Arquivo | dezembro, 2009

Tags: , , , ,

Roupa Nova anima Reveillon em São Francisco do Conde

Postado em 29 dezembro 2009 por Gustavo Medeiros

A banda carioca Roupa Nova é a grande atração do Reveillon  de São Francisco do Conde no dia 31 de dezembro. O grupo, que tem mais de 30 anos de estrada, promete animar o público com grandes sucessos como Dona, Sapato Velho, Coração Pirata entre outros.

Além do grupo Roupa Nova, a virada de ano em São Francisco do Conde vai ter queima de fogos na Orla a partir das 20 h. A prefeitura municipal programou outras atrações para a festa de final de ano como o cantor de axé music Tatau e Izabel Nogueira. 

A festa se estende até o dia 01 de janeiro com o cantor Netinho, que canta sucessos do carnaval baiano e musicas de carreira. 

visite o link

http://www.saofranciscodoconde.ba.gov.br/conteudo-unico.aspx?t=GABINETE&p=GAAGEND&r=GAGEND&nid=222

Por Gustavo Medeiros

Comentários (5)

Tags: , , ,

Meninas de São Francisco do Conde conquistam Campeonato Baiano

Postado em 23 dezembro 2009 por Gustavo Medeiros

Após a vitória no jogo de ida, realizado no dia 12 de dezembro, onde venceu a equipe rubro-negra por 7 x 0, as atletas do São Francisco repetiram o feito na partida realizada na noite da última terça-feira (22/12) no Estádio Roberto Santos (Pituaçu).

As meninas da Pérola do Recôncavo tinham a vantagem na briga pelo título, pois já  conseguiram na primeira partida uma vitória expressiva, mas pressionaram no jogo de volta, mostrando a vontade de se sagrar mais uma vez campeãs.

Logo aos 2 minutos do primeiro tempo a camisa 10 do São Francisco, Elane Estrela abre o marcador a favor de sua equipe. Aos 5 minutos, Allana Larissa, marca o segundo gol do São Francisco, o seu quarto gol na competição. Estrela faz o terceiro gol da sua equipe aos 23 minutos, aumentando cada vez mais a vantagem do São Francisco sobre o rubro negro da capital.

Jumária amplia o placar para 4 x 0 ao marcar mais um aos 31 minutos do primeiro tempo. Desta forma termina a primeira etapa e o São Francisco já sente a taça nas mãos.

Com o início da segunda etapa do jogo, Jumária marca aos 3 minutos seu segundo gol na partida, o oitavo dela em todo o campeonato. Elane em noite inspirada marca seu terceiro gol e eleva o placar para 6 x 0. Aos 16 minutos, Ester fecha o placar marcando o 7º gol do São Francisco, e encerra o campeonato vencendo o Vitória por 7 x 0.

Com o resultado, o São Francisco conquista o nono título estadual, mantendo a hegemonia no campeonato. Encerra o ano com uma bela trajetória ao conquistar o 3º lugar na Copa do Brasil de Futebol Feminino, e se tornar o campeão do estadual 2009 invicto.

No campeonato baiano a campanha é de impressionar, com aproveitamento técnico de 100%, 66 gols marcados e apenas 03 gols sofridos.

A equipe do Vitória também fez uma bela campanha, dos 10 jogos que disputou, venceu 7 vezes, empatou 1 vez e perdeu 2 vezes, ambas para o São Francisco. Larissa Chelles, a camisa 10 do Vitória conquistou a artilharia da competição ao marcar 16 gols.

Fonte ASCOM FBF

Comentários (4)

Tags: , ,

Os exterminadores do futuro

Postado em 23 dezembro 2009 por Gustavo Medeiros

A cidade de São Paulo viveu horas de terror no último dia 08 de dezembro. As famosas chuvas do final de tarde paulistano trouxeram prejuízos e mortes. Mas a imprensa salientou nos jornais e na televisão que naquele dia ocorrera o maior volume de água desde 2004, período em que Marta ainda era prefeita.

