Arquivo | abril, 2009

Tags: ,

Cruz das Almas realiza Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Postado em 30 abril 2009 por Coordenador

Começou ontem (29/04) à noite e segue hoje o dia todo, na Câmara de Vereadores, a Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial. O evento é uma realização da Secretaria de Políticas Especiais.

Apresentações de trio de rap e do Grupo de Samba Sapucaia abriram a conferência que pretende debater as políticas de reparação em Cruz das Almas e discutir a anemia falciforme, doença genética que atinge uma grande quantidade de negros.

A Secretaria Municipal de Políticas Especiais foi criada em 2006 e é a primeira secretaria criada para discutir as políticas de afirmação no interior da Bahia. Atualmente o Estado já conta com nove secretarias para debater o assunto.

A secretária Ilza Francisca disse em seu discurso na abertura da conferência que o governo “abraçou a causa contra a discriminação”. Ilza falou que a conferência é um marco para discutir a situação do negro na cidade e região. “Deste debate saem os pilares para construção do Plano de Igualdade Racial”, acrescentou.

Ilza aproveitou para citar as conquistas da secretaria nos últimos três anos. Aplicação da Lei 10.639/03 que incluiu o ensino da História da Cultura Afro-Brasileira nas escolas municipais, celebração do mês da consciência negra, combate a intolerância religiosa, debate sobre a anemia falciforme e outras atividades que ajudaram na luta contra a discriminação racial.
O prefeito Orlandinho lembrou a importância da criação da secretaria em 2006. “A sociedade provocou o debate sobre o preconceito racial e o Governo do Povo criou uma estrutura”, disse.

Para Orlandinho, o debate é o primeiro passo para começar a reconhecer que existe o preconceito racial em nosso país. “Este assunto sempre foi tratado como tabu. Queremos avançar. Nosso governo não vai ficar apenas na boa intenção”, pontuou o prefeito.

Orlandinho acredita que o preconceito racial não acaba apenas com uma “canetada” ou “decreto”. “Não vamos fazer a reparação completa em apenas um ano. Mas podemos fazer muito nos próximos quatro anos”, concluiu.

A palestra da primeira noite foi aberta por Olívia Santana, vereadora de Salvador e coordenadora nacional da UNEGRO. Olívia falou sobre a discriminação histórica sofrida pelos negros em nosso país. “Mesmo após a abolição da escravatura, abriram a senzalas e os negros não sabiam para onde ir”, falou a vereadora.

Olívia acredita que “o jogo não pode ser zerado” de qualquer jeito como alguns discursam. “Existe um atraso histórico que só pode ser resolvido com política de promoção da igualdade racial”, alegou a vereadora.

Para a coordenadora da UNEGRO, Cruz das Almas sai na frente ao promover constantemente o debate sobre o racismo. “Para debater discriminação racial tem que ter demanda. Existe uma parcela da população que está segregada. Essa mácula existe a o município está encarando o problema”, emendou.

“A riqueza é elitista e branca. A pobreza é democrática. O racismo é uma condição política e, por isso, eu parabenizo esse debate”, concluiu Olívia. A conferência continua nesta quinta-feira (30/04) no Plenário da Câmara de Vereadores.

Fonte: Ascom PMC

Comentários (0)

Tags: , , , ,

Projeto sobre meio ambiente leva estudante de Cruz das Almas à Brasília

Postado em 30 abril 2009 por Gustavo Medeiros

O aluno Elivelton Melo Silva do Colégio Municipal Virgildásio Sena, representou Cruz das Almas na IIIª   Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. O evento aconteceu em Brasília entre os dias 03 a 07 de Abril de 2009 e contou com a presença de outros 699 estudantes de todo o país.
Elivelton também participou da elaboração da Carta de Responsabilidades, que foi entregue às autoridades presentes no evento.
Antes disso, o estudante também foi escolhido para representar o colégio na Iª Conferência Estadual, promovida pelo governo federal em parceria com a Secretaria de Educação (SEC) , que ocorreu nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2008.
Em seu projeto, está a preocupação com a Mata de Cazuzinha, importante área de vegetação do município. Propostas como a implantação de um novo cercamento, a fiscalização dos acessos e a revitalização do local demonstram o interesse  e o engajamento do estudante com as questões que envolvem o meio ambiente. “Muitas pessoas  ainda jogam o lixo lá”, garante Elivelton.
A professora Sandra Sena, coordenadora do Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, acompanhou Elivelton na preparação para a Conferência Nacional, orientando sobre a abordagem dos temas que foram discutidos no evento. “Ele já foi embasado para o evento”, afirma Sandra.

