Arquivo | fevereiro, 2010

Tags: , , ,

Veículo é furtado em frente a colégio de Cruz das Almas

Postado em 26 fevereiro 2010 por Gustavo Medeiros

 A polícia de Cruz das Almas registrou na manhã desta sexta-feira (26/02), um furto de veículo nas pròximidades do CEAT ( Colégio Estadual Alberto Torres).Segundo informações de populares, o veículo de marca Fiat estrada com a placa JOY 6361 estaria estacionado na frente do colégio.

Quadrilhas especializadas em furtos de veículos e motos em Cruz das Almas e região continuam a agir em plena luz do dia, na zona rural e urbana, fato que deve ser coibido e investigado pela Polícia Civil.

Por Paulo Galvão

Comentários (1)

Tags: , , , ,

CREMEB realiza IIº Encontro da Delegacia Regional de Cruz das Almas‏

Postado em 26 fevereiro 2010 por Gustavo Medeiros

Acontece nesta sexta-feira (26/02), às 19h, no auditório I da EMBRAPA, o IIº encontro da Delegacia Regional do CREMEB (Conselho Regional de Medicina da Bahia). O evento tem como tema principal o enfoque do novo Código de Ética Médica e conta com a participação dos profissionais da categoria que atuam em várias especialidades de saúde no Município.

Organizado pela Delegacia Regional do CREMEB, o encontro tem a finalidade de discutir e divulgar o novo Código de Ética Médica, aprovado no final do ano passado pelo Conselho Nacional de Medicina. Outro tema debatido no encontro é a adequação do novo Código à legislação, relacionando os atendimentos e a relação entre os médicos, pacientes e instituições de saúde.

O CREMEB programou discussões e palestras com o Dr. Aécio Santos, delegado regional do órgão, que fala sobre os direitos e deveres dos médicos. Após a primeira palestra, o conselheiro Jorge Cerqueira aborda sobre as relações entre os profissionais da medicina.

O mediador das discussões sobre os temas explanados é o coordenador da CODECOR (Comissão de Delegacias Regionais e Ética Médica), Dr. Carlos Caires. Os debatedores são os doutores Alessandro Vasconcelos e Dilza Pires, membro da Comissão de Ética da Santa Casa de Misericórdia -Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso.

Por Gustavo Medeiros

Comentários (0)

Tags: , , ,

UFRB pode ganhar mestrado em Jornalismo Profissional

Postado em 25 fevereiro 2010 por Gustavo Medeiros

Jornalismo Profissional pode ser o segundo curso de mestrado a ser oferecido pelo CAHL(Centro de Artes, Humanidades e Letras) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O projeto elaborado pelo professor doutor Sérgio Mattos, já foi aprovado e o próximo passo será a avaliação da Câmara de ensino e graduação da instituição em Cruz das Almas.

Após essa etapa, o projeto será encaminhado para a CAPES(Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Inicialmente, a previsão será de 10 vagas para o mestrado. Se o curso for aprovado, a UFRB será a primeira universidade brasileira a oferecer o mestrado em Jornalismo Profissional.

Por Alzira Costa

Comentários (0)

Tags: , ,

Moradores da zona rural de Varzedo recebem energia eletrica

Postado em 25 fevereiro 2010 por Gustavo Medeiros

A região do Mulungú, na zona rural de Varzedo, na divisa com o município de Castro Alves, terá seu dia de glória neste sábado ( 27/02 ) quando será inaugurado o sistema de abastecimento elétrico da comunidade.

Para prestigiar a data histórica na comunidade,deverão estar presentes o prefeito Radaman Barreto. A solenidade ainda promete muita animação com uma festa dançante e música ao vivo.Para os moradores de Mulungú trata-se da conquista de um sonho visto que muitos deles dispunham de aparelhos eletrodomésticos que ainda não haviam conseguido fazer uso devido à falta da preciosa energia elétrica.

