Arquivo | outubro, 2009

Tags: , , ,

Seleções do Recôncavo lutam por vaga para a próxima fase

Postado em 31 outubro 2009 por Gustavo Medeiros

O Campeonato Intermunicipal 2009 chegou nos seus momentos decisivos. Três equipes do Recôncavo estão na disputa pelo caneco do maior torneio de futebol amador do mundo, que está na sua 35ª edição Continue Lendo

Comentários (0)

Tags: , , ,

Terméletricas: Reunião divide população em Sapeaçu

Postado em 30 outubro 2009 por Gustavo Medeiros

O que deveria ser uma reunião para esclarecimentos  dos diretores da Multiner, empresa vencedora na licitação pública realizada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), para a construção de duas usinas termoelétricas na localida do Jenipapo, em Sapeaçu na última quarta-feira(28/10), por pouco, não acabou em brigas entre os participantes. A reunião ocorreu no Ginásio de Esportes.

Cerca de 700 pessoas lotou as dependências do ginásio para ouvir a explanação do presidente da Multiner, o engenheiro Jorge Boueri, sobre os projetos e funcionamento das usinas, cujas obras chegaram a ser iniciadas, mas foram suspensas, pois estavam sendo construídas sem as devidas licenças ambientais dos órgãos responsáveis.

Os integrantes do movimento contrário à instalação das usinas, manifestavam a todo instante suas preocupações com relação aos possíveis impactos ambientais que o funcionamentos das unidades poderão causar. “Isso é uma verdadeira pamonha que querem jogar aqui em Sapeaçu”, desabafou o pequeno produtor rural Virgílio Souza,   proprietário de terras no povoado de Laranjeira, próximo ao local escolhido pela empresa para a construção das termoelétricas. “Não querermos esse tipo de desenvolvimento para o Recôncavo”, protestou a comerciante Valcira Costa dos Santos.

Estudantes, aposentados, ambientalistas, donas de casa, pequenos produtores rurais, comerciantes e um grande número de funcionários da prefeitura municipal de Sapeaçu – que teriam sido dispensados do trabalho para comparecer à reunião, de acordo com uma servidora da Secretaria de Saúde,  compuseram o público do agitado encontro. A reunião foi promovida por solicitação dos membros do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CEPRAM) que no próximo dia 6 de novembro irá se reunir em Salvador para deliberar sobre a licença ambiental para a implantação das usinas, cujo projeto já recebeu parecer contrário do IMA(Instituto do Meio Ambiente), órgão de fiscalização e defesa do meio ambiente do Estado da Bahia.

 Representantes do Movimento Termoelétricas Jamais em Sapeaçu prometem levar dez ônibus lotados de manifestantes para acompanhar a reunião de Cepram. Três representantes do Conselho Estadual do Meio Ambiente participaram da reunião.

“O Cepram pode concordar ou não com o parecer do IMA”, explicou o conselheiro Emídio Souza Barreto Neto, representante do Grupo Ecológico Humanista Papamel. Ainda segundo, o conselheiro, a reunião de ontem foi convocada para maiores esclarecimentos por parte da Multiner sobre informações das emissões atmosféricas, cálculos de dispersão de gases e proximidade das construções com residências, pontos destacados no parecer do IMA.

O engenheiro de cálculos ambiental, Sílvio de Oliveira, consultor da Multner, em sua explanação disse que o município de Sapeaçu possui suporte atmosférico capaz de suportar a dispersão de gases que deverão ser lançados quando as usinas estiverem em funcionamento.

 Por sua vez, o presidente do Movimento Termoelétricas Jamais em Sapeaçu, o pós-doutor em Química e professor universitário, Sílvanildo da Silva Borges, questionou as informações dos dois representantes da Multiner. Inconformado com as informações prestadas, ele disse que “o tempo da reunião foi muito curto para esclarecimentos sobre um assunto que pode trazer danos irreversíveis para o homem e para o meio ambiente”, queixou-se. “Os impactos socioambientais poderão atingir toda região próxima e não apenas Sapeaçu”, alertou o ativista.

