Cachoeira entre os principais roteiros turísticos do Brasil

Postado em 01 agosto 2011 por Patrícia Neves

Vista parcial de Cachoeira

Vista parcial de Cachoeira

Conhecida por sua importância histórica, Cachoeira concentra um dos maiores e mais importantes acervos de arquitetura barroca do Brasil, com seus casarões imperiais, ricos em cores e detalhes. A cidade tem o turismo como principal cartão de visita para aqueles que buscam beleza atrelada ao conhecimento e já faz parte dos roteiros e guias turísticos do Brasil.

Quem passa por Cachoeira não pode deixar de conhecer pontos relevantes da cidade, como a Praça da Aclamação. Lá está localizada a Casa de Câmara e Cadeia, que foi sede do Governo da Província da Bahia por dois períodos, ainda na época do Brasil colônia. Seus arcos e paredes chegam a medir quase um metro e meio de espessura e atualmente abriga a Câmara de Vereadores.

A praça ainda comporta um antigo canhão utilizado contra o exército português na guerra de independência da Bahia, além do Conjunto do Carmo e o Casarão nº04, apontado por muitos como a mais imponente construção da cidade.

Para a professora Ilmajane Amorim, a Praça da Aclamação propõe ao seu observador um contato direto com a história. “Além de olhar para os quatro cantos e achar tudo muito belo, você se depara não só com a história de Cachoeira, mas também com a do Brasil”, afirma. Outro local apontado por ela é o Largo D’Ajuda. A pequena praça permite uma visão privilegiada de parte da cidade e foi o ponto de início para a construção da então vila da Cachoeira. Além da Capela D’Ajuda, encontra-se neste largo a casa da Irmandade da Boa Morte e o primeiro prédio construído na cidade. “O local é poético, romântico e muito bonito”, completa Ilmajane. Esta mesma opinião é compartilhada pela também professora Idanis Santos, que considera a Irmandade da Boa Morte um lugar essencial para o turista conhecer.

Outras grandes construções que se destacam na pequena cidade do Recôncavo Baiano são as igrejas. Espalhadas pela cidade, a altura de suas torres e a riqueza de detalhes encantam turistas e a comunidade local. Igrejas como a do Rosário, do Carmo, Conceição e a Ordem Terceira do Carmo, esta última com parte de seu interior banhada a ouro, são as mais procuradas.

A ponte D. Pedro II é outro cartão postal da cidade. Construída em 1865 para ligar Cachoeira a São Félix, ela mede 365 metros de comprimento e 9 metros de largura, sua estrutura é toda de ferro importado, com lastros e dormentes de madeira. Para o aposentado José Carlos de Almeida, a ponte D. Pedro II é o principal ponto turístico da cidade. “Ela merece destaque por sua beleza e por seu conteúdo histórico”, disse.

Cachoeira é, sem dúvida, uma cidade singular para a Bahia e a cada ano vem ganhando mais visibilidade nos roteiros turísticos do Brasil. Inconfundível por seus monumentos também chama a atenção pela cultura local e o carisma de seu povo.

Ted Sampaio e Astrude Modesto

1 Comentários Para Este Artigo

  1. lara Disse:

    marra hehehheheh adóóórúú essa cidade um dos maiores ponto turitico do brasil¹²³

    By:MoReNiNhA ♥

Deixe uma Resposta