Por Leo Valente

Comentários (0)

Tags: , ,

Projeto do Distrito Industrial de Santo Antônio de Jesus está em discussão

Postado em 25 fevereiro 2010 por Gustavo Medeiros

O vice-prefeito do município de Santo Antônio de Jesus, Joanito Barbosa, o secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente – Edson Diniz, o Diretor de Indústria e Comércio – Antônio Galvão, o gerente da Sudic – Zenilton da Conceição, empresários e vereadores, se reuniram com o Diretor – Presidente da Sudic, Nilton Cardoso, para discutir ações para o Distrito Industrial do município.

Na  pauta do encontro, foram abordados a ampliação do Distrito e a  instalação de novas empresas no local .

O Diretor-Presidente da Sudic, Nilton Cardoso, durante a reunião, sinalizou a possibilidade de instalação de duas novas empresas no Distrito Industrial. “Recebemos algumas solicitações que serão analisadas, mas posso adiantar que poderemos ter em curto prazo a instalação das fábricas de biscoito Guarany e São Benedito, que gerarão centenas de empregos diretos” garantiu.

Sobre as novas perspectivas do Distrito Industrial, o vice-prefeito, Joanito Barbosa afirmou:  “Com essas iniciativas pretendemos garantir um avanço na economia do município, investindo não só na capacitação profissional, mas também na geração de emprego e no aumento da receita no município”.

Também estiveram presentes ao evento o presidente do Legislativo, Délcio Mascarenhas, os vereadores Antônio Nogueira, Ailton Santos e Chispita,além dos empresários Herivaldo Nery e Joel Lessa. Após a reunião, o grupo participou de um almoço e em seguida foram conhecer as instalações da Natulab.

Por Natanael Luis ( Com informações da ASCOM-PMSAJ)

Comentários (0)

Tags: , ,

São Farncisco do Conde promove jornada pedagogica

Postado em 25 fevereiro 2010 por Gustavo Medeiros

“Vamos dar uma aula de respeito às diferenças”. Esse é o tema da jornada pedagógica 2010 do município de São Francisco do Conde. Iniciado na manhã de hoje, no Ginásio de Esportes Baiacão, o evento prossegue até  sexta-feira (26/02), reunindo educadores e gestores de 54 escolas da região.

“Durante muitos anos a educação sempre foi vista pelo olhar do colonizador. A partir de agora, a educação vai ter o olhar de nossos antepassados que construíram a sociedade”, afirmou o secretário municipal de Educação, Eliezér de Santana Santos.

“A escola é a segunda casa do aluno. O que eles vão aprender com esse novo currículo, vão levar para a vida toda”, pontuou. Também participaram da mesa de abertura da jornada pedagógica 2010 o secretario adjunto da secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Social da Presidência da República (SEPPIR), Elói Ferreira de Araújo e a secretária de Promoção da Igualdade do Estado (Sepromi), Luiza Bairros, entre outros.

Por Wesley Novais

Comentários (0)

Tags: , , ,

Câmara de Cruz das Almas divulga projeto que cria concurso público

Postado em 24 fevereiro 2010 por Gustavo Medeiros

Foi divulgado na ultima segunda-feira (22/02), durante a 1ª Sessão Ordinária do ano no plenário da Câmara Municipal de Cruz das Almas, o Projeto de Lei Nº 03/2010 de 13 de fevereiro de autoria do Executivo Municipal. A proposta versa sobre a criação de vagas no quadro de pessoal da Prefeitura de Cruz das Almas.

O anexo único da proposta trata das vagas. São 2vagas  distribuidos entre os cargos de Guarda Municipal (21 vagas), Técnico de Vigilância Sanitária (03) e Terapeuta Ocupacional (01 vaga). No ínicio do ano passado (2009), a Câmara Municipal, durante o processo de reforma administrativa da Prefeitura, autorizou o Executivo Municipal a criar cargos de agentes de trânsito.

Na próxima segunda feira (01/03), a Câmara Municipal vai apreciar os pareceres das Comissões Técnicas, a Comissão de Orçamento e Finanças se reunirá na próxima sexta-feira (26/02).