Elivelton já garantiu sua participação na Iª Conferência Internacional , que vai acontecer no Brasil em 2010.

Por Gustavo Medeiros

Confira tambem:

http://www.cruzdasalmas.ba.gov.br/exibenoticia.php?codnoticia=120

Comentários (2)

Tags: , ,

UPB prepara protesto para dia 28

Postado em 27 abril 2009 por Coordenador

A União dos Prefeitos da Bahia fará no dia 28 de abril, na sua sede em Salvador, uma grande mobilização  contra a queda nas receitas das prefeituras e falta de providências por parte dos governos federal e estadual. Nesta data, as prefeituras estabelecerão ponto facultativo nas repartições internas e externas, exceto os serviços considerados de natureza essencial, como na área da Saúde, Educação, coleta de lixo urbano e da Segurança Pública.
O modelo de decreto destaca os motivos da manifestação. Dentre eles destacam-se:
- A grave crise financeira mundial e suas repercussões nacionais, com significativa queda na atividade econômica e arrecadação de tributos;
- As medidas adotadas pelo Governo Federal para enfrentamento da crise, com isenção de tributos que compõem o Fundo de Participação dos Municípios;
- A  redução das receitas municipais e aumento das obrigações dos Municípios; – A injusta distribuição de recursos públicos, concentrados na União e Estado, e a necessidade em recompor o pacto federativo e autonomia dos Municípios;

O modelo de decreto está disponível em: http://www.upb.org.br/

Por Toniel Costa

Comentários (0)

Tags: ,

Cruz das Almas vai sediar seminário para discutir políticas de educação ambiental

Postado em 27 abril 2009 por Coordenador

Nos dias 06 e 07 de Maio acontecerá em Cruz das Almas o Seminário de Consulta Pública da Lei de Educação Ambiental do Estado da Bahia. O objetivo é divulgar, analisar e adequar a Minuta do Projeto de Lei que trata do assunto. O evento é promovido pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado da Bahia (CIEA-BA). Para efetivar a inscrição os interessados, especialmente os da sociedade civil, devem solicitar o envio da ficha de inscrição aos membros convidados da CIEA-BA. As Professoras Maria da Conceição de M. Soglia e Rozimar de Campos Pereira, da UFRB, fazem parte do CIEA. Seguem os contatos para inscrição:  Maria da Conceição Soglia (CIEA/UFRB) – (75) 3621 – 9751 E-mail: mcsoglia@ufrb.edu.br e Rozimar de Campos Pereira (CIEA/UFRB) – (75) 3621 – 9751 E-mail: rozimar@ufrb.edu.br.

Visando a democratização e a possibilidade de participação de todos foram disponibilizadas 150 vagas assim distribuídas: 10 vagas para o Núcleo Mobilizador, 50 vagas para as Prefeituras Municipais (Secretarias de Meio Ambiente, Educação ou afins) e 90 vagas para as entidades da sociedade civil organizada. Os interessados devem, preferencialmente, ter envolvimento com a Educação Ambiental, direta ou indiretamente, bem como com as questões socioambientais gerais.

A Coordenação do evento pede a colaboração de todos, já que são poucas vagas e que somente se inscrevam aqueles que de fato marcarão presença no evento, bem como façam a solicitação da ficha de inscrição o quanto antes.

A Diretoria de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – DEA/SEMA, está promovendo consultas públicas nos 26 Territórios de Identidade do Estado. O Território Recôncavo é composto por 20 municípios: Santo Amaro, Saubara, Governador Mangabeira, Muritiba, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, São Félix, Marogojipe, Cruz das Almas, Castro Alves, Conceição do Almeida, São Felipe, Santo Antônio de Jesus, Muniz Ferreira, Varzedo, Dom Macedo Costa, Nazaré, Sapeaçu, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde.
A Consulta Pública é uma estratégia de articulação democrática, que direciona o planejamento e a gestão da Educação Ambiental, de modo participativo e transparente. A atividade é importante, pois mobilizará  educadores ambientais locais e outros atores que contribuirão para um planejamento participativo e de controle social, focando na construção da Política de Educação Ambiental do Estado da Bahia.