As duas usinas termoelétricas de Sapeaçu integram a relação das obras do PAC (Plano de Aceleração) do Governo Federal no Recôncavo baiano.

Por Alzira Costa

Comentários (0)

Tags: ,

Negócio com o inimigo

Postado em 30 outubro 2009 por Gustavo Medeiros

Deflagrada recentemente, a campanha midiática a favor da moralização do Senado deveria ser encampada por todos os brasileiros. Porém, quando analisamos as digitais dos organizadores da gritaria moralista surgem dúvidas sobre a legitimidade dos “revoltados”.

 No mês de junho, a Rede Globo lançou todo seu ódio ao presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB/AP), repercutindo diariamente supostos envolvimentos dele e de seus familiares nos mais diversos crimes de favorecimento.

No auge da “crise do Senado”, a bola da vez foi o senador Fernando Collor (PTB/AL), que travou forte embate com  Pedro Simon (PMDB/RS). Coincidentemente, os dois ex-presidentes foram alvos da já conhecida fúria global. Reportagens, debates no Fantástico,  nas novelas e  até o humorístico Casseta&Planeta foram utilizados pela Vênus Platinada em sua campanha de “moralização” do Congresso Nacional.

 Voltando no tempo, mais precisamente no final da década de 80, observamos que a cobertura jornalística da emissora carioca era completamente diferente. Sarney era o presidente e Collor governava o Estado de Alagoas. Todas as noites o Jornal Nacional apresentava o governador alagoano (ele nasceu no Rio de Janeiro) como o Caçador de Marajás.

O início de 1989 anunciava a primeira eleição direta para presidente do Brasil após o término da Ditadura Militar. O cadáver político de Sarney era renegado por todos. Sem opção, a Globo esqueceu Aureliano Chaves (representante do PFL e dos resquícios do golpe), Mário Covas (São Paulo não poderia ficar sem candidato e os tucanos ainda não eram os queridinhos da Familia Marinho), Afif Domingos (aquele do bordão famoso “juntos chegaremos lá”), Paulo Maluf (naquela época ele já estava queimado) e investiu na campanha do candidato “coLLorido”.

No segundo turno, após um primeiro pleito com 21 candidatos e dois cancelados pela Justiça Eleitoral (Sílvio Santos e Armando Correia, ambos do PMB), Lula e Collor seriam escolhidos pela população brasileira. O resto não precisa lembrar, porque como diz Mino Carta, até o reino mineral já sabe. Não é preciso ser nenhum articulista político para detectar os movimentos da família Marinho para se purificar da jornada coLLorida de 1989.

A campanha da Globo para defenestrar os dois senadores torna-se mais estranha  quando lembramos quem são os parceiros comercias do clã dos Marinho no estados de Alagoas e Maranhão. Na terra governada por Fernando Collor na década de 80, a retransmissora do sinal global é da TV Gazeta, canal 7, comandada pelo Grupo Arnon de Mello. No Maranhão, os embalos de Xuxa e os gritos de Galvão Bueno, por exemplo, são distribuídos pela Rede Mirante, comandada pela família Sarney.

A lógica global é simples: os negócios ficam à parte do escrúpulo daqueles que nós execramos todos os dias em nossa programação. Eles não servem mais para fazer política, mas são bons parceiros comerciais. Passar Bem!

 

Por Mauricio Medeiros

Comentários (0)

Tags: , ,

Maragogipe lança Projeto Cidadão

Postado em 30 outubro 2009 por Gustavo Medeiros

A Prefeitura Municipal de Maragogipe, lança oficialmente na próxima quarta-feira (04/11), às 17 hs, no Mercado do Areal (onde acontece a feira livre aos sábados), o Projeto Maragogipe Cidadão , que é a mais nova ferramenta utilizada  no combate às injustiças sociais.

 O projeto tem por objetivo unificar forças e estratégias dentro da gestão, no sentido de promover a melhoria da qualidade de vida dos maragojipanos  que vivem em comunidades com elevados níveis de vulnerabilidade social e econômica. O Governo Municipal cria assim um mecanismo de transformação social para dar condições dignas de vida aos maragojipanos mais necessitados. 

