Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Direção

- DireçãoSuperintender as atividades, atos e serviços dos órgãos administrativos e acadêmicos, cumprindo e fazendo cumprir as normas, regimentos e deliberações internas.

Diretor

Prof. Danillo Barata

Vice-diretora / Assessora 

Profa. Viviane Ramos de Freitas

 

- Gestores

Gestão de Ensino - Assessorar a Direção do Centro nas questões acadêmicas referentes ao Ensino

Profa. Franciane Rocha - Gestora de Ensino

Gestão de Pesquisa - Assessorar a Direção do Centro nas questões acadêmicas referentes à Pesquisa

Prof. Adriano Dantas de Oliveira - Gestor de Pesquisa

Gestão de Extensão - Assessorar a Direção do Centro nas questões acadêmicas referentes à Extensão

Profa. Ludmila Moreira Macedo de Carvalho - Gestora de Extensão

 

- Coordenação dos Cursos de GraduaçãoInstância consultiva e deliberativa, cuja tarefa é planejar, acompanhar e avaliar as atividades didático-pedagógicas dos respectivos cursos.

 

Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - BICULT

Coordenadora: Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins

Vice-coordenadora: Renata Correia Lima Ferreira Gomes

Licenciatura Interdisciplinar em Artes

Coordenadora: Tatiana Polliana Pinto de Lima

Vice-coordenador: Anderson Rafael Siqueira Nascimento

Licenciatura em Música Popular  Brasileira 

Coordenador:  Fabrício Dalla Vecchia

Vice-coordenador: Solon de Albuquerque Mendes

Curso Superior de Tecnologia em Produção Musical   

Coordenador: Alcindor Antonio Diniz de Oliveira

Vice-coordenador: Victor Hugo Soares Valentim

Curso Superior de Tecnologia em Artes do Espetáculo

Coordenador: Celso de Araújo Oliveira Júnior

Vice-coordenadora: Paula Alice Baptista Borges  

Curso Superior de Tecnologia em Política e Gestão Cultural

Coordenador: Michel Fernandes da Rosa

Vice-coordenador: Mariella Pitombo Vieira

 

 

- Coordenação dos cursos de pós-graduação

Curso de Pós-graduação lato sensu  em "Educação, Cultura e Diversidades" 

Coordenador: Roney Gusmão do Carmo

Vice-coordenadora: Ana Maria Freitas Teixeira

Curso de Pós-graduação lato sensu  em "Cidadania e ambientes culturais" 

Coordenadora:  Francesca Maria Nicoletta Bassi Arcand  

Vice-coordenador:  Rubens da Cunha

Curso de Pós-graduação lato sensu em "Políticas e Gestão Cultural"

Coordenador:  Luciano Simões de Souza  

Vice-coordenadora:  Giuliana Del Rei de Sá Kauark 

 

- Coordenação das Áreas de ConhecimentoTem papel consultivo, auxiliando a Diretoria do Centro nas decisões acadêmicas. É a estrutura que congrega a comunidade docente e os grandes campos do saber presentes no conjunto dos componentes curriculares dos cursos.

Comunicação, linguagens e tecnologias 

Prof. Kleber Antônio de Oliveira Amâncio

Política e Gestão

Profa.Mariella Pitombo Vieira

Políticas de formação, interculturalidade e interdisciplinaridade

Profa. Jamile Guerra Fonseca

Música e cultura

Prof. Pedro Amorim de Oliveira Filho

Códigos, Línguas, Literatura e Discurso

Profa. Julia Vasconcelos Gonçalves Matos

Linguagens e Expressões Artísticas

 

- Núcleo de Estudos Interdisciplnares e Formação Geral - NUVEM

Coordenador: Rubens da Cunha

Conforme o Regimento Geral e o Estatuto da UFRB, o Centro de Ensino é a “base da estrutura da Universidade para efeito de organização administrativa e didático-científica”. Os Centros possuem relação direta com a Reitoria e autonomia administrativa no que diz respeito às suas competências e atribuições.

Desse modo, são orientados por regimento próprio e constituídos por um Conselho Diretor, que junto à Direção, Coordenação Acadêmica e à Gerência Técnica compõem a sua estrutura. Nos itens abaixo, apresentamos de forma sucinta as competências e as atribuições expostas no organograma funcional do Centro.

Conselho Diretor - é o órgão normativo, consultivo e deliberativo que, no âmbito do Centro, visa avaliar, homologar, eleger, orientar, julgar, propor, instruir, bem como aprovar matérias de interesse do Centro. O conselho é presidido pela Direção e composto pelos Coordenadores de Colegiados de graduação e Pós-Graduação, representantes dos discentes e docentes e dos técnicos-administrativos.

