir as carências de profissionais na área de ensino em Química no Estado da Bahia.

É preciso ressaltar que o momento histórico, caracterizado por profundas mudanças tecnológicas, sociais, econômicas, políticas e culturais, impõe desafios para a profissão e para o ensino de Química. Assim, a nova formação do Licenciado enfatizará questões como globalização, ética, flexibilidade intelectual, treinamento para o trabalho em equipe, necessidade de atualização e ampliação constante dos conhecimentos, incluindo aspectos regionais e da dinâmica educativa.

O Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química busca a formação de um Licenciado competente que domine suficientemente os conhecimentos de sua área de intervenção, para que seja capaz de identificar todos os aspectos de sua formação e munido desses conhecimentos poderem decidir a maneira de intervir a fim de obter resultados com eficácia e economia de meios. Nesse contexto, este Projeto Pedagógico procura um redimensionamento constante de sua dinâmica curricular e de sua estrutura organizacional e física, tomando como eixo fundamental às ações de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O Curso de Licenciatura em Química em seu Projeto Político Pedagógico busca uma formação mais abrangente do estudante de Química, com a inclusão nos currículos institucionais, de temas que propiciem reflexão sobre o caráter, a ética profissional, a solidariedade, a responsabilidade e a cidadania. 

Espera-se que este projeto que hora apresentamos, possa refletir amplamente as aspirações da Comunidade, a partir das diretrizes curriculares para o Curso de Licenciatura em Química, sintetizadas pela Comissão de Especialistas do Ministério da Educação.


Objetivos

As estratégias adotadas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia compreendem autonomia, gestão, compromisso social e excelência, tendo a nobre missão de “produzir e difundir conhecimentos e formar profissionais para promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da região”. O Curso de Licenciatura em Química do CFP terá como objetivos:


Gerais:

  • Primar pela excelência do ensino, buscando expandir o conhecimento e desenvolver competência didático-cientifíca em seu corpo discente, direcionar programas e projetos na área de ensino, promovendo o desenvolvimento social, econômico, político, cultural e ambiental do Estado.

Específicos: 

  • Propiciar ao estudante uma formação teórico-metodológica sólida em torno dos eixos que formam a identidade do curso, visando formar o profissional na sua integralidade como intelectual competente, autônomo, humano, cidadão e aberto à investigação dos temas universais da atualidade e às questões contemporâneas e cotidianas;
  • Capacitar os estudantes para atividades teóricas e práticas, tendo a pesquisa e o ensino como habilitações prioritárias na investigação científica e no exercício da docência;
  • Estimular avaliações almejando um aperfeiçoamento constante do curso;
  • Formar professores de Ciências para o Ensino Fundamental e professores de     Química para o Ensino Médio, com ênfase na reflexão crítica e na construção do conhecimento, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e para o desenvolvimento de uma política de formação de recursos humanos para a Educação Básica no Brasil e principalmente para o Estado da Bahia;
  • Qualificar recursos humanos com uma formação generalista que possibilite o conhecimento em diversos ramos da Ciência e particularmente da Química;
  • Fornecer condições que habilitem o aluno no ingresso de cursos de pós-graduação lato e strictu sensu.

Características Estruturais do Curso de Licenciatura em Química

CURSO: Licenciatura em Química

VAGAS OFERECIDAS: 50 ( cinquenta )

TURNO DE FUNCIONAMENTO: Diurno

DISTIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA POR COMPONENTES CURRICULARES:

  • Componentes curriculares obrigatórios de natureza científica cultural: 2.380 horas
  • Componentes curriculares optativos: Perspectiva Eletiva (204 horas)
  • Estágio supervisionado: 408 horas (inseridas nas Perspectivas Básica e Específica)
  • Atividades Complementares: 200 horas (a ser regulamentado pelo Colegiado do Curso)
  • Carga Horária total do Curso: 3.192 horasTEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO:
  • Tempo Mínimo: 8 semestres
  • Tempo Médio: 8 semestres
  • Tempo Máximo: 12 semestres 

FORMA DE INGRESSO: Enem/SiSU/  

REGIME DE MATRÍCULA: Semestral

PORTARIA DE RECONHECIMENTO: (Resolução CONAC/UFRB 016/2009 que aprova o Projeto Político Pedagógico de criação do curso de Licenciatura em Química da UFRB). Curso reconhecido através da PORTARIA Nº 68 datada de 15/02/2013, publicada no D.O.U no dia 19/02/2013. Portaria de Renovação do reconhecimento do curso: Nº 1098 de 24/12/2015, publicada no D.O.U. no dia 30/12/2015..


Perfil do Egresso

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o aluno do ensino médio deve ser levado a compreender as transformações químicas que ocorrem no mundo de forma abrangente e integrada e assim possa julgar com fundamentos as informações advinhas da tradição cultural, da mídia e da própria escola e tomar decisões próprias, enquanto indivíduo e cidadão. Nesse sentido, o profissional licenciado em Química deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador nos ensinos fundamental e médio. Seus conhecimentos devem ultrapassar o nível do conhecimento no ensino médio, permitindo que o mesmo tenha uma visão da importância dos tópicos que esteja ensinando no contexto geral da Química e de outras áreas afins, além de perceber a possibilidade de ingressar em cursos de pós-graduação.

O Licenciado em Química será desafiado constantemente a exercitar sua criatividade na resolução de problemas, a trabalhar com independência e em equipe, a transmitir claramente conteúdos e dificuldades e a desenvolver iniciativas e agilidade na atualização e aprofundamento constante de seus conhecimentos para que possa acompanhar as rápidas mudanças da área em termos de tecnologia. Para isso, torna-se indispensável que de sua formação faça parte conhecimentos em informática, necessário para o acompanhamento tecnológico da informática educacional e instrucional, e o desenvolvimento de habilidade no uso do acervo existente na biblioteca, para contínua atualização técnica e científica. A atividade para o exercício pedagógico procurará desenvolver, sobretudo a capacidade de identificar o nível de desenvolvimento cognitivo e adequar metodologias e material instrucional a realidade em que este educador/cidadão está inserido.

Além disso, o exercício profissional compreende, entre outras atividades, a preparação de substâncias químicas em diversos graus de pureza, sua análise química, com elaboração de parecer atestando sua especialidade e execução precisa civil e jurídica, direção de responsabilidade em laboratórios ou departamentos de empresas comerciais ou industriais, desde que sejam cursadas disciplinas optativas relativas à tecnologia química.   É também de competência do Químico licenciado e somente dele, lecionar as disciplinas de química para o Ensino Fundamental, Médio e Terceiro Grau.

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