UFRB divulga processo seletivo para Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde

Escrito por Anderson | Criado: Segunda, 22 Abril 2019 10:34 | Publicado: Segunda, 22 Abril 2019 11:26 | Acessos: 2323

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna pública a abertura de inscrições para o Programa de Pós-graduação Lato Sensu Especialização Em Psicologia, Avaliação E Atenção à Saúde destinado a psicólogos(as). Caracterizado pela abordagem de temas centrais para a discussão sobre Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde, busca um diálogo entre os diferentes enfoques na área da especialização com vistas a fortalecer a integração entre teoria e prática, considerando os seus fundamentos e os diferentes contextos de atuação acadêmica e profissional em Psicologia.

Desenvolvido ao longo de três semestres (18 meses), o curso tem uma carga horária total de 476 horas, sendo 374 horas, distribuídas em 19 componentes curriculares obrigatórios e 102 horas dedicadas aos componentes: Elaboração de TCC I (2º semestre) e Elaboração de TCC II (3º semestre).

O curso desenvolverá suas atividades, semanalmente, às sextas-feiras (8h - 12h e de 13h30 - 18h) no primeiro semestre e as sextas (8h - 12h e de 13h30 - 18h) e sábados (TCC 9h - 12h) no segundo e terceiro semestres.

Os objetivos do curso são favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à investigação e à prática em psicologia, bem como proporcionar espaço para aprofundamentos de visão/postura crítica e reflexiva sobre o fazer em avaliação e atenção à saúde, considerando especificidades do ciclo vital, da natureza dos processos psicológicos diversos (cognitiva, afetiva e comportamental), bem como dos diferentes contextos de atuação em avaliação e atenção à saúde, além de possibilitar a compreensão e utilização de estratégias de delineamento e coleta de dados diversificadas, bem como a implementação de métodos e técnicas de análise de dados avançados, seja de natureza quantitativa e/ou qualitativa. Desenvolver competências e habilidades de redação científica e elaboração de manuscritos/artigos também estão entre os objetivos, assim como formar profissionais, em nível de pós-graduação, conscientes do trabalho e das responsabilidades profissionais e sociais da psicologia, com atuação ética implicada na salvaguarda da saúde e direitos humanos de indivíduos e grupos.

As inscrições iniciarão às 10 horas do dia 23 de abril e ficarão abertas até às 23h59min do dia 17 de maio e devem ser realizadas exclusivamente pela internet mediante o preenchimento de formulário de inscrição disponível no site do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRB: www.ufrb.edu.br/ccs. São ofertadas 30 vagas que serão preenchidas segundo a ordem de classificação geral dos candidatos e de acordo com a Resolução CONAC 033/2018, a qual dispõe sobre o sistema de cotas raciais para o acesso e outras políticas de ações afirmativas para a Permanência de Estudantes Negras(os), Quilombolas, Indígenas, Pessoas Trans (Transgêneros, Transexuais e Travestis) e Pessoas com Deficiência em todos os cursos de pós-graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Serão oferecidas, neste edital, 6 (seis) vagas para candidatos auto declarados Negros, 2 (duas) vaga para Pessoas com Deficiência e 5 (cinco) vagas para Indígenas, Quilombolas e Pessoas Trans.

Para candidatar-se a uma vaga no curso de Especialização em Psicologia é necessário ser portador de Diploma devidamente registrado ou Certificado de Conclusão do Curso de Psicologia, fornecidos por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

O Processo Seletivo será́ constituído das seguintes etapas: 1ª Etapa: Prova Objetiva de caráter classificatório e eliminatório e; 2ª Etapa: Memorial e Entrevista, de caráter classificatório e eliminatório. A provas/1ª etapa serão realizadas no dia 27 de maio, turno matutino, no CCS, em Santo Antônio de Jesus. A 2ª etapa/Memorial e Entrevista serão realizadas nos dias 06 e 07 de junho também no CCS em Santo Antônio de Jesus.

O resultado final será divulgado no dia 22 de julho, no site do CCS.

Leia na íntegra o Edital Nº 01/2019.

- Retificação Nº 01 do Edital

Acesse a Página do Processo Seletivo

(Edital + Formulário de Inscrição)