Direção do Centro - é composta pelos cargos de Diretor e Vice-Diretor. Ambos destinados a docentes da carreira do Magistério Superior, são escolhidos de forma eletiva pela comunidade acadêmica. Cabe à Direção do Centro superintender as atividades, atos e serviços dos órgãos administrativos e acadêmicos, cumprindo e fazendo cumprir as normas, regimentos e deliberações internas.

Área de Conhecimento - é a estrutura que congrega a comunidade docente e os grandes campos do saber presentes no conjunto dos componentes curriculares dos cursos ofertados pelos Centros. A Área de Conhecimento tem papel consultivo, auxiliando a Diretoria do Centro nas decisões acadêmicas. Cabe observar que no último biênio as áreas de conhecimento do Centro se consolidaram e avançaram para uma atuação mais efetiva no que respeita a natureza de suas atribuições. Atualmente o Centro conta, como se é possível averiguar no organograma acima, com 4 (quatro) áreas de conhecimento.

Coordenação de Gestão Acadêmica - é o órgão de assessoramento da Direção do Centro. É constituída pela Gestão de Pesquisa, Gestão de Ensino e Gestão de Extensão, cada uma assumida por docente indicado pela Direção do Centro.

Colegiados - é a instância consultiva e deliberativa dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, composta por 20% dos docentes que ministram aulas nos cursos, sendo dirigida por um Coordenador e um Vice-Coordenador eleitos em plenária. Cabe aos colegiados planejar, acompanhar e avaliar as atividades didático-pedagógicas do Curso.

Gerência Técnica - é o órgão de apoio técnico-administrativo do Centro. Possui a função de auxiliar a Direção no cumprimento da sua missão, dando suporte técnico e acadêmico. À Gerência Técnica estão vinculados os Núcleos Administrativo, Acadêmico, Técnico Específico, bem como a Biblioteca Setorial.

Compõem a Gerencia Técnica:

  • Núcleo Administrativo (NUAD) - Este núcleo visa assessorar a Gerência Técnica e a Direção nas atividades administrativas do Centro. Cabe ao NUAD desenvolver as atividades de manutenção predial, serviços de correio, recebimento de documentação interna e externa, distribuição de documentos, tramitação de processos, envio de malotes, solicitação de material de consumo e controle de almoxarifado, além de coordenar a logística de transporte do Centro.
  • Núcleo Acadêmico (NUAC) - Este núcleo assessora a Gerência Técnica, Direção, Coordenação Acadêmica e Colegiados nas atividades acadêmicas do Centro. Nesse sentido, o NUAC desenvolve atividades voltadas para o atendimento das demandas da Gestão de Ensino, Pesquisa e Extensão, Colegiados dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, bem como demandas acadêmicas mais gerais, a exemplo da abertura e tramitação de processos diversos, emissão de histórico, comprovantes de matrícula e declarações, ajustes de matrícula de veteranos, emissão, entrega e recebimento de cadernetas, organização do arquivo de documentos acadêmicos intermediários e correntes, controle e divulgação dos resultados dos processos.
  • Núcleo Técnico Específico (NUATE) - Este núcleo assessora a Gerência Técnica, Colegiados e Direção nas atividades técnicas específicas do Centro. O NUATE desenvolve atividades voltadas para atendimento das demandas dos cursos que requerem um suporte técnico. Desse modo, cabe ao NUATE auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, no acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos técnicos específicos lotados nesse núcleo, bem como na coordenação do setor de empréstimo de equipamentos. O Núcleo visa acompanhar a rotina e as demandas dos laboratórios, auditórios e estúdios do CECULT. É responsável também pelo inventário dos equipamentos eletrônicos deste Centro.
  • Biblioteca Setorial – A Biblioteca Setorial visa assessorar a Gerência Técnica, Colegiados e Direção nas atividades acadêmicas e administrativas concernentes à política de acervos e informação. A Biblioteca do Centro desenvolve atividades voltadas para atendimento ao usuário, para formação e tratamento do acervo bibliográfico e de periódicos da Biblioteca do Centro.
  • Secretaria da Direção - Compete a ela o desenvolvimento de atividades de apoio e assessoramento da direção, bem como o atendimento ao público, a elaboração e controle de documentos e correspondências, organizar eventos e viagens e divulgação de informações.

   Organograma

Organograma Imagem

Fim do conteúdo da página