Lançado Ebook sobre Avaliação de Políticas Públicas voltadas a Agricultura Familiar e Economia Solidária coordenado por docentes e egressos do PPGGPPSS

Publicado: Segunda, 20 Junho 2022 21:25

A Coordenação do PPGGPPSS tem a satisfação de compartilhar com toda sociedade duas produções tecnológicas resultantes do projeto de pesquisa e extensão Avaliação dos resultados dos instrumentos de políticas públicas de Agricultura Familiar e Economia Solidária financiados pela CAR/BNDES (Editais nº 01/10 e nº01/12). Trata-se de uma pesquisa avaliativa desenvolvida por meio da parceria da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), contando com a interveniência da Fundação de Amparo à Pesquisa e à Extensão (FAPEX) e que foi coordenada por equipe técnica composta por docentes do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) e do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas (CCAAB) da UFRB.

A avaliação foi coordenada pelo Prof. Edgilson Tavares (UFBA/ UFRB-PPGGPPSS) e realizada por uma equipe multidisciplinar, contando com 07 (sete) pesquisadores sêniores e 23 (vinte e três) pes­quisadores juniores (10 bolsistas de mestrado, 10 bolsistas de graduação, 03 técnicos) vinculados(as) a UFRB, a Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal da Bahia (ITES/UFBA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Essa equipe contou com a participação de egressos do PPGGPPSS.

O relatório (e-book) apresenta aspectos teórico-metodológicos da avaliação que incluiu diferentes instrumentos, inclusive a aplicação do jogo avaliativo Mandala de Autoavaliação Reflexiva da Sustentabilidade, desenvolvido pela ITES.  O universo pesquisado envolveu sendo 134 (cento e trin­ta e quatro) empreendimentos implementados em 27 (vinte e sete) Territórios de Identidade da Bahia, por meio dos referidos editais da CAR/BNDES. Foram des­tacadas 19 (dezenove) cadeias produtivas, em sua maioria rurais, beneficiando 19 mil famílias.  Os resultados demonstram a importância do apoio público governamental para a sustentabilidade multidimensional de empreendimentos de Economia Solidária e Agricultura Familiar. A publicação do relatório (ebook) pode inspirar novos processos avaliativos, subsidiar tomadas de decisão pelos governos e embasar novos estudos e pesquisas.  Trata-se de um trabalho coletivo de autoria de Edgilson Tavares de Araújo, Ludmila Meira, Maria Améila Jundurian Corá, Marcio R. Caetano de Azevedo Lopes, Laerson Morais Silva Lopes e Alexandre Américo Almassy Júnior. O ebook pode ser acessado clicando aqui.

capa ebook

Buscando diferentes modos de divulgação dos resultados, também foi elaborado o filme Levando a Vida, dirigido por Laís Lima, que traz um olhar mais qualitativo e sensível sobre os resultados aferidos. O filme está disponível em: https://youtu.be/2yU-DxMCkGE

Filme

Os materiais podem ser utilizados gratuitamente, desde que devidamente citados e referenciados.