O prefeito Sílvio Ataliba (PT) revelou detalhes do novo projeto.   ”Sabemos que a união realmente faz a força, e com base nessa premissa, o Governo Participativo elaborou um elenco de medidas, visando integrar, num trabalho global, todo esforço desenvolvido por cada segmento da gestão no sentido de minimizar as diferenças ou desigualdades, que infelizmente ainda existem em nossa comunidade”, declarou.

Por Natanael Luiz

Comentários (0)

Tags: , , ,

Julgamento de vereador é suspenso em Muritiba

Postado em 30 outubro 2009 por Gustavo Medeiros

Tomando à todos de surpresa, e por força do Mandato de Segurança, foi anunciando na noite da última quinta feira (29/10) o cancelamento do julgamento do porcesso que envolve o vereador Clementino Pereira Fraga Filho (PMDB) na cidade de Muritiba.

Em declarações feitas na emissora local Radio Vox, o vereador peemedebista afirmou que lhe será concedido a partir de agora direito em apresentar  documentos que provarão sua inocência e lisura no caso. Por sua vez, a presidente da Casa, vereadora Sued Tosta (PCdoB) declarou  que tudo transcorre dentro das suas devidas normalidades e aos seus devidos prazos legais.

Sued justificou que o adiamento da sessão se deu por consenso da maioria dos parlamentares que se encontravam reunidos no prédio da Câmara nesta tarde. Cabe-nos tão somente, aguardar após o “feriadão”, os novos capítulos desse episódio.

O vereador Clementino Fraga Filho,conhecido em Muritiba como Keleu, será julgado por pagar um emprestimo de R$ 14000,no Banco do Brasil com recursos da prefeitura municipal na gestão do então prefeito Roque Isquem (PMDB).

Por Natanael Luiz

Comentários (3)

Tags: , , , ,

Expoflores e Sala de Cinema movimentam o final de semana do cruzalmense

Postado em 29 outubro 2009 por Gustavo Medeiros

Começa nesta sexta-feira (30/10), às 17h, a Vª edição da Expoflores. Produtores de diversas cidades da Bahia expõem na Praça Senador Themístocles, em frente ao passeio dos bancos em Cruz das Almas. A novidade desse ano é a volta das apresentações artísticas dos índios Pataxós, de Porto Seguro.

A exposição, que segue até o próximo domingo (01/11), é uma realização da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio ambiente em parceria com o SEBRAE, UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), Embrapa e a EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola).

Paralelo à Expoflores, os produtores do evento organizam também a IVª Mostra de Empreendedorismo Social e Empresarial do Município. As empresas locais apresentam as tecnologias desenvolvidas por elas e que podem ser utilizadas pelos pequenos produtores.

Durante a Expoflores, 45 stands expõem e comercializam todos os tipos de flores. Ocupando uma área de 15 hectares no município, o Projeto Flores da Bahia congrega atualmente 15 cooperados que produzem helicônias, antúrios, palmeiras, cascata, angola, xanandu, abacaxi ornamental, murta e crotos. A produção é vendida para Feira de Santana, Castro Alves, Amélia Rodrigues e Salvador.

Para os amantes da setima arte, a Sala de Cinema reservou mais três filmes para este final de semana. As sessões gratuitas acontecem na sala de cinema da Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves.

No sábado (31/10), às 20h, o suspense Sob Suspeita (2006) mostra um famoso advogado que encontra o corpo de uma criança de 12 anos. A descoberta o transforma no maior suspeito do crime que passa a ser investigado por um capitão da polícia. Os consagrados Gene Hackman e Morgan Freeman são os atores principais.

No domingo (01/11), às 16h, Faz de Conta que Acontece (2008) é a opção para a garotada. Skeeter Bronson (Adan Sandler) é o faz-tudo de um hotel que tem sua vida mudada quando as histórias que conta para seus sobrinhos dormirem se tornam realidade.Na sessão das 18h, a Sala de cinema exibe o filme Nota 12 em Confusão (2006) traz universitários num cruzeiro cheio de confusões. Os estudantes se envolvem em festas, aventuras e até em um crime.