A versão monocórdica tomou conta da imprensa que tenta de tudo para ungir Serra à presidência nas eleições de 2010. Enquanto os corpos de crianças e adultos eram retirados dos barrancos, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) e José Serra (PSDB) se escondiam. O governador limitou suas declarações ao twiter, corroborando com as falas da mídia tucana.

Naquele mesmo dia, à noite, assisti ao Jornal das Dez, da Globo News, e acompanhei a entrevista da professora da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) da USP, Raquel Rolnik, feita pelos jornalistas Carlos Monforte e André Trigueiro.

A professora afirmou que os problemas de constantes enchentes na cidade acontecem por alguns motivos: falta de escoamento pela grande quantidade de cimento e concreto; ocupação dos leitos dos rios; ausência de políticas públicas de habitação. Rolnik acrescentou que os paliativos não resolverão os problemas, que tendem a ficar cada vez maiores.

Após a fala da professora, Monforte, da sucursal de Brasília, perguntou o que poderia ser feito de real, que “saísse do campo do ideal”. Neste momento quase caio da poltrona. Como assim real, Monforte? Políticas públicas de habitação são o quê? Conto da carochinha? A professora foi clara. Discordar é uma coisa, mas chamar as propostas de inexeqüíveis é completamente diferente.

Depois, refeito do susto, entendi porque o experiente jornalista não consegue entender o que são políticas públicas de habitação. Como defensor dos moradores do Morumbi e adjacências, o tema não faz parte da pauta.

O governo Lula começa em breve a entregar os imóveis do Projeto Minha Casa, Minha Vida. Quem sabe, com o modelo tucano de governar, Serra não se convença e lance para os paulistanos o Minha Balsa, Minha Vida. Talvez dessa forma o trânsito paulistano melhore também.

Mas o pior ainda estava por vir. Uma semana após as mortes em São Paulo, José Serra foi ovacionado pela imprensa nativa em Copenhague, na COP-15. Ao lado do governador da Califórnia, ele pousou para fotos. Falar sobre o clima??? Nada!!!Após quase 16 anos de governo tucano e sucessivas tragédias, a pose com Arnold Schwarzenegger me lembrou que ambos são exterminadores de futuros.

Maurício Medeiros

Comentários (0)

Tags: , , ,

UFRB recebe novos cursos em 2010

Postado em 23 dezembro 2009 por Gustavo Medeiros

Desde o início de suas atividades em 2005, quando foi desmembrada da Escola de Agronomia da UFBA (Universidade Federal da Bahia), a UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) vem ampliando seu numero de cursos e alunos.

Até o ano de 2009 a instituição registrou o numero de 26 cursos existentes nos cinco campi distribuídos pelas cidades de Cruz das Almas, Cachoeira, Santo Antônio de Jesus e Amargosa.

Esse resultado se deve a adesão da instituição ao REUNI (Programa de Reforma Universitária), ainda no ano de 2008. Além disso, a UFRB conta atualmente com um corpo docente de 300 professores e aproximadamente 3300 alunos.

A previsão para 2010 é a chegada de sete novos cursos como os de Arquitetura, Técnico em Agroecologia, Técnico em Gestão Ambiental, Gestão Social, Artes com ênfase em Multimeios, Licenciatura em Educação Física e Linguagens. Com os novos cursos, a UFRB também aumenta para 2365 o número de vagas oferecidas, superando as 1790 registradas este ano.

Outra novidade para 2010 é o convênio firmado com a Ford, que prevê a chegada no segundo semestre do próximo ano dos cursos na área de engenharia da computação, mecânica e civil. A parceria com a multinacional americana vai recrutar trainees para o mercado de trabalho.

 Para o ingresso de novos estudantes no ano de 2010, a UFRB não adotou o vestibular como método seletivo e vai selecionar os candidatos pelo desempenho obtido nas provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Por Gustavo Medeiros

Comentários (1)

Tags: , , ,

Vereadores de Muritiba realizam audiência pública com professores

Postado em 22 dezembro 2009 por Gustavo Medeiros

Foi realizada neste último sábado (19/12), uma audiência pública pela Câmara Municipal de Vereadores de Muritiba, para tratar do Plano de Carreira do Magistério do Município de Muritiba. O Prof. Rui Oliveira, Coordenador da APLB, foi um dos convidados para a audiência e falou sobre os princípios e as diretrizes da educação brasileira, que norteiam a elaboração do Plano de Carreira do Magistério Público.