O Seminário será realizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia Albert Einstein – FACTAE, situada à Avenida Alberto Passos, 294, Centro, a partir das 8hs.

Comentários (0)

Tags:

Cruz das Almas intensifica o combate a dengue

Postado em 17 abril 2009 por Coordenador

As secretarias de saúde e de educação, em conjunto, lançaram o Programa Agentes Mirins, para intensificar informações em  sala de aula, para os estudantes da rede municipal de ensino. O secretário de Saúde de Cruz das Almas, Raul Molina, acredita que a conscientização da população começa com as crianças. São elas que vão fiscalizar pais, irmãos e familiares no combate ao mosquito, evitando das casas reterem lixo e recipiantes que podem servir de berçários de mosquitos.
O secretário declarou que o município ‘não vive momento de risco porque trabalhamos durante o ano inteiro’, frisou, e aproveitou para lembrar que a Secretaria de Saúde contratou provisoriamente mais 20 agentes de endemia para ajudar no combate a dengue nas residências e ressaltou a importância da população se comunicar com a secretaria através da Ouvidoria da Saúde. “Qualquer caso suspeito, liguem para 3621-6722. A secretaria recebe a denúncia e encaminha os agentes de endemia para averiguar a situação”, concluiu o secretário.
No final da manhã do dia 17/04, funcionários da secretaria fizeram uma caminhada pelas ruas da cidade para chamar a atenção dos moradores de Cruz das Almas sobre as medidas para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

Fonte Ascom PMC

Comentários (0)

Casa da Cultura de Cruz das Almas oferece cursos variados

Postado em 14 abril 2009 por Coordenador

A Casa de Cultura Galeno D’Avelírio, em Cruz das Almas, oferece Oficinas de Bateria, Percussão e Dança. Os cursos possuem duração de seis meses e são direcionados aos estudantes matriculados na rede pública de ensino.
As aulas de percussão e bateria são ministradas na segunda e quarta-feira pelos facilitadores Alan Cerqueira, Paizinho e Ian Ferreira. Para efetivar a matrícula nas oficinas, o estudante precisa ter o comprovante de matricula, foto 3×4 e carteira de identidade. As inscrições estão abertas de segunda a sexta feira, das 14 às 18 h.

Comentários (1)

Tags: , ,

Leite Alves quase pronto (quase?)

Postado em 08 abril 2009 por Coordenador

O diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), Frederico Mendonça, afirmou que a futura sede do CAHL, Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Cachoeira, já está com 90% das suas obras concluídas (Fonte ASCOM IPAC).

O IPAC é o órgão da secretaria estadual de Cultura (Secult), responsável pela fiscalização e coordenação do Programa Monumenta, que financia a iniciativa.

Mas 90% significa, segundo ele, que o prédio está em fase de pintura, instalação de forros, pisos de alta resistência, componentes elétricos, lixamento e impermeabilização de assoalhos, instalação de divisorias e portas de vidros, entre outros serviços, imprescindíveis para serem finalizados antes da inauguração. Todas as salas de aula necessitam de vistorias nas janelas, pintura e colocação de forros.

O projeto contempla 23 salas de aula, quatro laboratórios, sala de vídeo, auditório para 254 lugares, foyer, camarins e biblioteca. Área coberta de convivência, praça de alimentação, setores administrativos, sanitários e subestação de energia elétrica.

O diretor do IPAC garantiu que a obra será inaugurada neste primeiro semestre (2009), mas sem data definida. Talvez final de  maio. Mas com a burocracia que já se observou nesta obra, tudo é possível…

O problema é que as aulas do primeiro semestre,  no CAHL, estavam condicionadas à entrega do Pavilhão. Direção da UFRB, professores e representantes dos estudantes depois de se reunirem, no dia 08, definiram  nova data do início do semestre: 27 de abril.

A data de início estava marcada para 13 de abril, já que o Programa Monumenta teria acordado com a Direção do Centro a entrega de 16 salas de aula ao final da primeira semana do mês de abril.  

O Semestre na UFRB, nos Campi de Cruz das Almas, Amargosa e Santo Antonio de Jesus,  começou no dia 09 de março. Com o início de semestre tão atrasado, estudantes e professores vão ter um calendário adaptado à realidade do CAHL.