Por ASCOM PMCA

Comentários (0)

Tags: , , ,

UFRB recebe estudantes norte-americanos

Postado em 29 outubro 2009 por Gustavo Medeiros

Estudantes da University of Washington (UW) estão em Cachoeira para intercâmbio de 15 dias. Eles estão hospedados com estudantes do CAHL Continue Lendo

Comentários (0)

Tags: , ,

Vereador de Muritiba será julgado hoje

Postado em 29 outubro 2009 por Gustavo Medeiros

Está na pauta da sessão ordinária da Câmara Municipal de Muritiba, desta quinta-feira (29/10), o julgamento do vereador Clementino Pereira Fraga Filho (Keléu – PMDB). Ele é acusado por vereadores do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) de ter tomado seu empréstimo pessoal  em 2006 junto ao Banco do Brasil, no valor de R$14.000,00 (quatorze mil reais), pago com recursos públicos pela Prefeitura Municipal de Muritiba, na gestão anterior.

Se a denúncia for acatada pela maioria  dos vereadores, como determina a lei orgânica municipal, o peemedebista terá o seu mandato cassado bem como os  direitos políticos suspensos por 08 (oito) anos. Vale ressaltar que se for julgado, o vereador pode recorrer na esfera judicial.

Por Natanael Luiz

Comentários (0)

Tags: , , ,

Repartições publicas fecham nesta sexta

Postado em 29 outubro 2009 por Gustavo Medeiros

Devido ao feriado do Dia do Servidor Público, nesta sexta-feira (30), os órgãos públicos estaduais suspendem atendimento, com exceção dos serviços considerados essenciais como policiamento e atendimento médico em prontos-socorros e hospitais públicos, que não alteram as suas rotinas de trabalho.

O feriado do Dia do Servidor Público Estadual (28 de outubro) foi transferido para o dia 30, por meio de decreto publicado no dia 8 de junho, no Diário Oficial.

Após diversos pedidos do funcionalismo público municipal e para coincidir com o dia escolhido pelos órgãos estaduais, a Prefeitura de Cruz das Almas alterou para sexta-feira (30/10) o ponto facultativo em comemoração ao servidor.

Apesar do ponto facultativo na sexta-feira, os serviços de limpeza e saúde funcionam normalmente. Os órgãos municipais voltam à normalidade na terça-feira (03/11), a partir das 08h.

Fonte AGECOM e ASCOM PMCA

Comentários (0)

Tags: , , , ,

Santo Amaro perde e São Francisco goleia no inicio da 3ª fase

Postado em 28 outubro 2009 por Gustavo Medeiros

A primeira rodada da 3ª fase começou no último domingo (25/10) para as equipes de Santo Amaro, São Francisco do Conde e Conceição da Feira, seleções que representam o Reconcavo no torneio, após a saida de Cachoeira e Sapeaçú, então favoritas ao caneco, logo na 2ª fase. Outras 13 equipes do estado também lutam pelo titulo nesta rodada decisiva.

A seleção de Santo Amaro decepcionou e perdeu em casa para Pojuca por 2 a 1.Só a vitória interessa a equipe da terra de Caetano Veloso e Maria Bethania no jogo de volta. Já São Francisco do Conde fez diferente e goleou fora de casa. A vitima da Perola do Recôncavo foi seleção de Conceição da Feira, que sofreu a goleada por 7 a 1. A equipe da Cidade Ternura tem a dificil missão de fazer sete gols na próxima partida para se classificar à fase seguinte.

Outra goleada aconteceu na partida entre as seleções de  Serrinha e Itagibá com o placar  favoravel de 5 a 1 para o time serrinhense, que tem a vantagem de perder por três gols para seguir no certame.

Confira os resultados desta rodada no site www.fbf.org.br

Por Gustavo Medeiros

Comentários (0)