O vereador José Carlos Brandão Filho (PR), usou da palavra e defendeu a inclusão dos direitos dos professores no Plano de Carreira, especialmente o piso salarial nacional de R$1.132,40 para o professor muritibano com nível I,mais gratificações e adicionais, que são as vantagens previstas no Plano. “Educação não combina com perseguição”, afirmou o parlamentar.

O vereador ainda defendeu a gestão democrática das unidades escolares, com diretores e vice-diretores eleitos democraticamente pelos próprios professores.

Por Natanael Luis

Comentários (0)

Tags: , , , ,

Agricultores recebem títulos de terra em Conceição do Almeida

Postado em 22 dezembro 2009 por Gustavo Medeiros

Moradora na zona rural do município de Conceição do Almeida, Maria Zenildes Passos esperava há 56 anos pela regularização fundiária da propriedade da sua família. “Esse momento é muito importante. Estou muito feliz”. Ela produz mandioca, milho, batata, laranja, limão e tem uma pequena criação gado nos cinco hectares que herdou do pai.

Maria Zenildes está entre os 83 agricultores familiares que receberam títulos de terra pelo Governo do Estado, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Agrário, da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), durante a 1ª Exposição da Agricultura e Desenvolvimento Rural em Conceição do Almeida, na sexta-feira (18/12).

Segundo o secretário estadual da Agricultura, Roberto Muniz, “receber a regularização fundiária é um marco na vida do trabalhador, pois garante o direito legal da terra e também dá acesso aos programas dos governos estaduais e federais”.

No total são 247 títulos de terra em seis municípios do Território do Recôncavo, além de Conceição do Almeida, Santo Antônio de Jesus, Varzedo, Cabaceiras do Paraguaçu, São Felipe e Governador Mangabeira, informou o supervisor-geral da CDA, Israel Batista Costa.

Em 2004, iniciou-se a regularização fundiária na região, mas, segundo o presidente da Associação Comunitária de Tabuleiros de Menezes, João Silva Pires, “não contemplou todo mundo”. Desde 2007, já foram entregues 22,5 mil títulos de terra em todo estado da Bahia.

Exposição-Com um público estimado em duas mil pessoas, a exposição em Conceição do Almeida teve exibição de animais como búfalos, caprinos e ovinos das raças Dopper e Santa Inês, demonstrações de serviços, artesanatos e flores para comercialização, estandes institucionais da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda) e do Banco do Brasil, que distribuíram material didático sobre os programas.

“É um momento de muita alegria, pois nunca na história desse município tivemos o apoio da Secretaria da Agricultura”, afirmou o prefeito de Conceição do Almeida, Adailton Sobral(PMDB). Todos os 34 animais foram inspecionados pela Seagri, por meio da Adab, que exigiu a Guia de Trânsito Animal e certificados de saúde.

Veterinários e auxiliares de fiscalização também garantiram a sanidade dos animais durante o evento. Além disso, os agricultores familiares participaram de minicursos promovidos pela Ebda sobre o uso da manipueira, mandiocultura (manejo e utilização nas alimentações humana e animal) e de laticínios; o último abordou a produção de derivados de leite como iogurtes e queijos. Os participantes também assistiram palestras sobre o Programa Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) do Banco do Brasil e o aproveitamento do coco pela Ebda.

FONTE AGECOM

Comentários (0)

Tags: , ,

Estado inaugura hospital em Santo Antônio de Jesus

Postado em 22 dezembro 2009 por Gustavo Medeiros

Após 20 anos de espera, foi inaugurado na última segunda-feira (21/12) o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, equipado para realizar atendimentos de média e alta complexidade e suprir a demanda da região do Recôncavo. Considerado de grande porte, a unidade vai atender, nos primeiros cinco meses de funcionamento, cerca de 28 mil pacientes, mas a capacidade total prevista é de 43 mil atendimentos/mês.