Fonte: Blog  Cruz das Almas Noticias

Comentários (0)

Tags: , , , ,

Assalto a casa lotérica em Conceição do Almeida tem dois mortos

Postado em 24 fevereiro 2010 por Gustavo Medeiros

Dois homens armados com revólver assaltaram na tarde da última terça-feira (23/02) a casa lotérica de Conceição do Almeida. Rafael de Santana e Israel de Santana Conceição chegaram à cidade por volta das 13h em um veículo Renault Logan de placa DUK 8791 (cor preta), indo direto ao local do assalto.

Após uma perseguição na BR-101 a dupla foi encurralada pela polícia, ouve troca de tiros, e os assaltantes foram baleados. O Delegado de Polícia, Dr. Ney Brito disse que os assaltantes chegaram a ser socorridos ao Hospital Regional, mas não resistiram aos ferimentos.Policiais de Conceição do Almeida, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus participaram da operação.

Por Paulo Galvão

Comentários (5)

Tags: , ,

UFRB registra 20000 inscritos na segunda etapa do SiSU

Postado em 24 fevereiro 2010 por Gustavo Medeiros

A UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) divulgou na última segunda-feira (22/02) o resultado da segunda etapa do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). Na primeira, que aconteceu no início de fevereiro, a instituição registrou 29.432 candidatos para 1380 vagas disponíveis em 26 cursos, ficando entre as dez mais procuradas do país.

Já na segunda etapa do SiSU a UFRB recebeu 20.107 inscritos para 920 vagas remanescentes da primeira fase do processo. Para a seleção dos candidatos, a instituição utilizou o resultado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como método de avaliação do candidato. No segundo semestre do ano a UFRB disponibilizará mais 975 vagas em 18 cursos.

De acordo com a representante da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Janete dos Santos, os critérios estabelecidos pela instituição para a seleção dos alunos é descartar as provas zeradas e considerar as avaliações que obtiveram melhor rendimento. Além disso, a UFRB não adotou pesos diferenciados para cada curso.

Em 2010 a UFRB recebe mais sete novos cursos nos campi de Cruz das Almas, Cachoeira, Amargosa e Santo Antônio de Jesus. Arquitetura, Gestão Social, Artes com ênfase em Multimeios, Técnico em Agroecologia, Técnico em Gestão Social, Educação Física e Licenciatura em Linguagens são as novas áreas que integram as opções oferecidas pela instituição.

As matrículas para os estudantes selecionados pelo SiSU começaram nesta terça-feira (23/02) e seguem até o dia 26 de fevereiro, na Reitoria da UFRB, em Cruz das Almas. A lista com o nome dos aprovados pode ser encontrada no site www.ufrb.edu.br/prosel. As aulas começam no dia 15 de março nos cinco campi da instituição.

Por Gustavo Medeiros

Comentários (0)

Tags: , , ,

Ex-prefeito de Amargosa é julgado pelo TCU

Postado em 24 fevereiro 2010 por Gustavo Medeiros

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-prefeito de Amargosa, Rosalvo Jonas Borges Sales, a devolver aos cofres públicos o valor de R$ 75,1 mil. A quantia refere-se à quantia que deveria ter sido aplicada na construção de aguadas no interior do município.

O ex-prefeito terá 15 dias para recolher a quantia aos cofres da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), com quem a prefeitura assinou convênio, em fevereiro de 2002. A prestação de contas, apresentada por Rosalvo Borges, conhecido como Rosalvinho, não foi aprovada pelo TCU. Não houve comprovação de que as aguadas foram construídas, e em terrenos de propriedade da cidade.

 Em uma outra situação, o ex-prefeito de São Francisco do Conde, Antônio Calmon também foi condenado pelo TCU  a devolver uma quantia de R$ 86 milhões, relativo as contas rejeitas no ano de 2008.

Fonte: Politica Livre

Comentários (0)