A Direção do CAHL e a Administração Central da UFRB negociaram a utilização do Prédio da Hansen Bahia,  que no futuro próximo, integrará a rede de imóveis históricos sob a coordenação da universidade. O Prédio da Fundação Hansen possui espaço disponível para a adaptação de oito a onze salas. Possui ainda um auditório com capacidade para 70 lugares.
Desde outubro de 2006, o CAHL funciona no anexo da Escola Estadual da Cachoeira. Lá há laboratório de informática e mais cinco salas, por isso algumas atividades ainda serão desenvolvidas naquele local.
 O CAHL hoje tem seis cursos, Ciências Sociais, Cinema e Audiovisual, Jornalismo, História, Museologia e Serviço Social. São 52 professores, 12 funcionários e mais de 600 estudantes. 

O Quarteirão Leite Alves foi doado pela Prefeitura de Cachoeira para a UFRB, que aguarda a entrega do prédio, adiada várias vezes (dezembro de 2006, julho de 2007, maio de 2008, dezembro de 2008).

Comentários (3)

Tags: , ,

Aula inaugural de cursos para construção de plataformas da Petrobrás em Maragojipe

Postado em 01 abril 2009 por Coordenador

Aconteceu nesta segunda-feira (30/3), a aula inaugural dos cursos do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp). O evento contou com a presença do Governador Jaques Wagner, do presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo, da deputada federal Lídice da Mata, de prefeitos de diversas cidades da região, entre outras autoridades,  e foi realizada no Canteiro de São Roque do Paraguassu, no município de Maragojipe. Os cursos vão habilitar cerca de 1200 profissionais para trabalhar na construção das plataformas P-59 e P-60 da Petrobras. As vagas são destinadas aos habitantes de Maragojipe e municípios vizinhos, como Cachoeira, São Félix, Nazaré, Itaparica, Vera Cruz, Salinas da Margarida, Jaguaripe, Santo Antônio de Jesus, Saubara, entre outros.

Segundo Artenildo Farias, gerente setorial do Canteiro de São Roque, a possibilidade de implantação de um novo Polo Naval no Recôncavo Baiano fez com que a Petrobrás avaliasse a necessidade de preparar uma massa de profissionais para atender às demandas das obras que estão previstas para serem realizadas na região este ano. Com o objetivo de qualificar a mão-de-obra para atender a essas futuras demandas – entre as quais estão os projetos de construção das plataformas P-59 e P-60, já em andamento no Canteiro de Obras da Petrobrás em São Roque do Paraguaçu – o Prominp ofereceu, em seu último processo seletivo, 1.200 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional para os moradores dos municípios circunvizinhos à Maragojipe.
“Para acomodar os alunos aprovados a Petrobras construiu, nas instalações de São Roque, uma estrutura com capacidade para 160 alunos por turno, além de laboratório, auditório, almoxarifado, sala de professores, sala de reunião, sanitários e área de convívio”, informa Artenildo. Segundo ele, os custos para implementação deste espaço atenderam ao prazo estipulado pela coordenação do Prominp e foram reduzidos em cerca de 55%, graças ao uso de materiais reaproveitáveis disponíveis no próprio Canteiro, aquisição e montagem dos novos materiais e equipamentos, além da utilização de mão-de-obra própria e em parceria com o Consórcio Rio Paraguaçu, empresa detentora dos contratos para a construção das plataformas P-59 e P-60.
“As instalações edificadas para os cursos do Prominp no Canteiro de São Roque do Paraguaçu representarão não apenas o início de mais um ciclo de cursos de qualificação do Programa, mas, sobretudo, um marco para o desenvolvimento socioeconômico da população local e para a geração de emprego e renda na região”, afirma Artenildo.
Para a qualificação dos alunos, o Prominp conta com a parceria do SENAI Bahia. Os cursos oferecidos são os seguintes: montador (1 turma), mecânico ajustador (1turma), soldador de estrutura (16 turmas), soldador de tubulação (8 turmas), pintor (7 turmas), mecânico montador (4 turmas), caldeireiro (17 turmas), encanador (8 turmas), lixador (8 turmas).
Mais informações em: http://www.prominp.com.br/
Por Toniel Costa

Comentários (16)