A população do Recôncavo contará com 136 leitos, sendo 10 de UTI adulto e atendimento de emergência 24 horas, 33 para pediatria, 51 para clínica cirúrgica, 36 para clínica médica e 6 leitos destinados à psiquiatria. Desde o início das obras, em 1990, já foram investidos R$ 44 milhões e mais R$ 11 milhões na compra de equipamentos.

A unidade dispõe de centro cirúrgico, Centro de Recuperação Pós-Anestésica (CRPA), Central de Material Esterilizado (CME), serviços de farmácia, lavanderia, almoxarifado, nutrição, manutenção geral e Arquivo de Prontuários de Paciente e Estatística.

“A gente esperou muito por isso. Foram 20 anos tendo que sair da cidade pra buscar atendimento médico. Agora vamos ter saúde de qualidade em Santo Antônio”, disse o aposentado Joaquim Meneses, 64 anos. Para a dona de casa Janice Meireles, 42 anos, “esse hospital era muito esperado. Tudo vai ficar muito mais fácil porque a gente terá do atendimento mais simples ao mais complexo”.

O serviço de atendimento de emergência 24 horas estará disponível em diversas especialidades médicas como cirurgia geral, clínica médica, traumato-ortopedia e pediatria. Além do atendimento de urgência e a realização de cirurgias, a nova unidade oferecerá consultas ambulatoriais nas especialidades de anestesiologia, angiologia clínica e cirúrgica, cardiologia, cirurgia geral, incluindo cirurgia ambulatorial (a ser realizada no centro cirúrgico), gastroenterologia clínica, consultas e procedimentos de diagnose, pediatria, pneumologia, ortopedia, geriatria, neurologia, urologia e cirurgia bucomaxilar. O hospital também contará com o serviço de Internação Domiciliar.

“Além de gerar 618 empregos diretos no local, a unidade vai ajudar a desafogar o atendimento em grandes hospitais como o Clériston Andrade, em Feira de Santan, e o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador”, disse o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla. O hospital também será um local de formação profissional e ensino, por meio de uma parceria com a Universidade Federal do Recôncavo, de acordo com a Política de Educação Permanente do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Em três anos, a gente completou o que há quase 20 anos a população esperava porque essa obra é para o povo e não uma realização política, pois, na saúde, não basta construir. Só pra manter esse hospital serão gastos mais de R$ 25 milhões por ano. Portanto, isso mostra que nós acreditamos na saúde pública de qualidade e investimos nela”, afirmou o governador Jaques Wagner.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, destacou o trabalho da Bahia na ampliação e reforma dos hospitais do Estado e citou o atendimento realizado durante a cirurgia do garoto de 2 anos de idade que teve agulhas retiradas do corpo. “As primeiras cirurgias do garoto foram um sucesso. Ele está passando bem e, tudo isso, graças ao bom atendimento do Hospital Ana Nery, em Salvador, um hospital público, que é referência em cardiologia. É o SUS mostrando sua eficiência na Bahia”.

Novo SAC-A população de Santo Antonio de Jesus passa a contar também com uma nova unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). O antigo posto foi reaberto com uma ampliação de 30% na capacidade de atendimento, passando de 960 para 1.248 serviços diários.

A nova unidade faz parte do Programa Você Cidadão, da Secretaria da Administração (Saeb), que está investindo na expansão e requalificação do SAC, em Salvador e no interior do estado. A rede SAC conta com 27 postos distribuídos em todo o estado – 10 na capital e 17 no interior – além de seis unidades do Ponto Cidadão, um posto avançado de atendimento voltado para a confecção de documentação básica, e ainda duas carretas do SAC móvel que percorrem todos os municípios que ainda não abrigam postos fixos da rede.

“Nós estamos expandindo a rede e qualificando os serviços oferecidos como o de segurança pública na confecção da carteira de identidade. O objetivo é ampliar cada vez mais o serviço do SAC oferecidoàa população baiana”, disse o secretário Manoel Vitório.

O espaço físico do posto também foi ampliado, passando de 310 metros quadrados para 810 metros quadrados e, além dos 12 serviços oferecidos pelo SAC, houve a integração do estande da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz). O investimento total foi de R$ 310 mil.

Serão oferecidos serviços como emissão de carteira de identidade – pelo novo Sistema de Identificação por Impressões Digitais Automatizado (Siida) , carteira de trabalho, carteira de habilitação, título de eleitor, intermediação de mão-de-obra, além do atendimento realizado pela Saeb, Embasa, Tribunal de Justiça – por meio do Serviço de Atendimento Judiciário (SAJ), dentre outros.

 FONTE AGECOM

Comentários (12)

Tags: , , ,

Parada da Diversidade movimentou Cruz das Almas no domingo

Postado em 21 dezembro 2009 por Gustavo Medeiros

As vesperas dos festejos de final de ano, milhares de cruzalmense celebraram na tarde do último domingo (20/12)  a 2ª edição da Parada da Diversidade, promovida pelo grupo LGBT OMNI em parceria com a Prefeitura Municipal de Cruz das Almas.

 O evento, que contou com o trio elétrico Scandalo de Feira de Santana, tomou conta das vias do município, saindo do campo da COPLAN.No percurso, os simpatizantes da causa LGBT passaram pela Avenida Getúlio Vargas e pela Praça Multiuso, retornando ao local partida. 

O evento contou com as presenças da vereadora de Salvador Marta Rodrigues (PT) e do presidente do Grupo GLICH de Feira de Santana (Grupo Liberdade Igualdade e Cidadania Homossexual), Ricardo Carvalho. A animação ficou por conta das bandas Rock Xote, formada por estudantes da UFRB e  Exclusos além da participação das Djs Káka e LC.

A presidente  responsavel pelo Grupo OMNI, Elisangela Silva, falou do apoio da prefeitura municipal e da população na realização do evento e tratou dos avanços na discussão das políticas públicas para o segmento como a criação do departamento LGBT. ” A gente tem essa postura de dizer que preconceito faz mal”, salienta Lyz.

Já Marta Rodrigues, ressaltou a importãncia da Parada da Diversidade enquanto  espaço de discussão e afirmação de políticas publicas. Ela é autora de um projeto de lei que visa dar cidadania ao travestis e transgeneros que adotam seu nome artistico, oficializando assim nos documentos de identidade e CPF entre outros.

Além disso, a parlamentar soteropolitana falou do projeto de lei (PL) 122/06, de  autoria da deputada Iara Bernardi (PT-SP),que  tratá os casos de homofobia como crime. ” Não dá para recuar, nem retroceder diante dessa lei”, enfatiza Marta.

Mais sobre o PL 122/06 acesse :http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=64239&codAplicativo=2

https://www.naohomofobia.com.br/lei/index.php

http://forum.jus.uol.com.br/83617/o-projeto-de-lei-12206-e-inconstitucional/

Por Gustavo Medeiros

Comentários (0)

Tags: , , , ,

Data da decisão do Campeonato Baiano Feminino é alterada

Postado em 21 dezembro 2009 por Gustavo Medeiros

A Federação Bahiana de Futebol divulga, através da RDT nº 41/09 a alteração da data, local e do horário da partida entre São Francisco x Vitória.

O jogo é válido pela Fase Final do Campeonato Baiano de Futebol Feminino e será realizado na próxima terça-feira (22/12), às 18h, na preliminar do Jogo Ronaldinho Gaúcho e Amigos x Seleção Baiana, no evento Natal Show de Bola, promovido pelo Instituto Ronaldinho Gaúcho com o apoio da Federação Bahiana de Futebol.

 FONTE ASCOM FBF

Comentários (0)

Tags: , ,

Papai Noel já chegou em Cachoeira

Postado em 21 dezembro 2009 por Gustavo Medeiros

Cerca de cinco mil crianças viveram no último domingo (20/12) um dia de muita festa com a chegada de Papel Noel e a distribuição de presentes promovida pela prefeitura municipal em parceria com empresas e comerciantes em Cachoeira Continue Lendo

Comentários (0)